Como ajudamos a Mobdrive expandir nacionalmente

A falta de soluções práticas de locomoção foi a energia motriz para o sucesso das soluções móveis de mobilidade urbana no Brasil e no mundo. Com o objetivo de facilitar o transporte com poucos cliques no celular que nasceu, em Teresina, a Mobdrive. Porém, o aplicativo piauiense não queria ser apenas mais um nas lojas de aplicativos. O planejamento do plano de negócios do app contemplava resolver uma grande questão: o valor abusivo das taxas que afligem os motoristas e passageiros.

E não só de financeiro que se trata as soluções da Mobdrive. Para o CEO, Digeorgio Alves, os diferentes públicos e necessidades deveriam ser contemplados no aplicativo. Assim surge o desafio de oferecer funcionalidades diferenciadas para atender o público e garantir segurança. 

Para essa importante missão, a Mobdrive contou com a Usemobile, porque somos a parceria que garante a velocidade e flexibilidade necessárias para acompanhar as inovações e evoluções do mercado. Afinal, nossa missão é assegurar que futuros se conectem a partir de soluções tecnológicas.

O desafio

A nós chegou apenas a ideia da Mobdrive, cabendo à Usemobile o desenvolvimento do código para celulares Android e iOS, e o painel administrativo web. Porém, não só de códigos se faz um app, pois precisamos também do design das telas e o planejamento das interações do usuário com o aplicativo. Assim, nós também desenvolvemos a identidade visual da Mobdrive, desde o logotipo da marca ao layout do app.

  • Desenvolver 5 plataformas diferentes: dois aplicativos Android (motorista e passageiro), dois aplicativos iOS (motorista e passageiro) e um painel administrativo web.
  • Criar a identidade visual do aplicativo: definir cores, logotipo, tipografia e outros.
  • Planejar as telas: implementar um design UI-UX.
  • Segurança: seguir as regulamentações de proteção de dados.

O desenvolvimento

Diante do desafio, coube a Usemobile desenvolver todas as funcionalidades mínimas, e requisitos necessários, para que um aplicativo de mobilidade urbana funcione com eficiência: cadastro, perfil do usuário, formas de pagamento, geolocalização, botão de pânico, integração entre aplicativo do usuário e do motorista e histórico de viagens.

Porém, o propósito de servir às necessidades do usuário levou a Mobdrive a acrescentar outra funcionalidade com foco na segurança do app: a MobMulher, cujo objetivo é atender exclusivamente ao público feminino, conectando as passageiras com motoristas femininas.

Foram necessários três meses de desenvolvimento até seu lançamento em outubro de 2018, surgindo exatamente como havia sido planejado: as regras de negócio contemplam os desejos de oferecer taxas baixas e competitivas, mulheres protegidas e usuários bem atendidos e satisfeitos. Afinal, a Mobdrive não nasceu para ser apenas mais uma, “e sim uma solução que busca concorrer e assegurar uma fatia respeitável no Market-share do segmento”, diz Digeorgio.

A imagem contém 5 capturas de tela do aplicativo de mobilidade urbana, Mobdrive. Duas são mapas e trajetórias, e as demais são o perfil do usuário, avaliação da corrida e extrato da corrida.

Porém, a parceria Usemobile e Mobdrive não acabou. Após um ano de publicação do app, muitas mudanças e acréscimos surgiram — e ainda surgem. Além de um layout totalmente reformulado e ainda mais otimizado para a melhor experiência dos motoristas, novas funcionalidades foram adicionadas para aprimorar o uso do aplicativo de transporte:

Extrato do Motorista

Uma das maiores dificuldades dos motoristas é o controle dos ganhos de cada corrida. Assim, criamos a área de extrato para que os pilotos tenham mais clareza acerca do quanto foi arrecadado quantas corridas foram realizadas.

Captura de tela do extrato do motorista do aplicativo Mobdrive

Painel de Notificações

As notificações são formas diretas e fáceis de comunicação entre o aplicativo e seus usuários. Então, desenvolvemos o painel que centraliza todos os comunicados num só espaço. Assim não tem como ficar desatualizado!

Captura de tela do painel de notificações do aplicativo Mobdrive.

Central de Status

“Estou muito tempo parado sem receber chamados de corrida. Ah, é porque estou offline”. Esse tipo de frase nunca mais será pronunciada com a central de status. Com ela o motorista pode acompanhar a conexão, cadastro e outros requisitos essenciais.

Captura de tela da verificação de status do aplicativo Mobdrive, sinalizando que os elementos conexão de rede, serviços de localização, bloqueio da conta, recebimento de notificações situação do cadastro e localização atualizada estão ativos.

No entanto, “ainda temos muito que fazer e criar e esse processo é infinito e muito dinâmico. A satisfação dos nosso usuários é a nossa razão de ser — e a alma da Mobdrive”, acrescenta Digeorgio. E nós concordamos, pois faz parte da cultura da Usemobile estar atenta ao que é melhor para o usuário, propondo novas funcionalidades que podem aprimorar a qualidade do aplicativo. Logo, a Mobdrive tem nosso apoio para estar atualizada nas tendências e inovações de mobilidade urbana. Se tivermos alguma ideia de atualização, nós vamos contatar.

Os resultados

Com mais de um ano em circulação, a Mobdrive já possui mais de 8 mil motoristas cadastrados. Não o bastante, o sucesso do aplicativo abriu panorama para expansão nacional para 2020, e internacional para o ano seguinte. Além disso, outros formatos de serviços estão sendo projetados para o aplicativo, não se restringindo somente ao transporte de passageiros.

O aplicativo coleciona mais de 10 mil instalações somente nos aparelhos Android, e nota 4,1 de 5 na loja de aplicativos da Apple. “A Mobdrive já é reconhecida pela forma de trabalhar, fruto de um app estável e em sintonia entre os pensamentos dos criadores, as pessoas que trabalham na ponta, nossos parceiros motoristas e passageiros”, conclui Digeorgio.

Venha ser um case de sucesso também!

Você também pode ter um aplicativo de sucesso assim como a Mobdrive. Nós estamos prontos para receber diferentes ideias e contribuir para que todas se concretizem e alcancem seus objetivos. 


  • Taysa Bocard
  • Analista de marketing
  • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *