Tecnologia em Ouro Preto: o outro lado da cidade histórica

Ouro Preto é conhecida por suas lindas igrejas e museus, paisagens naturais, distritos encantadores e as ladeiras íngremes. Vendo por outro ângulo, a cidade é conhecida por sua vida universitária, suas centenas de repúblicas e por ter os bares lotados, até mesmo em uma segunda-feira chuvosa.

Entretanto, quem visita essa cidade encantadora não imagina que Ouro Preto é também lar de startups e empresas de tecnologia. Confira as principais empresas de tecnologia em Ouro Preto!

Usemobile

A empresa foi criada em 2015, por ex-alunos da Ufop. A Usemobile é uma empresa de tecnologia de Minas Gerais focada no desenvolvimento de aplicativos mobile e sistemas web. A empresa possui uma metodologia inovadora e uma excelente equipe de desenvolvimento. Além disso, conta com uma equipe que trabalha com foco e agilidade para entregar aplicativos completos, com funcionalidades inéditas e que levem uma boa experiência aos usuários.

A Usemobile já participou do desenvolvimento de diversos aplicativos, entre eles:

  • a versão para AppleWatch do 12minutos, que permite que os usuários escolham entre os diversos livros disponíveis, salvem o microbook (resumo de 12 minutos) e ouçam onde quiserem;
  • Kumon Audiobook, aplicativo desenvolvidos para estudantes do sistema de ensino KUMON que fazem aula de Inglês e japonês;
  • Sem Patrão, aplicativo que reúne prestadores de serviços dos mais variados tipos;
  • o Gabarito ENEM Stoodi, que simula a nota do aluno no ENEM de acordo com o TRI;
  • apps de mobilidade urbana, como o Zumpy, Vrunny e o Mobdrive, entre outros.

Gerencianet

A empresa surgiu em 2007 e, hoje, já possui sedes em Belo Horizonte e São Paulo. A Gerencianet é uma intermediadora de pagamentos que oferece soluções em pagamentos online. Entre eles, boletos, carnês, cartões de crédito e gestão de clientes.

Conhecida nacionalmente, a empresa realiza mais de 11,7 milhões de transações anuais. Além disso, possui mais de 4,5 milhões de clientes que já pagaram através de sua plataforma e emitem mais de 100 mil boletos por dia.

Stilingue

Criada em 2014, a empresa trabalha com Inteligência Artificial. A Stilingue oferece uma plataforma de gestão que transforma o relacionamento entre empresa e cliente.

Sua ferramenta pode auxiliar nas áreas de Marketing, Atendimento ao Cliente, Agências, CRM, Vendas, E-commerce, Comunicação corporativa, TI, Retail, Relações Governamentais e Compliance.

Cachaça Gestor

O aplicativo Cachaça Gestor garante uma gestão moderna do seu alambique. O aplicativo é um sistema de computador que visa tornar a vida do produtor de cachaça mais fácil e eficiente. O principal objetivo desse sistema de gestão é aumentar a produtividade e a eficácia da gestão do empreendimento e garantir um controle melhor e mais dinâmico dos processos de produção.

Ele envia relatórios em tempo real, garante rastreabilidade completa do seu produto, emite boletos e nota fiscal e te ajuda a se destacar no mercado.

Poder público que apoia a tecnologia em Ouro Preto

A Prefeitura e a Câmara Municipal aprovaram em dezembro um projeto de lei que incentiva a tecnologia na cidade. O Projeto de Lei Complementar 21/2018 estabelece uma série de medidas e ações que estimulam as empresas que atuam na área de inovação e tecnologia.

Confira alguns benefícios dessa lei para as empresas de tecnologia locais:

  • Redução da alíquota relativa aos serviços de tecnologia e outros incentivos fiscais;
  • Prevê soluções que visam fomentar a criação de novas políticas públicas e garantir sustentação e apoio ao crescimento de negócios;
  • Pode oferecer gratuitamente imóvel (público ou custeado pelo Município), serviço de limpeza e segurança e o fornecimento de energia elétrica, acesso à internet, telefonia, água potável e esgoto.

Ufop apoia a tecnologia em Ouro Preto

O Empreenda. Em Ação! é um programa que visa ajudar os alunos da Universidade a concretizar seus projetos. O movimento visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora e a geração de novos negócios.

O Projeto começou aqui na Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto), e hoje já atende todo o estado. Clique aqui para saber mais sobre o Empreenda. Em Ação!

E você, pensa em abrir uma startup ou empresa de tecnologia? Compartilhe sua ideia com a gente!


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

2 comentários no post “Tecnologia em Ouro Preto: o outro lado da cidade histórica

  1. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho desenvolvido há alguns anos. Creio que Campinas, São Carlos e outras cidades daqui de SP têm muito a aprender com vocês.

    Professor e Técnico de Aeronaves

  2. Sim, senhora Mariana, começar de novo é persistência; porém sempre a partir de uma herança legada a nós, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *