seguranca-na-uber

Segurança na Uber: Eles estão fazendo isso certo?

A Uber é o aplicativo de mobilidade mais famoso do mundo. E, depois de seu sucesso, vários concorrentes apareceram no mercado, para tentar tomar esse título. Apesar de parecer difícil, o que esses outros apps fazem é focar nos pontos fracos do Uber, apresentar soluções para eles e, assim, atender os usuários da melhor forma possível. A segurança na Uber é um dos pontos mais visados.

Nesse post, vamos analisar a segurança da Uber, que recentemente passou por algumas alterações. Confira aqui se o app Uber está realmente mais seguro, e como funciona a segurança de outros apps semelhantes ao Uber.

Segurança na Uber 5 estrelas

A segurança na Uber é apresentada como 5 estrelas. Nesse contexto, a Uber lista todas as práticas e medidas tomadas para melhorar a segurança. Conheça a efetividade das 5 estrelas da segurança na Uber.

Estrela 1: Conhecer sobre os motoristas e passageiros

A Uber diz tomar algumas medidas para manter tanto passageiros quanto motoristas seguros em suas corridas. De que forma? Segundo a empresa, eles possuem cinco iniciativas especiais para isso.

A primeira delas é fazer a checagem de antecedentes criminais do motorista parceiro. Essa checagem é feita por uma empresa especializada que, a partir dos documentos fornecidos pelos motoristas, consulta informações de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o país.

A segunda é a tecnologia de prevenção de riscos. A Uber utiliza um software que analisa dados de hora e localização, para que, caso seja detectada a falta de segurança, a viagem seja bloqueada. Tudo isso para garantir a segurança do motorista.

Outra iniciativa é o perfil do motorista, que torna possível que o usuário veja quantas estrelas ele tem, se há selo de limpeza, atendimento etc, e as avaliações. Esse perfil é extremamente importante para que o usuário se sinta mais seguro e confortável durante as viagens.

O reconhecimento facial, outra iniciativa da Uber, é feita para garantir que não haja fraude durante as viagens. Dessa forma, de tempos em tempos, os motoristas tiram uma selfie antes de acessar o app, para que a Uber possa ter certeza de que é o motorista cadastrado que está acessando o app.

A quinta iniciativa é verificação dos passageiros. Ou seja, a Uber verifica, através dos dados do passageiro, seus antecedentes. Isso faz com que a viagem seja segura tanto para passageiros quanto para motoristas.

motorista-da-uber-segurança

Mas será que funciona?

De fato, a Uber mostra preparação e segurança ao apresentar a primeira estrela. Entretanto, sabemos que, na prática, nem tudo funciona perfeitamente como é apresentado. No fim do ano passado, alguns relatos de usuários mostraram uma falha no sistema de segurança. Segundo eles, ao solicitar o serviço, eles foram surpreendidos por carros e motoristas diferentes, que tiveram acesso aos seus dados. Apesar disso, a Uber negou que os dados tenham sido hackeados.

Outra falha da Uber se deve ao fato de não haver o modo motorista mulher em seu app. Por questões de segurança, muitas passageiras mulheres optam por outros aplicativos, mesmo que a tarifa seja maior. Por isso, muitos apps tipo Uber para mulheres estão ficando mais populares. Neles, são aceitos apenas motoristas e passageiras do sexo feminino.

Por mais que esse fator seja polêmico, é um diferencial que faz com que muitas passageiras deixem de utilizar o aplicativo. Da mesma forma, motoristas mulheres já afirmaram recusar corridas do passageiros homens, dependendo da hora e do local.

Estrela 2: Andar com você, motorista e passageiro

De acordo com a empresa, a plataforma utiliza três formas para estar presente nas corridas. A primeira forma de garantir efetividade e segurança na Uber é a localização compartilhada. Com essa ferramenta, é possível que você compartilhe com pessoas de confiança a sua viagem. Seja via SMS, Whatsapp, e-mail ou pelo próprio app, a pessoa escolhida recebe informações sobre a sua corrida em tempo real.

A segunda forma é o monitoramento de viagens. Todas as viagens da Uber são registradas por GPS, e ficam disponíveis no aplicativo. Lá, é possível saber quando você fez a viagem, qual foi a rota e com qual motorista ela foi feita. Aliás, você pode acessar suas corridas antigas pelo próprio aplicativo, com todas as informações.

A terceira forma é o Perfil Familiar. Nele, é possível criar um grupo de até 10 pessoas dentro do app, para acompanhar viagens e pagamentos. Portanto, você consegue centralizar informações, acompanhar viagens em tempo real, receber notificações e concentrar as cobranças em um única forma de pagamento.

Mas será que funciona?

Novamente, temos um plano de segurança muito útil e efetivo. Nesse caso, a Uber utiliza artifícios de geolocalização e sincronização de dados para fazer segurança. Essa é uma forma muito efetiva de garantir mais segurança durante as corridas. Isso porque, ao contrário da primeira estrela, que possuía formas mais subjetivas de aumentar a confiabilidade, esse tópico depende do GPS e do próprio usuário.

Estrela 3: Se fazer presente quando necessário

Para dar suporte e assistência aos passageiros e motoristas, a Uber possui assistência 24 horas no app e suporte de emergência. No caso da assistência pelo app, você pode relatar algum acontecimento, dúvida sobre a viagem ou um objeto esquecido.

Já o suporte por emergência serve para ajudar nas situações de maior risco. A Uber disponibiliza esse canal para registrar casos sérios e evitar que outras pessoas passem pelo mesmo problema. Além disso, sempre que há necessidades de informações pessoais para resolver um caso, a Uber disponibiliza. Isso, é claro, desde que haja a solicitação das autoridades locais.

Mas será que funciona?

O que a Uber faz, nesse caso, é disponibilizar canais para que os passageiros e motoristas possam relatar experiências desagradáveis que tiveram durante as viagens. Da mesma forma que o perfil do passageiro mostrar boas experiências, esse canal afeta os usuários do aplicativo.

Por isso, caso tenha alguma experiência ruim durante uma corrida, ou que tenha te deixado desconfortável, é de suma importância que o motorista ou passageiro relate o que aconteceu. Só assim, é possível que a empresa tome providências para garantir mais segurança na Uber.

segurança-na-uber-ajuda

Estrela 4: Proteger passageiros e motoristas nas viagens

A Uber também possui Seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros. Quer saber como funciona? Os usuários do aplicativo possuem seguro em caso de morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente, despesas médicas hospitalares e odontológicas. Ou seja, tanto os motoristas quanto os passageiros podem acionar o seguro em caso de necessidade.

Além disso, a segurança da informação é muito importante. Por isso, a Uber garante a privacidade de todas as informações, de motoristas e passageiros. Por exemplo, não é necessário compartilhar seu número de telefone com outros usuários. Caso seja preciso entrar em contato, basta fazê-lo pelo próprio app.

Mas será que funciona?

Apesar de ser extremamente importante, esse tópico não é exclusivo da Uber. Diversos aplicativos de mobilidade possuem seguro pessoal para seus motoristas e passageiros, como o 99 e o Cabify. Em relação à preservação da privacidade, é importante salientar que é proibido compartilhar dados do usuário sem a sua permissão. Já falamos sobre isso nesse post sobre coleta de dados.

Estrela 5: Contar com o passageiro para melhorar a segurança

Por fim, a última estrela da Uber é nada mais nada menos que a sua opinião. Isso mesmo, a Uber leva em conta a experiência e as sugestões do usuário para melhorar a segurança do aplicativo. Isso é feito através do sistema de avaliação e do Código de Conduta.

O sistema de avaliação é basicamente uma nota que os motoristas e passageiros recebem toda vez que fazem uma corrida. Isso pode parecer bobo, mas, felizmente, a Uber é extremamente rigorosa na seleção de seus usuários. Por isso, caso o motorista ou passageiro não atinja a nota média em suas avaliações, ele é desabilitado. Essa é uma forma de garantir que seus usuários se comportem ao utilizar o app.

O Código de Conduta é um conjunto de regras que todos os usuários da Uber devem seguir. Tanto motoristas quanto passageiros possuem direitos e deveres, e a empresa cobra que eles sejam muito bem compreendidos e executados. Caso o Código não seja seguido, o usuário é desligado permanentemente da plataforma. E, para ajudar na efetividade de seu Código de Conduta, a Uber conta com a ajuda de passageiros e motoristas para denunciar comportamentos inadequados e falta de segurança.

Mas será que funciona?

O sistema de avaliações é bem efetivo, já que parte do motorista e do passageiro e, uma vez que a viagem tenha sido desagradável, não há motivos para que o usuário não se expresse. Já em relação ao Código de Conduta, apesar de ser importante, é necessário que seu monitoramento seja mais efetivo. Há outras formas de monitorar o Código, para que sua efetividade não dependa apenas dos usuários.

Outros recursos

Recentemente, a Uber lançou outros dois recursos para aumentar a segurança dos passageiros. O primeiro é a Central de Segurança,  dedicada exclusivamente a informações sobre as ferramentas de segurança da Uber. Nela, você encontra informações sobre como funciona o seguro APP, a verificação de segurança dos motoristas parceiros, o Código de Conduta da Comunidade Uber e a tecnologia de prevenção de riscos. O segundo é o Botão Ligar para a polícia. Ao clicar neste botão, você entrará em contato direto com as autoridades policiais locais e vai ter em mãos as informações de localização e da viagem.

segurança-na-uber-avaliação-do-usuário

Como pudemos ver, a Uber possui diversas medidas de segurança. Apesar disso, algumas medidas ainda deixam a desejar em relação a outros aplicativos, e também em termos de efetividade. Portanto, é necessário investir mais nesse quesito, para que a qualidade da segurança na Uber seja realmente 5 estrelas, como é apresentada para o usuário.


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *