Principais tendências digitais para 2020

A tecnologia segue crescendo de maneira exponencial a cada dia que se passa, isso é algo intrínseco para a humanidade. Podemos citar como exemplo os telefones celulares que carregamos em nossos bolsos hoje em dia, que possuem o poder computacional incomparável ao da Apollo 11, espaçonave que levou os astronautas até a lua em 1969 com seus incríveis 4kb de memória RAM e 73kb de ROM. 

O pesquisador estadunidense Daniel Newman elegeu para a Forbes as principais tendências tecnológicas de 2020, listamos seis delas para te ajudar a preparação de modernizar o seu negócio até mesmo antes da virada do ano.

1. A chegada do 5G

Já é certo que 2020 é o ano do 5G. Gigantes da telecomunicação como Qualcomm, AT&T, Verizon, Nokia, Ericsson e Huawei já recrutaram os melhores profissionais de Android do mundo e estão trabalhando para que dispositivos 5G estejam no mercado no próximo ano.

Além da otimização na velocidade, o 5G irá trazer avanços e impulsos para as cidades inteligentes, veículos inteligentes e trará um crescimento considerável para a Internet das Coisas (IoT). 

2. Wi-Fi mais rápido

Apesar do WiFi-6 e 5G serem tecnologias completamente diferentes, ambos nos trarão um importante aumento de velocidade no processamento e conexão wireless em 2020. Espere pela velocidade de download três vezes mais rápida que o WiFi-5, isso é muito importante por dois motivos: o primeiro é que o número de dispositivos conectados em uma só rede subirá na média de 10 para 50 e este aumento fará da conectividade mais eficiente, rápida e inteligente. O segundo motivo é da qualidade e volume de dados consumidos através de conexões WiFi, que vem aumentando cada vez mais e isso pode causar alguns problemas e crashes. Com o WiFi 6 chegando no mercado no início de 2020, esse sofrimento chegará ao fim. Certamente um avanço importante em nossa qualidade de vida virtual, seja em casa ou no escritório.

3. Analytics serão uma vantagem competitiva

Empresas que até o final de 2020 não investirem em Análise de Dados, provavelmente não vão existir mais em 2021. Existem formas simples e práticas para coletar dados dos consumidores, que podem ser valiosos para a concepção de ideias e produtos novos. Sem necessidade de ferramentas super complexas.

Seguir sua intuição ou dar tiros no escuro não são mais opções viáveis para qualquer tipo de negócio, o futuro está nos dados e eles te guiarão para identificar problemas, oportunidades e soluções.

4. Machine Learning e Inteligência Artificial serão reforços para a análise de dados

Se você irá investir ou já investiu em análise de dados, invista também em inteligência artificial e machine learning. Assim você terá uma melhor navegação pelo vasto e agitado oceano da informação, e irá conseguir capturar dados bons e frescos.  

O valor da inteligência artificial e machine learning pode ser dividido em três alicerces: velocidade, escala e conforto

Velocidade e escala conversam diretamente com as vantagens de automatizar a análise massiva de dados, dados complexos serão analisados em uma fração do tempo que um ser-humano poderia levar até anos para concluir. Não pela velocidade das máquinas, mas pelo fato dos algoritmos de machine learning e AI serem extremamente bons na análise de dados.

5. Blockchain acima das Criptomoedas

Sabemos que a Amazon está democratizando a tecnologia blockchain com seu banco de inscrições e agora ela não está mais sozinha. Muitos outros importantes líderes globais da tecnologia como Samsung, Microsoft, IBM e Alibaba estão implementando a tecnologia blockchain. O que estamos vendo é nada menos que a tecnologia tomando frente de interesses pessoais e já podemos imaginar empresas utilizando para a segurança de alimentos, propriedade intelectual, dashboards administrativos, etc. 2020 pode ser o início do verdadeiro surgimento do Blockchain.

6. I.A. Conversacional se tornará uma interface legítima

Vamos ser francos, no fundo todos nós sentimos um pouco de raiva da Siri, e ainda é impossível ter um resultado decente a partir da ferramenta de digitação por voz. Mas é bem possível que a I.A. Conversacional alcance uma forma de fato satisfatória.

Em termos de Software, projetos como Microsoft Conversational AI estão trabalhando muito duro para construir plataformas que não somente sejam mais eficientes para ouvir corretamente o usuário, mas que também sejam capazes formular conversas complexas, considerando até mesmo as nuances de emoção.

O futuro está logo ali e para sobreviver é necessário se preparar e acompanhá-lo. Enquanto isso, novas tecnologias se tornam mais maduras e democráticas para todos. O mercado tecnológico tem como principal missão facilitar a vida do ser humano e é preciso estar atento aos falsos alarmismos quanto à automatização e robótica. A transformação digital está em uma fase de crescimento absurdo, que só tende a aumentar com as novas pesquisas espaciais e todo o impulsionamento tecnológico que elas trarão. 

O mercado também está se remodelando cada vez mais dentro do ambiente digital. A internet das Coisas está cada dia mais presente e quem ganha com isso somos nós, com um mundo onde nossos problemas podem ser resolvidos de diferentes maneiras, mais rápidas, eficientes, acessíveis e democráticas. 


  • Lucas Figueiredo Lima
  • Designer
  • 27 anos, graduando em Jornalismo e designer em constante formação. Acredito que a tecnologia e a informação são os principais pilares para a construção de um mundo mais acessível e inclusivo para todos. "Design cria cultura. Cultura molda valores. Valores determinam o futuro.” (Robert L. Peters)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *