O que é um plano de mobilidade urbana sustentável?

Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é um plano estratégico projetado para satisfazer as necessidades de mobilidade de pessoas e empresas nas cidades e seus arredores para uma melhor qualidade de vida. Baseia-se nas práticas de planejamento existentes e leva em consideração os princípios de integração, participação e avaliação.

Objetivos

O que transforma um plano de mobilidade em “sustentável”? Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável tem como objetivo criar um sistema de transporte urbano, abordando no mínimo os seguintes objetivos:

  • Garantir a todos os cidadãos a possibilidade de oferecer opções de transporte que permitam o acesso aos principais destinos e serviços;
  • Melhorar a segurança e proteção;
  • Reduzir a poluição atmosférica e sonora, as emissões de gases com efeito estufa e o consumo de energia;
  • Melhorar a eficiência e a rentabilidade do transporte de pessoas e bens;
  • Contribuir para melhorar a atratividade e a qualidade do ambiente urbano e do desenho urbano para os benefícios dos cidadãos, da economia e da sociedade como um todo.

Características principais de um plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável aborda os problemas relacionados ao transporte nas áreas urbanas com mais eficiência.

É o resultado de um processo estruturado que compreende análise de status, criação de visão, definição de objetivos e metas, seleção de políticas e medidas, comunicação ativa, monitoramento e avaliação e a identificação de lições aprendidas.

Com base nas práticas existentes e nos marcos regulatórios, as características básicas de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável são:

  • Visão de longo prazo e plano claro de implementação;
  • Abordagem participativa;
  • Desenvolvimento equilibrado e integrado de todos os modos de transporte;
  • Integração horizontal e vertical;
  • Avaliação do desempenho atual e futuro;
  • Monitoramento, revisão e relatórios regulares;
  • Consideração dos custos externos para todos os modos de transporte.

Visão de longo prazo e implementação clara

Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é baseado em uma visão de longo prazo para o desenvolvimento de transporte e mobilidade para toda a aglomeração urbana, que abrange todos os modos e formas de transporte: público e privado, passageiro e frete, motorizado e não motorizado, movimento e estacionamento. .

Ele contém um plano para a implementação de curto prazo da estratégia , que inclui um cronograma de implementação e um plano orçamentário, bem como uma clara alocação de responsabilidades e recursos necessários para a implementação de políticas e medidas estabelecidas no plano.

Desenvolvimento equilibrado e integrado de todos os modos de transporte

O Plano promove um desenvolvimento equilibrado de todos os modos de transporte relevantes, incentivando uma mudança para modos mais sustentáveis. O plano apresenta um conjunto integrado de ações para melhorar o desempenho e a rentabilidade em relação às metas e objetivos declarados. Essas ações incluem medidas e serviços técnicos, promocionais e de mercado, bem como infraestrutura.

Os tópicos a seguir são tipicamente abordados em um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável: transporte público, transporte não motorizado (caminhada e ciclismo), intermodalidade e mobilidade porta-a-porta, segurança viária urbana, transporte rodoviário fixo e estacionário, logística urbana, gestão de mobilidade e sistemas inteligentes de transporte (ITS).

Integração horizontal e vertical

O desenvolvimento e implementação de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável segue uma abordagem integrada com alto nível de cooperação e consulta entre os diferentes níveis de governo e autoridades relevantes.

Planejamento e implementação integrados englobam:

  • Um compromisso com a sustentabilidade, ou seja, equilibrar o desenvolvimento econômico e equidade social a qualidade ambiental.
  • Consulta e cooperação entre os departamentos a nível local para assegurar consistência e complementaridade com as políticas em setores relacionados (transportes, uso do solo e ordenamento do território, serviços sociais, saúde, energia, educação, fiscalização e policiamento, etc.).
  • Intercâmbio estreito com autoridades relevantes em outros níveis de governo (por exemplo, distrito, município, aglomeração, região).
  • Coordenação de atividades entre autoridades de áreas urbanas e periurbanas vizinhas (abrangendo toda a “cidade funcional” definida pelos principais fluxos).

Avaliação do desempenho atual e futuro

O desenvolvimento de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável concentra-se no alcance de metas ambiciosas e mensuráveis ​​derivadas de objetivos de curto prazo, alinhados com uma visão de mobilidade e incorporados em uma estratégia global de desenvolvimento sustentável.

Os planos baseiam-se em uma avaliação completa do desempenho atual e futuro do sistema de transporte urbano. Ele fornece uma revisão abrangente da situação atual e o estabelecimento de uma linha de base contra a qual o progresso pode ser medido.

A análise de status inclui uma revisão da configuração institucional atual para planejamento e implementação. Indicadores adequados devem ser identificados para descrever o status atual do sistema de transporte urbano.

Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável identifica objetivos de desempenho específicos, que são realistas em vista da situação atual na área urbana, conforme estabelecido pela análise de status, e ambiciosos em relação aos objetivos do plano.

Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável define metas mensuráveis, que são baseadas em uma avaliação realista da linha de base e dos recursos disponíveis.

Indicadores específicos são usados ​​para medir o progresso em direção às metas.

Monitoramento, revisão e relatórios regulares

A implementação de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é monitorada de perto. O progresso em direção aos objetivos do plano e o cumprimento das metas são avaliados regularmente com base no quadro de indicadores . Para este fim, são necessárias ações apropriadas para garantir o acesso aos dados e estatísticas relevantes .

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  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

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