Antes de qualquer coisa, pare e pense: dentre inúmeros objetivos perseguidos pelas empresas, o que todas elas possuem em comum?
Não tem como fugir, a resposta é se consolidar no mercado! Cada uma à sua maneira, é verdade, mas tudo pode ser resumido a isso.
O planejamento estratégico de cada empresa obviamente é diferente, os processos internos são distintos, assim como os segmentos, perfil de cliente, estrutura e por aí vai, mas o que todas necessitam é se conectar com o público de alguma forma.
Diante deste contexto, surge o que se pode chamar de ‘’necessidade de posicionamento’’, onde as empresas se esforçam para atingir seu público por meio de um diferencial, melhor dizendo: o posicionamento de mercado.
Mas o que é posicionamento de mercado?
Como defendido pelo pai do marketing, Philip Kotler, é a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo.
A ideia é elaborar ações para transmitir a sensação de que produtos e serviços fazem parte da vida daquele consumidor, de modo que ele passe a enxergar valor neles e assim torne-se fã da marca.
Construindo esta imagem na cabeça de cada consumidor, cria-se a concepção de hierarquia em torno daquela marca. Isto é: ela será sempre lembrada em primeiro, as outras, depois.
A segmentação é crucial
Segmentar significa ‘escolher o cliente ideal’ por meio de informações pontuais que permitirão a criação de um posicionamento assertivo.
Alguns pontos a serem levantados são:
- Nome fictício do alvo;
- Seu estilo de vida;
- Profissão;
- Hábitos pessoais e de compra;
- Canais que ele utiliza (para passar o tempo, se informar e consumir);
- Valores;
- Sonhos;
- Dores;
- Ambições.
Ações segmentadas são desenvolvidas com o intuito de ‘entender’ cada consumidor com maior profundidade, tendo em vista que cada pessoa pode consumir o mesmo produto ou serviço por motivos diferentes.
Trabalhe marketing e branding
O marketing é fundamental para o posicionamento ser perceptível aos olhos do público, é como se fosse a transmissão da ideia e como ela será assimilada por ele.
Para isso, será preciso desenvolver ações que chamem a sua atenção pela relevância: conteúdos, campanhas promocionais e para isso, o marketing digital é primordial.
Tudo o que é feito online pode ser mensurado e mais que isso, armazenado! Portanto, engajar o público por meio das mídias sociais, por exemplo, é uma excelente maneira de estudar seu comportamento e atingi-lo pelo o que ele julga interessante.
Assim, além do valor que o serviço ou produto pretende passar como ‘diferencial’, ficará mais fácil de guiar o lead à conversão.
Algumas empresas, principalmente as que atuam em mais de um segmento, necessitam fortificar seu brand, caso do Grupo Ideal Trends, por exemplo.
Case – Grupo Ideal Trends
O Grupo Ideal Trends é composto por 21 empresas dos seguintes segmentos: marketing digital, saúde, real state, serviços, cosméticos, oportunidades de negócio e até organizações não governamentais (ONGs).
Fazendo parte de diferentes mercados, o Grupo Ideal Trends estrutura suas estratégias visando ‘conversar’ com diferentes públicos, conectando-se a eles por meio do valor envolto a seus serviços.
Por exemplo, o Grupo Ideal Trends atua em dois nichos totalmente opostos – marketing digital e saúde. Em saúde, sua persona precisa ser totalmente oposta a do marketing digital, para que seja possível engajar e se aproximar dela.
O desafio de lidar com diferentes públicos é justamente reconhecer o que eles valorizam e a partir disso moldar linguagem, códigos e até a identidade visual da empresa em alguns momentos, tendo em vista o sucesso das campanhas.
Para ficar nítido, pense na seguinte situação: quem quer ser reconhecido positivamente necessita ter algum diferencial, não é mesmo?
Assim, Grupo ideal Trends prova o porquê é tão importante segmentar, conhecer a quem se atinge é um dos passos mais importante para ser compreendido enquanto marca.
A importância do posicionamento no mercado
Seja o Grupo Ideal Trends ou qualquer outra empresa que almeja formar valor em torno de suas ações envolvendo produtos e serviços, precisa elaborar estratégias de posicionamento no mercado, conhecendo, acima de tudo o seu público e o que será oferecido a ele com a palma da mão.
O posicionamento no mercado só trará prejuízos se a ideia construída em torno do serviço não corresponder, caso contrário, é o passo fundamental para uma empresa se tornar referência.