Como a Lyft está criando novos benefícios para os motoristas

Se você gerencia um aplicativo de mobilidade urbana ou pensa em ter um, esse texto é para você!

Uber, Lyft, 99, MobDrive, Bigú… A lista é grande e vai de norte a sul. Todos enfrentam o mesmo desafio:

Manter uma grande quantidade de motoristas onlines e disponíveis para atender os chamados prontamente. Isso é um trabalho diário, que independente do tamanho da sua empresa você irá enfrentar.

Recentemente, a gigante norte americana, Lyft, investiu mais de U$ 100 milhões, e está expandindo a presença no varejo para ajudar a reduzir as despesas dos motoristas e fortalecer suas redes de suporte. Tudo com um só objetivo: melhorar a relação de parceria com os motoristas e evitar cometer os mesmos erros da Uber.

A Lyft tem como objetivo dobrar o número de motoristas nos próximas 5 anos. Assim como os avanços nas tecnologias de aviação não reduziram a necessidade de pilotos ou de pessoal de voo, ainda há segurança no futuro para os 1,4 milhão de pessoas que dependem da condução para obter renda. E está claro, que a necessidade de mais motoristas será vital para o negócio.

Para responder à pergunta sobre do que os motoristas precisam para melhorar a relação com as empresas de mobilidade. Um executivo da Lyft estacionou seu carro por um mês e foi até a fonte, passando tempo com motoristas em dezenas de escritórios locais em todo o país. Eles deixaram claro que, com ganhos médios nacionais de U$ 18,83 / h, a Lyft oferece uma oportunidade flexível para ajudá-los a alcançar seus objetivos com uma renda extra. É comovente ouvir histórias de pagamento de dívidas, criação de filhos e início de pequenos negócios. Pode-se perceber também, o quão engenhosos os motoristas são, em aumentar seus lucros reduzindo custos – empilhando cupons para mudanças de óleo, negociando melhores taxas de seguro – e o quanto eles valorizavam a camaradagem com outras pessoas fazendo a mesma coisa.

A oportunidade de causar um grande impacto para a comunidade de motoristas da Lyft estava clara. Além disso, esses motoristas proporcionaram uma inspiração enorme. Dessa forma, concluiu-se a grande sacada: A Lyft poderia fazer a diferença na renda líquida, usando o seu tamanho e networking para reduzir significativamente os custos operacionais para os motoristas dirigirem.

Grandes parceiros, merecem grandes benefícios

A primeira iniciativa da Lyft foi criar pontos de apoio aos motoristas. Para lhe oferecerem suporte, dentro e fora das ruas. Ajudar os motoristas a obter um lucro maior, reduzindo seus custos e fornecendo informações sobre como maximizar seus ganhos:

#1 Benefícios na troca de óleo e manutenção básica do veículo com um grande desconto.

#2 Estações de carregamento para veículos elétricos.

#3 Aluguel de carros e SUV com parceiros através da Express Drive

#4 Espaços de aprendizagem para facilitar a ajuda com o preenchimento de formulários de impostos e obtenção de apoio na carreira.

#5 Áreas comuns que oferecem não apenas café e bebidas, mas também oportunidades de educação (cursos de mecânica, primeiros socorros e até ciclo básico de educação).

#6 Acesso a banheiros limpos e locais confortáveis para descansar.

#7 Suporte e ajuda para facilitar o acesso à equipe de suporte do Lyft.

lyft benefícios

Além dessas facilidades e confortos, a Lyft se compromete a proporcionar parcerias com outras empresas, que compartilham do mesmos valores de mobilidade econômica. Um exemplo foi o apoio fiscal por meio de Intuit e vantagens educacionais através do Guild.

Aproximando os motoristas

Uma das abordagens promovidas pela Lyft que tem repercutido bons resultados, é a aproximação entre os motoristas. É preciso deixar claro que eles não são concorrentes e devem ser ajudar a todo momento. A demanda de mobilidade urbana é crescente e haverá corridas para todos.

Com esse objetivo, a Lyft está projetando novos locais para interação social dos motoristas. Conhecido como Hub, esses locais podem ser reservados para hospedar encontros de compartilhamento de habilidades, como ganhar mais dicas ou dirigir em uma nova cidade, ou fazer contatos em torno de interesses comuns, como voluntariado ou empreendedorismo.

Fortalecendo o suporte de campo

Para a Lyft, o termo sede é um pouco impróprio – é a presença local, não o maior escritório, que faz com que Lyft seja o que é. Em São Francisco a abordagem é diferenciada, realizando um suporte de campo. De engenheiros a profissionais de marketing, todos estão trabalhando na qualidade de serviço da equipe de motoristas locais, apoiando grandes investimentos para que a Lyft continue a prosperar localmente.
Para ajudar a concretizar essa visão, a Lyft trouxe o Geoffrey Bain como chefe de experiência de varejo, mais recentemente da Unilever e da Nike. Você ouvirá falar mais dele à medida que começarem a dar vida à próxima geração de Lyft Hubs, em breve

A Lyft está comprometida com os motoristas desde o começo. Lidera o setor com dicas sobre o aplicativo, pagamentos no mesmo dia, modo de destino e dezenas de outros recursos destinados ao motorista.
Assim como estão comprometidos em acabar com o tráfego e tornar as cidades mais ecológicas, estão investindo igualmente nas pessoas que tornam o Lyft possível. Eles são mais do que motoristas – eles são mães, pais, artistas que procuram por um golpe de sorte – E a Lyft leva a sério a responsabilidade de ajudar a alcançar seus objetivos.

Ficou interessado em desenvolver um aplicativo de mobilidade urbana semelhante ao Lyft? Saiba mais aqui.

Texto originalmente traduzido de Building a bright future for Lyft drivers

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  • Conrado Carneiro
  • Diretor de Negócios
  • Diretor de negócios na Usemobile atua diretamente na criação de produtos: Da ideia ao lançamento. Apaixonado por tecnologia, tem como hobby o estudo de UI/UX mobile. Atleticano por opção! "As pessoas vêem aquilo que elas querem ver"

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