localizacao-dinamica

Localização Dinâmica: tudo o que você precisa saber

A localização dinâmica é o que torna possível utilizar a geolocalização nos aplicativosA geolocalização, por sua vez, é considerada uma das principais vantagens dos dispositivos móveis em relação aos desktops. Tanto para anunciantes, quanto para usuários, ela torna a experiência mais eficaz e completa. 

Inclusive, o geomarketing é uma das formas mais úteis de utilizar o artifício. Isso porque, com ela, o anunciante pode alcançar os usuários com mensagens em tempo hábil em seus próprios dispositivos. Dessa forma, o objetivo é conduzir os clientes para a marca onde as vendas podem ser fechadas.

Quer saber mais sobre como conquistar clientes? Acesse esse post sobre gamification.

A importância da localização dinâmica

Desde a sua introdução na indústria da tecnologia, a análise geográfica tornou-se mais assertiva e efetiva para a população. Assim, se antes os mapas eram utilizados somente para encontrar caminhos e entender a distância entre os locais, hoje eles fazem muito mais que isso.

Utilizando a análise geográfica dinâmica, as imagens de GPS são muito mais atuais e completas. Isso porque, além das imagens, a localização dinâmica é capaz de dizer a localização exata de objetos e pessoas. Tudo isso, é claro, em tempo real.

Essa tecnologia é cada vez mais necessária nesse mundo em que ter informações completas é imprescindível. Dessa forma, não basta mais saber onde aquilo está localizado. É também essencial ter informações sobre horário de funcionamento, serviço oferecido e opiniões de pessoas que frequentam o local.

Com consumidores cada vez mais críticos, o serviço prestado precisa ser de excelência. E, com a localização dinâmica, o estabelecimento faz sua marca antes mesmo do cliente chegar ao local.

pessoas-no-celular

Vantagens da localização dinâmica

Muitas marcas utilizam dos artifícios dessa análise geográfica dinâmica para perpetuar-se. Isso é possível através do geomarketing, uma estratégia muito útil e direcionada de atrair clientes.

Outro benefício que a localização dinâmica trouxe foi o de mais facilidade no dia a dia. Através da geolocalização, aplicativos tipo uber têm tornado a vida do consumidor mais fácil. Além disso, essa tecnologia também proporciona uma experiência mais agradável ao usuário. Com poucos toques, um serviço de muita qualidade é oferecido.

Além disso, não podemos nos esquecer do benefício que a localização dinâmica trouxe para as relações. Isso graças a apps de relacionamentos, como o Tinder, em que o usuário, através da análise geográfica dinâmica, tem acesso ao perfil de pessoas que estão localizadas próximas a ele. Para um grande número de pessoas, o app é útil porque facilita a aproximação.

A localização dinâmica pode, ainda, servir para definir o melhor posicionamento para um negócio, através da análise da oferta/procura do local. Ela identifica o fluxo e o perfil dos consumidores da área, e mostra o que eles querem. E, ainda, identificam a oferta de serviços prestados e produtos fornecidos para determinada região.

Portanto, nota-se que campanhas baseadas em localização dinâmica são essenciais. Elas são segmentadas para usuários cujos perfis comportamentais foram criados com base em seus movimentos geolocalizados. Isso torna a campanha mais direcionada e, consequentemente, com uma maior conversão de leads.

Para as empresas que estão à frente da curva de geolocalização, existem muitas razões para planejar e implementar uma estratégia de marketing baseada nisso. Caso contrário, esses estabelecimentos correm o risco de perder espaço no mercado para os concorrentes que investirem na área.

Análise-de-Localização


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *