Integração com gateway de pagamento

Se você está envolvido em negócios on-line, certamente, reter os clientes é o que você deseja, essa é sua maior prioridade. Da busca de produtos à compra on-line, o pagamento é um aspecto importante que pode reter clientes em seu website ou aplicativo para dispositivos móveis. Portanto, é crucial integrar um gateway de pagamento rápido e fácil de usar.

É por isso que, como um comerciante, você precisa ser muito cauteloso ao escolher um gateway de pagamento, pois satisfazer as necessidades dos clientes e a necessidade de seus negócios são igualmente importantes. Este, não deve ter apenas proteção contra fraudes, mas também deve suportar diferentes métodos de pagamento. Junto com isso, conveniência e compatibilidade da plataforma também fazem uma grande diferença.

Segundo as pesquisas, muitos clientes abandonam seus carrinhos de compras devido à inconveniência do sistema de pagamento. Esse inconveniente pode ser qualquer um, como a necessidade de preencher muitas informações ou a indisponibilidade do modo de pagamento necessário. Portanto, para manter os clientes, é muito importante escolher a solução de pagamento certa.

O que é gateway de pagamento?

Basicamente, é um serviço que autoriza pagamentos no e-commerce , lojas online e aplicativos de mobilidade. Isso serve como o portal para permitir o fluxo de transações entre o comerciante e o cliente. Esse gateway funciona em um protocolo de segurança e mecanismo de criptografia para transmitir os dados da transação com a segurança necessária. Os dados da transação são transferidos de um aplicativo (site, aplicativo móvel, dispositivo móvel) para o processador de pagamento (banco) e vice-versa.

Como funciona o gateway de pagamento?

O sistema de pagamento funciona de acordo com três pilares: plataforma, cliente e gateway de pagamento. Na verdade, é um lugar no seu aplicativo de negócios, onde os clientes podem fazer transações enquanto compram produtos ou serviços. Isso significa que você pode aceitar pagamento em seu aplicativo com a ajuda do gateway de pagamento.

O que um gateway de pagamento pode fazer?

Bem! o gateway de pagamento é uma entidade que realiza vários tipos de transações, aqui estão alguns tipos de transação que podem ser executados:

Autorização: este tipo de transação é usado para verificar a disponibilidade do fundo. Isso significa que ele verifica se o cliente tem fundos suficientes para efetuar o pagamento ou não. Este processo não inclui a transferência de dinheiro real. Em vez disso, verifica se o titular do cartão é capaz de fazer um pedido ou não.

Captura: Este tipo de transação, é o processamento real do pagamento previamente autorizado, basicamente, envia dinheiro para a conta do comerciante.

Venda: esse processo é uma combinação de transações de autorização e captura. Neste, o gateway de pagamento primeiro autoriza o titular do cartão. E então o dinheiro pode ou não ser transferido. É um modo de pagamento mais rápido para compra imediata.

Reembolso: esse tipo de transação inclui o reembolso do pedido cancelado. Se algum pedido for cancelado, um comerciante deve aplicar um processo de pagamento de reembolso para reembolsar o dinheiro ao cliente.

Bem! agora fica claro quais tipos de pagamentos ele realiza.

Como integrar o gateway de pagamento?

1: Conta de comerciante do gateway de pagamento: A primeira coisa que você precisa é de uma conta de comerciante. Esse é um tipo de conta que permite que os comerciantes processem pagamentos de débito e crédito on-line. Nessa conta, o gateway de pagamento deposita fundos de suas vendas com cartão de crédito. Mais tarde, os fundos são automaticamente transferidos para sua conta bancária, de acordo com o cronograma designado. Portanto, é muito importante adquirir uma conta de comerciante antes de configurar o gateway de pagamento.

2: Informações da conta de retorno vinculadas à conta do comerciante: depois você precisa vincular sua conta bancária à conta do comerciante para receber dinheiro em sua conta bancária.

3: Os SDKs precisam ser integrados ao aplicativo: Agora, você precisa adicionar o gateway de pagamento API / SDK para integrar seu aplicativo.

4: Modo de integração: – Mais tarde você precisa fazer o teste de sandbox, uma vez que é feito com sucesso, você pode alternar para o modo de produção.

a: – Sandbox (Teste): Com isso, você precisa fazer pagamentos de teste por todos os métodos de pagamento disponíveis, para garantir o resultado esperado.

5: Tipos de transação: Depois de ativada, agora é necessário definir o tipo de transação, que inclui:

a: Direta à carteira da conta comercial do gateway de pagamento

b: Ou transferir diretamente para a conta bancária de qualquer outro comerciante vinculado ou não a esse portal de pagamento.

Nota: Você tem que seguir as políticas do gateway que vai integrar (por exemplo: modo, carteira, cobranças de transações, etc.)

Como escolher o gateway de pagamento?

Neste esforço, escolher o gateway de pagamento certo faz muita diferença. Então, aqui estão alguns pontos que você deve considerar:

  • Analise o preço dos gateways de pagamento

O processamento de pagamentos envolve várias instituições e organizações financeiras. Como outros serviços de transação, o gateway de pagamento precisa de uma taxa para utilizar as ferramentas de terceiros para autorizar e concluir a transação. Esses serviços de transação cobram as taxas de transação de acordo com a quantidade de transferência, localização e tipo de produtos. Portanto, todo provedor de serviços de gateway tem suas próprias taxas. Então, antes de escolher alguma, leia todos os documentos que sugerem preços, para evitar gastos ocultos ou adicionais.

  • Considere as opções de conta do comerciante

Na verdade, uma conta de comerciante pode ser aberta por meio de um banco ou de um provedor de gateway de pagamento. Isso significa que você pode obter a conta do comerciante como parte do serviço de gateway. Então, considere o que pode ser melhor e quais serviços estão oferecendo.

  • Assegure-se de que seu fornecedor suporte todos os métodos e moedas necessários

Para atender os usuários com conveniência e todo tipo de serviços, verifique se o fornecedor oferece suporte a todo o método de pagamento necessário. No geral, também é benéfico obter suporte a várias moedas.

Esses serviços não são usados ​​apenas para aceitar dinheiro, mas também determinam as moedas que você pode aceitar, a taxa de transação e de que maneira eles podem efetuar o pagamento.

Não há dúvida em dizer que é uma solução rentável para os comerciantes online. Além disso, é uma maneira de melhorar a interação do cliente com a marca e inspira confiança. Integrá-lo no aplicativo móvel, no site ou em outro sistema pode inspirar as compras on-line e proporcionar uma facilidade imensa aos clientes.

Quer desenvolver um aplicativo? Entre em contato e solicite um orçamento


  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *