Instagram B2B: 6 dicas matadoras

A maioria de nós considera o Instagram uma plataforma social projetada para uso pessoal e empresas B2C. No entanto, com 800 milhões de usuários mensais, o Instagram tem algo para todos, inclusive empresas B2B.

Na verdade, é simplesmente uma questão de aproveitar as estratégias e as oportunidades disponíveis para criar mais visibilidade para sua marca e engajar clientes existentes e potenciais.

Isso requer uma abordagem personalizada que ajudará você a adaptar seus esforços para atrair mais efetivamente seu público-alvo. Felizmente, existem muitas estratégias de marketing digital que você pode aplicar.

Sem mais delongas, aqui estão 6 dicas matadoras para seu Instagram B2B

#1 – Mantê-lo autêntico e real

O instagram é bem conhecido pelas fotos bonitas encontradas lá. Enquanto essas fotos são bonitas de se ver e podem atrair o cliente B2C, elas não servem tanto para os cliente B2B. Está é a principal razão pela qual a utilização de testemunhos pessoais reais de clientes existentes, fotos e vídeos que são autênticos e refletem a personalidade e autenticidade da empresa, são muito melhores quando se trata de atrair mais clientes B2B.

Faça fotos que transmitam uma imagem mais confiável para uma empresa B2B. Torne atraente para os clientes existentes deixarem comentários. Use fotos reais da empresa, o cliente B2B precisa saber que sua empresa tem sido bem-sucedida em ajudar outras empresas a atingir suas metas ou atender a outra necessidade.

#2 – Postar autenticamente e com frequência

O cliente B2B não será atraído por fotos brilhantes e perfeitas. Isso é realmente uma vantagem porque cria uma oportunidade para você postar conteúdo novo e variado com facilidade e frequência.

Fotos do último trabalho da empresa ou uma carta de um cliente satisfeito podem ser facilmente carregadas sem ter que prestar muita atenção à perfeição. Envie fotos do seu telefone. Tire fotos de qualquer coisa que possa ser relevante para clientes existentes e potenciais. Isso atrairá seu público-alvo e criará uma visão abrangente da sua empresa.

#3 – Envolva-se com seu público-alvo e públicos-alvo relacionados

Não é suficiente publicar conteúdo e focar apenas na sua presença na web. Você ampliará seu alcance. aprenderá mais sobre seu público-alvo e criará mais credibilidade ao interagir com seu público. Isso deve ser feito na sua página, bem como em outras páginas relacionadas. Aproveite o tempo para responder a perguntas ou responder a comentários.

Até os problemas são uma oportunidade para você mostrar os valores e a atitude da sua empresa. Não perca essas oportunidades. Responda a eles em tempo real. Não se esqueça também dos públicos-alvo relacionados. Negócios complementares servem a um propósito, permitindo que você aprenda mais sobre maneiras de colaborar de maneira mais eficaz e melhorar seus negócios em geral. Passe algum tempo interagindo com essas páginas também. Em essência, envolva-se.

#4 – Não se esqueça da Bio

O Instagram não é uma plataforma social com muitos lugares para deixar links. No entanto, o Instagram torna isso possível na parte bio do seu perfil do Instagram. Use-o e certifique-se de que está atualizado e clicável. Isso dá aos clientes existentes e potenciais uma oportunidade de acessar seu site e obter uma visão mais aprofundada de sua empresa e tudo o que ela oferece.

#5 – Torne cada postagem uma visão compacta e abrangente do seu negócio

Cada post é uma oportunidade para mostrar todos os benefícios e ângulos da sua empresa. No entanto, a estratégia real é fazer isso de maneira concisa e compacta. Cada postagem é uma oportunidade de contar a história da sua empresa.

Se você olhar como tal, você perceberá todas as diferentes maneiras que isso pode ser feito. Além disso, as fotos e vídeos autênticos que você publica podem fazer isso com bastante eficiência.

Em cada postagem, pergunte a si mesmo quais informações você está transmitindo ao seu público em potencial e o que ela diz sobre sua empresa. Considere o valor que a informação transmite também. Certifique-se de que o conteúdo que você está postando seja consistente e transmita uma mensagem perfeita. Esta é uma área em que os Stories do Instagram criam uma oportunidade clara para atingir esse objetivo.

#6 – Não perca tempo com métricas sem detalhes reais

As curtidas e os cliques nos fazem sorrir, mas métricas como essas não fornecem muita informação. A verdadeira história está nos detalhes de quem está clicando em seu site e quem está gostando de suas postagens.

Esta é uma informação vital. Se você puder determinar quem é seu público, continue a melhorar seu conteúdo aprendendo mais sobre o que eles querem e como atraí-los para você.

Você precisa se concentrar nas métricas que fornecerão esse tipo de informação essencial. Preste atenção aos comentários e seguidores. Esta é uma informação vital e é um verdadeiro testemunho de quanto você está recebendo exposição e de quem.

Instagram é uma força a ser reconhecida. O grande número de pessoas que usam essa plataforma social atesta esse fato. Existe algo para todos, até mesmo para o proprietário do negócio B2B. Basta saber que tipo de conteúdo será mais eficaz. Ele também exige um envolvimento frequente com outros usuários para aprender mais e atrair seu público-alvo. Felizmente, tudo isso é possível. Simplesmente requer aprender a aproveitar as oportunidades que o Instagram cria e é consistente.

Check-list para marketing B2B no Instagram

Fica aqui o check-list para se guiar na hora de fazer o marketing:

  • Utilize fotos e vídeos reais da empresa
  • Tornar mais fácil para os atuais clientes B2B comentarem
  • Publique vídeos, fotos e outros conteúdos que reflitam os eventos atuais da sua empresa
  • Poste com frequência
  • Publique conteúdo que interesse e beneficie seu público-alvo
  • Coloque um link na sua biografia
  • Use o Instagram Stories tanto para conteúdo em tempo real quanto para oportunidades adicionais de links
  • Use histórias do Instagram
  • Seja consistente
  • Use apenas conteúdo que conte uma história
  • Sempre considere o valor que o conteúdo terá em seu cliente em potencial

Ter uma estratégia de marketing B2B para o Instagram pode se tornar uma forte ferramenta na divulgação da sua marca. Crie sua conta empresa no Instagram e comece já a sua estratégia!


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

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