O que as grandes ideias de aplicativo tem em comum?

O sucesso de grandes aplicativos no mercado depende de diferentes fatores e variáveis. Se você está planejando desenvolver um aplicativo, será útil examinar o que os grandes apps têm em comum, quais qualidades eles compartilham. Eles compartilham certos princípios de design de UI? Eles implementaram uma nova estrutura de preços? Neste artigo vamos examinar o que as grandes ideias de aplicativos têm em comum e como você pode aplicar essas qualidades no seu aplicativo.

Grátis

Aplicativos gratuitos tem se tornado quase um padrão nas lojas de aplicativos. Dessa forma, os usuários podem experimentar o que o aplicativo pode oferecer, quais funcionalidades e ter uma ideia do que é o app. Existe uma infinidade de aplicativos gratuitos tanto para Android como para iOS. Oferecer um aplicativo de graça é uma ótima tática que diversos empreendimentos usaram para aumentar o número de downloads do aplicativo, fazendo com que sua base de usuários aumentasse nas duas plataformas.

A chave para o sucesso é oferecer valor para manter os usuários engajados, incentivando a compra das funcionalidades premium do aplicativo. Oferecer seu app de graça pode parecer contraintuitivo, mas é a melhor maneira de conseguir usuários e de entrar no mercado rapidamente.

Design de interface do usuário acessível

Aplicativos de sucesso ajudam o usuário a conseguir o que quer através de um design de interface do usuário limpo, intuitivo e suave. Esse é um fator comum entre os aplicativos de sucesso. Um indicador da eficiência do aplicativo, é como os usuários interagem com o app. Mesmo com as melhores funcionalidades, um aplicativo pode falhar no mercado se o seu design UX/UI for difícil de se entender.

Esse aspecto do desenvolvimento de aplicativos deve ser feito com o máximo de cuidado ao projetá-lo. Por isso, tente criar um design gráfico que tenha elementos da UI exclusivos, limpos e polidos. Isso dá uma impressão duradoura na mente das pessoas, facilitando a navegação pelas funções e recursos do seu aplicativo.

Fácil de usar

Eliminar as barreiras no uso do aplicativo é outra característica importante. Tudo se resume a apresentar as funções da maneira mais fácil possível ao usuário. Você pode perder usuários se eles não conseguirem navegar no seu aplicativo.

Por isso, é importante testar seu aplicativo com diversos grupos de usuários para ver como eles se sentem  ao interagir com o conteúdo do aplicativo em diferente dispositivos. Sobrecarregar a tela do seu app com muito conteúdo ou botões, pode criar confusão para os usuários. Gaste tempo tornando seu aplicativo utilizável por diferentes tipos de usuários.

Performance rápida e confiável

Você já usou um app que demorou muito para carregar, crashou, ou desligou completamente enquanto funcionava? Esse aplicativos não permanecem instalados nos dispositivos dos usuários por muito tempo. Todos os aplicativos de sucesso tem o tempo de resposta rápido, rodam perfeitamente mesmo em segundo plano e levam menos que alguns segundos para carregar.

Por outro lado, o fraco desempenho do aplicativo irá resultar em experiências negativas e acabará reduzindo os downloads, a receita e a força da marca. Por isso, para manter o alto desempenho um aplicativo deve ser testado adequadamente para garantir consistência e confiabilidade em todos os dispositivos antes de ser lançado ao público. A garantia de qualidade é uma parte fundamental da liberação de um app de sucesso para o público.

Updates regulares e analytics

Aplicativos de sucesso evoluem através do tempo para adicionar novas características ou melhorar as existentes para agilizar a maneira em que operam. Os aplicativos bem sucedidos possuem recursos integrados para registrar o feedback do seus clientes e executar análises no app. Isso ajuda a monitorar downloads, o engajamento e a retenção dos usuários. Com isso, esses apps são capazes de identificar quais funções os usuários mais usam.

Entender as qualidades fundamentais das grandes ideias de aplicativos bem-sucedidos é essencial para levar seu próprio app ao mercado. Ainda mais importante do que isso é encontrar o parceiro certo com o qual trabalhar para criar seu software.

Se você está pensando em desenvolver um aplicativo, entre em contato com um de nossos executivos de vendas hoje para descobrir como podemos ajudá-lo a aproveitar nossos anos de experiência na criação de aplicativos móveis avançados para nossos clientes.


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *