Erros comuns cometidos ao Criar um aplicativo

Enquanto o mercado está saturado de aplicativos, a porcentagem de aplicativos bem-sucedidos é incrivelmente baixa. Se você quer que todo o seu trabalho duro e investimento para pagar tenha um retorno, então você precisa se concentrar em mais do que apenas o desenvolvimento do aplicativo, existem vários outros obstáculos e, muitas vezes, um aplicativo fantástico não foi bem sucedido porque estes foram esquecidos.

Os consumidores estão cada vez mais gastando tempo em aplicativos, e a medida que o mercado não cresce, o seu próprio app é uma oportunidade perdida. Esses sete erros comumente cometidos ao criar um aplicativo podem ser facilmente evitados e ajudarão a garantir que seu aplicativo esteja recebendo a exposição que merece.

Não fazer pesquisa de mercado

Para ser comercialmente bem sucedido, você deve primeiro entender seu mercado-alvo. A concorrência no mercado de aplicativos vem aumentando constantemente há anos e não mostra sinais de desaceleração, portanto, se você quiser que seu aplicativo seja bem-sucedido, não poderá subestimar a importância da pesquisa de mercado.

Antes de criar um aplicativo, pesquise aplicativos semelhantes que já estão disponíveis, procure por lacunas no mercado e concentre-se no que você pode incorporar ao design para fazer com que seu aplicativo se destaque da multidão.

Existem vários recursos que você pode utilizar para auxiliá-lo na pesquisa de mercado, incluindo Statista , Socialmention , Google Trends e Google Surveys. Isso ajudará você a manter-se atualizado com as tendências do mercado em andamento, realizar pesquisas em seus mercados de destino e aceitar conjuntos de dados de seu setor.

Ignorando a importância do ASO

O ASO ou a Otimização da App Store servem para você aumentar a visibilidade do seu aplicativo na loja de aplicativos, mas ainda é ignorado pelos desenvolvedores, o que pode levar a um aplicativo comercialmente viável que não tenha êxito.

Uma estratégia forte da ASO aumentará o tráfego do aplicativos e garantirá que ele seja facilmente encontrado na loja com o uso de apenas uma palavra-chave.

Uma boa descrição do aplicativo também pode ajudar a melhorar a visibilidade do aplicativo na loja. É importante notar que o ASO é um processo contínuo e deve ser constantemente trabalhado para o sucesso ideal.

Não considerar a UI

A interface do usuário deve estar no centro do seu design e seu aplicativo deve ser criado para oferecer a melhor experiência possível. Seu aplicativo deve ter uma interface de usuário integrada para criar uma experiência perfeita para o usuário enquanto eles o utilizam. Criar um aplicativo centrado no usuário com um display atraente e funções fáceis de usar garantirá que ele se destaque de aplicativos semelhantes e, portanto, tenha uma vantagem no mercado.

Não criando uma estratégia de marketing

Não é apenas vital que você tenha uma estratégia de marketing, mas também que ela seja bem definida e planejada. Você precisará de uma estratégia que lide com todos os estágios do desenvolvimento do aplicativo, do pré ao pós-lançamento, pois cada estágio é único e exigirá diferentes técnicas de marketing.

Quanto mais cedo você iniciar o marketing, melhor, não negligencie o marketing no estágio de desenvolvimento. Isso garantirá que os clientes estejam prontos para o lançamento do aplicativo e não tenham um período em que o aplicativo esteja ativo, mas você ainda não tenha adquirido uma base de clientes.

Ao criar sua estratégia de marketing, vale a pena concentrar-se nas plataformas de mídia social, pois essas são ferramentas de publicidade inestimáveis, utilizando plataformas como Twitter, Facebook e YouTube, que podem aumentar rapidamente sua exposição e sua base de usuários.

Atualização

Os sistemas operacionais móveis são atualizados a cada poucos meses e, se o aplicativo for bem-sucedido, você precisará garantir que ele seja compatível com essas atualizações. Se o seu aplicativo não for flexível o suficiente para acomodar as atualizações, ele estará suscetível a bugs e provavelmente não funcionará bem em nenhum novo sistema operacional ou telefones lançados. Isso tornará seu aplicativo rapidamente irrelevante, perderá sua reputação na loja de aplicativos e significará um desastre comercial.

Não permitindo que seus consumidores experimentem o aplicativo antes do lançamento

Não importa quanto trabalho tenha sido dedicado ao desenvolvimento de seu aplicativo, ainda haverá alguns erros que só podem ser detectados por meio do uso ativo, então, por que não permitir que seus clientes façam isso por você. A Google Play Store tem um recurso de “acesso antecipado” que permite que os usuários instalem seu “teste do aplicativo” antes do lançamento oficial. Permitir que os usuários acessem antecipadamente seu aplicativo também tem a vantagem de anunciar seu aplicativo para você por meio do boca a boca.

Ignorando o feedback do usuário

Depois de permitir o acesso antecipado ao seu aplicativo, é fundamental que você preste muita atenção ao feedback recebido, pois será um dos comentários mais honestos e qualitativos disponíveis para você.

“Os usuários não têm motivos para mentir sobre sua experiência com seu aplicativo e enfrentar e reparar quaisquer problemas nesses estágios iniciais economizarão uma grande quantidade de feedback negativo e redesenvolvimento no futuro”, explica Jeffery Gammage, gerente de marketing da Essayroo e Bigassignments .

Conclusão

Embora seja desanimador tentar conciliar todas essas tarefas enquanto inicia um aplicativo no mercado, elas são, sem dúvida, a chave para seu sucesso comercial.

Não negligencie a importância do marketing ou da implementação de feedback antecipado do usuário, mantenha sempre a experiência do usuário em mente e garanta que seu aplicativo seja constantemente atualizado para se manter compatível com o novo sistema operacional e relevante na loja de aplicativos.

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  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

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