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Como transformar sua ideia em aplicativo

Uma das maiores dificuldades de quem deseja criar o próprio produto, com certeza, é tirar as ideias do campo imaginário e transformá-las em um aplicativo.

O primeiro passo para que isso ocorra é estruturar um plano de negócio eficiente e eficaz, para evitar desperdício de trabalho e, claro, de investimento, dinheiro.

Então, pensando numa estratégia efetiva, trouxemos um post sobre como conciliar o seu aplicativo ao seu plano de negócio ou, até mesmo, elaborar um plano próprio para o aplicativo.

Preparado? Siga com a leitura!

plano de negócio

 As 4 perguntas iniciais

É muito difícil conter a empolgação quando se tem uma ideia de brilhante. Por impulso, a espalhamos aos quatro cantos e já queremos lançar o aplicativo. Mas, tem um ditado de que o apressado come cru. E, para evitar frustrações, responda às perguntas abaixo:

1 – Como será o meu aplicativo?

Se você está criando um aplicativo para a sua empresa, vale recordar de como foi o processo de criação da mesma. Você, provavelmente, definiu as características básicas do que ela seria, hoje, e suas perspectivas.

Antes de criar um aplicativo, elabore uma minuciosa descrição do que será esse aplicativo e a previsão do que ele entregará aos usuários.

2 – Qual a necessidade do mercado?

Criar um aplicativo só porque você gostou da ideia, pode não ser a melhor coisa a se fazer. É importante que entregue algo relevante para o mercado. Ou ele será, simplesmente, ignorado.

Identifique a melhor oportunidade mercadológica para o lançamento e como fará a inserção do aplicativo no mercado. É importante, neste momento, que você tenha um processo de validação da sua ideia.

3 – Qual seu público-alvo?

Antes de criar o aplicativo, além de saber qual será a real atuação dele no mercado, você tem que ter em mente, quem será o público-alvo. Será possível criar um aplicativo que atenda a todo mundo?

Determinar quem é o usuário ideal tornará o processo de criação muito mais simples.

4 – Quem são meus concorrentes?

Presente em qualquer segmento do mercado, inclusive entre os aplicativos, a concorrência é um excelente parâmetro para definirmos os diferenciais de nossos produtos.

Estudar a concorrência é vital para a criação do seu plano de negócio e aplicativo, assim, você estará pronto para enfrentar o mercado e se manter relevante.

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Como montar o plano de negócio, pensando no seu aplicativo

Após responder essas perguntas, você já estará com ideias mais claras sobre o seu aplicativo e com perspectivas bem definidas.

É muito importante ter no papel seus objetivos e o caminho que deve percorrer até chegar lá. Só assim é possível ter clareza da viabilidade do seu aplicativo. Contudo, você deve estar atento à elaboração do seu plano de negócios. Alguns erros são comuns e acabam prejudicando o objetivo final.

Separamos algumas dicas, para que você não caia na armadilha de criar um plano de negócio sem propósitos.

Metodologia

Por mais que existam dicas e inúmeros artigos de “como fazer”, lembre-se que o plano de negócio não é uma receita e o seu aplicativo não é um bolo.

As empresas/marcas têm suas peculiaridades e o seu aplicativo deve ser o diferencial de mercado. Busque criar um plano de negócio que reflita a sua ideia de aplicativo e negócios.

Pesquisas de mercado

Reforçando o que foi respondido nas 4 perguntas iniciais, o seu plano de negócio deve conter um relatório detalhado do mercado, no qual o seu aplicativo irá atuar.

Esteja preparado para correr riscos

Em qualquer investimento, há riscos. Por mais que se faça toda uma estratégia, existem fatores que podem colocar tudo a perder.

É essencial que você esteja ciente de que algo, infelizmente, pode dar errado. Mas o medo não deve impedi-lo de investir em seu aplicativo. Mas, você elaborando esse plano de negócio, de maneira eficiente, você conseguirá prever eventuais falhas e antever situações de risco.

Trabalhe com informações consistentes

Sempre que possível, trabalhe com dados realmente comprovados. Dados que fazem sentido, caminhos que vão se desenhando para que o objetivo seja alcançado — assim deve ser um plano de negócios.

É a consistência das informações que vai dar credibilidade final ao aplicativo.

Destaque o seu diferencial

A partir de estudos e testes, reinvente uma necessidade, serviço ou produto. A tarefa pode parecer complicada, mas garantirá o sucesso do seu aplicativo.

Atualize sempre que necessário

Atualização é uma palavra constante para quem trabalha e utiliza aplicativos. Mas, não é somente atualizar o aplicativo propriamente dito.

Um plano de negócios não é um documento engessado. Quando o aplicativo já estiver em operação, as adaptações deverão acontecer aos poucos.

Ferramentas para auxiliar na construção do plano de negócio

Ciente da importância do plano de negócio, pode ser que você esteja achando que são muitas as informações e nenhum suporte. Mas, calma! Existem algumas ferramentas para a construção do plano de negócio que podem ser muito bem adaptadas para a criação do seu aplicativo.

Vamos ver quais são?

Análise Swot

Amplamente utilizada na estruturação de uma empresa, a Matriz SWOT é uma das melhores formas de analisar os pontos fortes e fracos do negócio, permitindo um planejamento mais eficaz e a criação de um plano mais detalhado da empresa – ou no caso, do aplicativo.

SWOT é um acrônimo que remete às seguintes palavras: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). E disso, tiramos:

  • Forças: representa as vantagens que o aplicativo possui em relação à concorrência;
  • Fraquezas: tudo que interfere ou prejudica o aplicativo ou andamento de uma empresa;
  • Ameaças: forças e ações externas que influencia de forma negativa;
  • Oportunidades: forças externas que contribuem positivamente para o negócio.

Business Model Canvas (BMC)

O Canvas é, talvez, a ferramenta mais conhecida na elaboração de um plano de negócios. De suma importância na etapa inicial do desenvolvimento de qualquer negócio.

O Business Model Canvas é muito útil em discussões e debates sobre as formas como a empresa deve atuar, a definição de alguns processos e de como eles devem interagir e compor o negócio. Ao criar o plano de negócio de sua empresa, é preciso que a criação de aplicativos esteja em algum desses processos, para que seus custos e demandas estejam previamente calculadas.

Os 9 processos destacados pelo Canvas são:

  1. Segmentos de mercado;
  2. Proposta de valor;
  3. Canais de comercialização;
  4. Relação com os clientes;
  5. Fontes de renda;
  6. Recursos chave;
  7. Atividades chave;
  8. Parceiros chave e;
  9. Estrutura de custos

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Últimos passos antes de criar seu aplicativo

Com essas dicas de estruturação de um plano de negócio para o seu aplicativo, vale a pena ressaltar alguns pontos antes de lançar seu aplicativo.

Conte sempre com uma equipe profissional

Às vezes, você pode ser apenas o cara das ideias, mas não é um desenvolvedor. Então, como criar o seu aplicativo?

Em caso de empresas, pode ser que você já conte com uma equipe qualificada de designers, webdesigners, analistas de softwares, desenvolvedores, programadores etc. Caso não seja um time interno, procure por empresas, como a Usemobile, que trabalha para simplificar processos, automatizar tarefas e facilitar a vida das pessoas, através da tecnologia móvel.

Por fim, é de suma importância que todo o processo de criação do aplicativo esteja atrelado a uma estratégia de marketing para a sua divulgação.

Agora que você já compreendeu como usar o plano de negócios para tirar o seu aplicativo do mundo das ideias, que tal contar para Usemobile como estão seus projetos? Deixe nos comentários suas impressões e dúvidas sobre o assunto.

Gabriel Salgado, Chief Operating Officer (COO) da FriendsLab


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