Como os impactos do mundo digital favoreceram empresas e clientes

Os avanços do mundo digital, especialmente da internet, trouxeram inúmeros benefícios às pessoas, que passaram a ter mais facilidade para buscar por informação, consumir e claro, se comunicar. 

Abordando diretamente o consumo, o público assim que passou a entender o que a web poderia oferecer a ele, praticamente esqueceu as formas ‘tradicionais’ de fazer uma compra. 

Tente puxar na memória, qual foi a última vez que você foi a uma loja sem ter olhado sobre o produto em algum site antes?

Pois é, difícil lembrar, não é mesmo? É exatamente aí que o ambiente digital transformou por completo a vida do consumidor, que passou a prezar pela praticidade antes de qualquer decisão de compra.

Só para se ter uma ideia, pesquisas da Hootsuite, Sprout Social, e We Are Social mostraram que 32% dos brasileiros compram em e-commerce e 41% compram produtos que viram nas redes sociais em algum momento. 

E as empresas? Elas simplesmente se viram na necessidade de fazer parte do jogo e hoje não há como negar: todo negócio, independente da sua área de atuação, precisa estar on-line. 

Quer saber o porquê, como explorar bem o digital e o que ele pode oferecer? Continue lendo.

Engajar a persona

A internet, mais especificamente as ações desenvolvidas pelo marketing digital, permitem que as empresas consigam atrair clientes com mais facilidade, principalmente pelo fato que os canais direto de comunicação, como as mídias sociais, são ótimos para criar um relacionamento entre as duas partes.

Para quem vende, é incrível! Simplesmente pelo de que: conhecer bem a sua persona possibilita que você se dirija a ela com assertividade, seja com um conteúdo, uma singela interação ou mesmo à conversão.

Já a quem compra, saber ‘quem é a empresa’ por trás daquele produto e o que ela tem a oferecer além deles é fantástico! É justamente por isso que o marketing digital tem sido fundamental.

Ser encontrado

Falemos de Brasil, país com 209 milhões de habitantes e 69% deles conectados à internet diariamente (IBGE), a pergunta que não quer calar é: por que as empresas devem ficar off-line se o público está on-line?

É como dizem por aí, a conta não fecha!

É por isso que metodologias para facilitar a vida de clientes e vendedores surgem com mais frequência, como é o caso do MPI, patenteado pela Doutores da Web.

O MPI e a Doutores da Web

Marketing de Posicionamento na Internet, o MPI foi patenteado pela Doutores da Web é e uma metodologia fundamentada em SEO, porém é utilizada para posicionar empresas no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Bing e Yahoo!

Segundo o próprio site da Doutores da Web, a metodologia foi inteiramente desenvolvida para ajudar as empresas a alavancarem seus negócios pela internet,  ajudar os usuários a encontrá-las com facilidade e já conta com mais de 2 mil clientes que aplicaram a metodologia em seus negócios.

Depoimentos dos clientes da Doutores da Web que usam o MPI.

Afirma o Google Adwords que: 3.3 bilhões de buscas são feitas diariamente no buscador, ou seja, se os clientes estão lá, cabe às empresas estarem também, por lógica. Concorda?

Atrair e fidelizar clientes

Lembra lá no comecinho, o tal do engajamento? Pois é, ele não se baseia em interações simples de Facebook, embora elas sejam importantíssimas.

Novamente o marketing digital, ele trouxe um conceito diferente ao que se refere a consumo, sem exagero.

Hoje, o público busca um vínculo com as empresas e como seguir demandas está incluso no pacote, elas correspondem a isso. E sabe no que tudo isso se resume? Satisfação.

O desafio hoje é encantar os clientes (motivo do inbound marketing estar tão em alta) e somente dar a ele um produto ou serviço, não irá trazer essa garantia, mesmo que ele se sinta minimamente feliz.

É sério, o mínimo hoje está fora de cogitação, basta perceber, o mercado nunca esteve tão competitivo, se diferenciar de algum jeito é fundamental. Clientes satisfeitos permanecem na casa, compram mais e ainda recomendam o serviço, simples assim.

Pense que é um ciclo: para atraí-los é preciso conhecê-los a fim de saber o que eles necessitam/desejam e fidelizá-los e entregar isso da melhor forma! 

Em resumo, as marcas deixaram de apenas vender, os clientes, conquistaram autonomia.


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *