Os aplicativos de chamadas vão substituir as ligações?

A tecnologia VoIP (Voice Over Internet Protocol), que permite chamadas de voz transmitidas pela internet, não é nenhuma novidade no mercado. Ela já era conhecida desde o início da década de 90.

Porém, naquela época, a conexão não permitia uma experiência tão satisfatória, e o VoIP acabou sendo deixada de lado. Com a melhoria do desempenho da conexão banda larga e dados móveis, aos poucos, as plataformas e os aplicativos de chamada ganharam espaço no mercado.

O WhatsApp, por exemplo, adicionou a possibilidade de fazer chamada de voz pelo aplicativo, em 2015, algum tempo depois da empresa ser adquirida pelo Facebook. Outras empresas já exploravam essa tecnologia há mais tempo, como a Apple pelo FaceTime e a Microsoft, após a compra do Skype e companhias menores como o Viber e o WeChat.

Mas será que esses aplicativos de chamada vão substituir as ligações tradicionais? Confira nossa análise neste post!

Quais os benefícios dos aplicativos de chamada?

Em geral, as chamadas de VoIP para VoIP são gratuitas, ou seja, o usuário pode ligar e falar à vontade, desde que esteja conectado à rede de internet.

Até existem modalidades pagas desse serviço, como o Telefone IP, programas e apps que cobram pela ligação online. Entretanto, essas opções são menos relevantes que seus concorrentes gratuitos.

Por isso, o fator custo-benefício é o que mais tem atraído usuários à tecnologia.

Além disso, a experiência com as chamadas evoluíram muito. Em 2015 e 2016, por exemplo, as ligações por VoIP deixavam muito a desejar, principalmente se o usuário não estivesse nas grandes capitais.

Por outro lado, a velocidade de internet que é disponibilizada no Brasil atualmente tem proporcionado relativa qualidade nas chamadas de voz e vídeo.

Vale destacar que essa qualidade ainda pode variar muito, dependendo da sua operadora, da sua região e da velocidade de internet contratada (caso esteja utilizando uma rede wi-fi). Mas as marcas tem anunciado, frequentemente, investimentos em novas tecnologias.

Com a promessa da chegada da internet 5G quem sabe a qualidade dessas chamadas não se torne ainda melhor?

Os apps de chamada tornam os planos mais baratos?

Apesar de não ser cobrada nenhuma tarifa para efetuar chamadas via VoIP, ela depende de outra tecnologia que tem custo: a internet. Mesmo que o usuário esteja utilizando uma rede a qual ele não pague, alguém está pagando por ela.

As companhias de Telecom têm se esforçado para compreender melhor as mudanças de comportamento de uso dos seus usuários. Elas precisam manter seus negócios ativos, prósperos, fidelizar seus clientes e sabem que para isso precisam se atualizar frente à concorrência.

Por isso, a estratégia adotada pela maioria das operadoras é oferecer pacotes com ligações ilimitadas. Algumas delas, inclusive, ofertam chamadas ilimitadas até mesmo nos planos controles, como é o caso dos planos da Nextel.

Com isso, as franquias de minutos estão se tornando menos relevantes durante a escolha de um plano, enquanto as franquias de internet se tornam o foco principal.

Nesse sentido, a diminuição na relevância do pacote de chamadas não torna o plano mais barato, já que o preço do pacote agora é definido pela franquia de dados.

Então, qual é o futuro das ligações?

Existe uma tendência de que os usuários usem cada vez mais as chamadas online. Entretanto, isso não quer dizer que as ligações serão substituídas por completo.  

A dependência da internet por parte da tecnologia de chamadas por aplicativos pode atrapalhar sua utilização de forma plena. Em muitas regiões, o sinal 4G ainda não é estável ou ainda nem chegou.

Além disso, muitos usuários preferem utilizar as ligações convencionais do que gastar suas franquias de internet, principalmente com os planos oferecendo ligações ilimitadas.

Portanto, as chamadas tradicionais ainda são bastante utilizadas pela população, e é precipitado afirmar que elas  serão completamente substituídas pela ligação online. Por outro lado, vale ficar de olho nas chamadas por VoIP, que devem aumentar ainda mais nos próximos anos.

Tecnologia VoIP no Mundo Corporativo

Nessa análise, cabe comentar o uso do VoIP em um mercado específico, o meio corporativo, onde elas já são mais populares.

Nesse campo, as plataformas Skype e Google Hangouts são as mais reconhecidas. Essa prática é muito explorada na realização de conferências, reuniões, processos seletivos e até mesmo na comunicação diária entre os colaboradores.

Levando em consideração que as empresas, instituições e organizações estão sempre em busca de dinamizar o tempo e otimizar seus processos, a tendência das chamadas por VoIP substituírem as ligações convencionais nesse meio, é maior.

Porém, esse é apenas um palpite. Na prática, muitas outras tecnologias podem aparecer ainda e os usuários podem mudar seu comportamento.

Como o próprio pai da programação, Alan Kay, afirmou uma vez:

“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.”

Alan Kay

  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *