Juno – aplicativo concorrente da Uber em Nova Iorque

Não é segredo para ninguém qual é o aplicativo líder em mobilidade urbana. Entretanto, devido a uma série de erros que a Uber vem cometendo ao longo do tempo, despertou um mercado repleto de usuários que estão buscando novas soluções.

Diante desse cenário surgiu em Nova Iorque o aplicativo Juno, que se intitulam “O melhor aplicativo de caronas” (A Better Ridesharing Service). Fundada em Maio de 2015 por Talmon Marco, um empresário que fez fortuna ao vender por US$ 900 milhões o aplicativo de mensagens que fundou, Viber.

Com um layout mais amigável e pagando mais aos motoristas do que a Uber e Lyft o aplicativo se destacou rapidamente.

O LANÇAMENTO DO APLICATIVO JUNO

O lançamento do aplicativo foi estrategicamente elaborado e o resultado foi surpreendente.  O aplicativo foi liberado silenciosamente em versão beta no inicio de Junho de 2016 (1 ano após ser fundado). Dessa forma diversos motoristas tiveram acesso ao aplicativo e puderam se familiarizar com as funcionalidades. Durante esse período, todas as corridas tinham um desconto de 35%, subsidiada pela empresa.

SOLICITANDO UM CARRO NO APLICATIVO JUNO

Assim como no Uber, no  Juno é possível escolher a categoria do carro. Estão disponíveis 3 categorias: BLISS, LUX e SUV. A Lux equivale ao Uber Black e o Bliss é o modelo básico (UberX).

aplicativo juno

Ao solicitar um carro, é informado o tempo de espera até o motorista chegar. Em Manhattan, por exemplo, embora tenham diversos motoristas disponíveis nos quarteirões próximos, o tempo de espera é em torno de 2 minutos. Imagino que isso ocorra por causa do trânsito constante na região central de NY.

Embora não seja uma obrigatoriedade, os motoristas são encorajados e apoiados a oferecem guloseimas dentro do carro. Situação semelhante ocorre aqui no Brasil com alguns motoristas da Uber.

Diferente da Uber, Lyft e Cabify para se tornar motorista na Juno é um pouco mais difícil. A Juno só está cadastrando motoristas que já trabalham com a Uber ou Lyft. Para se cadastrar o motorista deve ter  avaliação acima de 4.6 na Uber ou 4.7 na Lyft.

INCENTIVOS AOS MOTORISTAS

Uma estratégia interessante adotada pela Juno, é oferecer participação na empresa aos motoristas que atuarem longo prazo. Dessa forma são oferecidas Restricted Stock Unit (RSUs)  aos motoristas que se destacarem com um bom atendimento durante um longo tempo de atuação.

Outra estratégia diferencial adotada é o sistema de tarifas. A Juno cobra apenas 10% de comissão pelas corridas. Foi determinado que essa taxa ficaria fixa por 2 anos. Já a Uber, em Nova Iorque cobra 30% de comissão em cada corrida, além das tarifas cobradas pela prefeitura.

ESTRATÉGIA DE MARKETING DO APLICATIVO

Segundo Talmon Marco, CEO, o aplicativo depende da divulgação boca a boca e não de anúncios em ônibus como o seu concorrente. Além disso, para os primeiros meses de operação foram convidados 8.500 motoristas mais bem avaliados da Uber.

Além dos bônus e descontos, a Juno oferece U$ 15,00 para cada passageiro que agendar uma corrida pelo aplicativo. Marco afirma que a boa relação da empresa com os motoristas é refletida na forma como eles tratam os passageiros. “Nosso custo de aquisição de obtenção de motoristas será menor do que o dos concorrentes.”

Especialistas em mobilidade urbana afirmam que a maioria dos passageiros estão satisfeitos com o serviço oferecido por Uber e Lyft. Porém, os motoristas estão muito insatisfeitos, criando uma grande oportunidade para que o aplicativo Juno se destaque.

 

 

 

 


  • Conrado Carneiro
  • Diretor de Negócios
  • Diretor de negócios na Usemobile atua diretamente na criação de produtos: Da ideia ao lançamento. Apaixonado por tecnologia, tem como hobby o estudo de UI/UX mobile. Atleticano por opção! "As pessoas vêem aquilo que elas querem ver"

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