aplicativo-de-transporte

Saiba tudo o que seu aplicativo de transporte precisa

A fretagem sempre ocorreu ao longo da história. Fosse através de mensageiros contratados que levavam produtos a pé, cavalos, carruagens ou grandes embarcações, o transporte de mercadorias tem sido realizado pela humanidade desde os primórdios das mais antigas civilizações. No entanto, esse processo constantemente vem acompanhado de adversidades e topa com muitos obstáculos, que incluem a pouca transparência e personalização nas entregas, as dificuldades em cumprir e transmitir informações sobre prazos e atrasos, além da falta de segurança e capacidade de produção. Mas pela primeira vez existe uma solução para todos esses problemas: um aplicativo de transporte. Além de se beneficiarem de todas as funcionalidades da tecnologia móvel moderna, eles promovem recursos de análises de dados, rastreio e auxiliam no planejamento dos transportes.

Normalmente as empresas contratam um responsável por realizar essa intermediação entre aquele que envia e aquele que entrega, ou ainda algum tipo de serviço de corretagem de frete. Mesmo assim, os problemas tendem a aparecer e acabam sendo solucionados à revelia de produtoras e clientes, muitas vezes em condições não ideais ou até de forma ilegal. Mas no mercado extremamente competitivo de hoje, qualquer prejuízo na entrega pode ser definitivo para diminuir a qualidade da experiência do comprador, e consequentemente para que um empresário perca seus clientes, ao mesmo tempo em que outras dezenas de empresas farão de tudo para conquistar a fidelidade deles. Portanto, é essencial oferecer não apenas as condições contratuais mais convenientes, mas o melhor tratamento possível – os compradores agora desejam uma experiência fluída e personalizada para atender suas demandas.

É aí que entra a praticidade dos aplicativos de transporte. De forma semelhante ao serviço oferecido por empresas como Uber, o remetente poderá ter acesso direto a informações sobre o trajeto a ser percorrido pelo motorista, tais como rastreio de encomendas, estimação de prazos ou custo de armazenamentos. Ao mesmo tempo em que oferecem diversas formas de pagamento e opções personalizadas, de modo que o cliente possa ajustar elementos como temperatura, umidade e pressão dos locais em que serão guardados e transportados objetos frágeis ou perecíveis. Os aplicativos de transporte para o mercado logístico fornecem uma interface transparente, segura e amigável, eliminando a necessidade de um agente intermediário.

visão uber de acompanhamento de carga em um aplicativo de transporte

Aplicativo Taksy, desenvolvido pela Usemobile

Até o final desse texto você aprenderá como criar um aplicativo de transporte com todos os recursos necessários para obter destaque no mercado.

Soluções que um aplicativo de transporte deve oferecer

Tempo

Transportadoras precisam lidar com engarrafamentos, quebra de veículos, greves, feriados, problemas meteorológicos e até as exigências do cronograma religioso de seus funcionários – todos esses fatores podem contribuir para alterar os planos de horário e impedir que entregas sejam feitas nos prazos corretos. Através de diversos recursos tecnológicos o usuário poderá diminuir o tempo de carregamento, envio e entrega, otimizando a rota do motorista para o caminho mais curto e sem perturbações, poupando tempo gasto com burocracia digital e preenchimento de formulários (com dados que podem ser obtidos instantaneamente por meio de uma API) e minimizando as interações humanas e manuais (mais propensas a cometer falhas). Além disso, o sistema automatizado pode emitir relatórios em tempo real sobre o status do armazenamento e transporte do produto a ser entregue.

Escalabilidade

Os aplicativos de transporte ideais também devem permitir ao usuário posicionar-se um passo à frente das imprevisíveis mudanças econômicas globais, através de um sofisticado sistema de funcionalidade analítica. Um sistema como esse deve possibilitar ao usuário prever o aumento ou declínio na capacidade de produção, através da coleta de informações específicas. Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas, como os aplicativos da SAP, da Oracle e da Manhattan Associates: todos promovem a mineração de dados em cadeias logísticas, permitindo acesso e controle preciso de todos os eventos, as informações conectadas a procedimentos de confirmação, produção e transporte, além de reunir todos os documentos referentes a procedimentos legais necessários.

Segurança

Durante o processo de transporte, a carga passa pelas mãos de muitas pessoas antes de alcançar seu último destino. Por isso, é importante que os veículos usados, bem como os armazéns em que os produtos ficarão guardados sejam confiáveis e modernos. Além de problemas relacionados a furtos, a saúde dos funcionários e o estado dos automóveis também devem ser constantemente monitorados. Isso pode ser feito através de elementos de aplicativos de bem-estar, como um medidor de pulso. Recursos semelhantes poderão ser usados para saber o tempo empreendido e o trajeto percorrido pelo motorista entre saída e chegada nos depósitos.

Existem ferramentas inteligentes podem acompanhar em tempo real os níveis de climatização dos locais de armazenagem. Quando sincronizado com o computador de um veículo, o aplicativo de transporte poderá também monitorar sua velocidade, nível de combustível, tempo de viagem, rotas, etc.

Recursos que não podem faltar no seu app

Um aplicativo de transporte atende a dois públicos: motoristas e remetentes.

Uma solução móvel para os motoristas deve permitir a eles acesso a uma lista com as solicitações atuais de fretagem. O primeiro motorista a aceitar a entrega fica encarregado dela e coloca o artigo a ser transportado em seu automóvel. É importante lembrar ao remetente que uma vez que o serviço tenha sido aceito pelo motorista, ele não poderá cancelar o pedido.

O aplicativo deve permitir também que os motoristas obtenham mais informações sobre o remetente, detalhes sobre a carga transportada (como tipo, locais de carregamento e entrega, peso, etc.), um canal de comunicação direto (chat) entre ele e o solicitante e acesso a um mapa com os trajetos de cada entrega. Também podem ser incrementadas as notificações push e recursos fotográficos, para que imagens do produto em seu destino possam ser tiradas e enviadas ao remetente como registro documental da entrega.

Todo cuidado é pouco na hora de aceitar motoristas para seu serviço. Muitas empresas de logística por aplicativos não contratam novos funcionários antes de realizar entrevistas pessoalmente, obter todos os documentos necessários e analisar a fundo currículos e cartas de recomendação.

Já os remetentes devem através do app poder registrar os detalhes da carga que enviarão, encontrar motoristas próximos e ser notificados quando o serviço for aceito. Qualquer impedimento que dificulte ou atrase o transporte, como documentações, seguros, processamento dos pagamentos, confirmação de entrega, etc. também devem ser idealmente resolvidos pelo serviço.

Por meio do seu aplicativo de transporte o remetente deve também ser capaz de especificar os locais exatos de coleta e entrega da carga no mapa, fazer upload dos documentos necessários, checar veículos disponíveis, obter as cotações de frete, realizar o pagamento pela entrega, conversar diretamente com o motorista, rastrear a carga em tempo real e um local específico no app onde possa receber a foto que serve como prova de que a entrega foi cumprida. É importante fornecer também algum canal de feedback e de avaliação dos motoristas, além de notificações push.

Outras ferramentas

Aplicativos como o Traansmission permitem que as pessoas que solicitam um frete escolham diretamente os motoristas de sua preferência, facilitando os pormenores e consequentemente reduzindo o tempo da entrega. Esse instrumento permite a formação de uma rede de profissionais de confiança, aumentando a fidelidade e o reconhecimento da sua marca. O aplicativo também permite ao usuário fazer rastreio de localidade em tempo real, fracionamento de frete planejado, aprovisionamento e pagamentos integrados.

Outra iniciativa interessante é a da Cargomatic: a empresa contata lojas e depósitos locais e procuram por veículos vazios ou que ainda tenham espaço sobrando. Em um dos aplicativos de transporte oferecidos pela companhia, o expedidor pode solicitar um trabalho de acordo com as dimensões da carga e as necessidades da entrega. Motoristas da rede são então avisados e podem aceitar ou não a solicitação. Confirmada a operação, o remetente do produto recebe uma mensagem de que um veículo está sendo enviado para buscar a carga, que também pode ser rastreada do princípio ao fim pelo usuário.

O sistema conta com um recurso importantíssimo para aplicativos de transporte: a transparência nos preços, determinando quanto um motorista deve receber de acordo com o peso dos objetos transportados e a distância percorrida. O app da Keychain possui recursos semelhantes, aplicando um algoritmo de custo de frete que funciona para qualquer lugar em território norte-americano, calculado através de mais de setenta variáveis que incluem tarifações, preço do combustível, rotas difíceis e trânsito.

Se o seu objetivo é criar um aplicativo de transporte de carga que funcione de forma semelhante ao Uber, é crucial que seu app possua um sistema em tempo real de posicionamento local integrado e que possa ser acessado pelos veículos. É importante que você estabeleça contato e parcerias com transportadoras e carregadoras, aumentando sua rede de motoristas. Os dados associados a cada automóvel (como o modelo, o tamanho, o tipo e, é claro, a localização em tempo real) devem ser registrados para que o aplicativo funcione corretamente.

Saia na frente!

Com um app de transporte logístico você não apenas oferecerá um processo muito mais barato, fácil e confiável de entrega para seus clientes, como eliminará a necessidade de um mediador não-automatizado e que dificilmente apresentará os dados analíticos gerados pelo sistema inteligente de um aplicativo móvel. A transparência sobre como os preços são estabelecidos e as transações rápidas e descomplicadas produzirão uma relação de confiabilidade e credibilidade entre você e os usuários.

Agora que você já sabe como criar um aplicativo de transporte, converse com a gente! É importante lembrar que não basta aplicar um template básico: os aplicativos de transporte para logística precisam ser customizados e ajustados de acordo com as suas necessidades e possibilidades. Muitas vezes, recursos próprios e específicos precisam ser adicionados posteriormente, e fazer isso sem o acompanhamento de programadores qualificados pode prejudicar imensamente seu produto final. Escolher uma desenvolvedora de aplicativos profissional e cuidadosa fará toda diferença na hora de lançar seu app e sair na dianteira.


  • Conrado Carneiro
  • Diretor de Negócios
  • Diretor de negócios na Usemobile atua diretamente na criação de produtos: Da ideia ao lançamento. Apaixonado por tecnologia, tem como hobby o estudo de UI/UX mobile. Atleticano por opção! "As pessoas vêem aquilo que elas querem ver"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *