Notificações push: saiba por que utilizar

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Responda com sinceridade, o momento mais aguardado de seu dia é aquele em que você recebe um cupom do iFood, não é?! Nem é necessário desbloquear a tela de seu smartphone para saber que o desconto da sua pizza chegou. Mas você já se perguntou o que são essas mensagens? A chamada notificação push é uma ferramenta poderosa que pode aumentar consideravelmente o marketing do seu aplicativo.

Apesar disso, quando esse artifício não é usado corretamente, ele pode acabar tendo o efeito reverso. Convenhamos, essas notificações nos lembram spam às vezes. Por isso elas podem gerar repulsa aos usuários se não forem muito bem utilizadas. Sendo assim, fizemos um post que vai te ajudar a utilizar as notificações push da maneira correta para melhorar o engajamento do seu app.

O diferencial das notificações push

Você provavelmente está se perguntando: por que notificações push? Por que não mandar e-mail, ou mesmo SMS, para o usuário do seu app? Nós temos a resposta para a sua pergunta!

Notificações push são enviadas do aplicativo direto para o celular do usuário e de forma personalizada! Além disso, ela aparece em pop-up ou banner e induz o usuário a clicar, o que o leva diretamente para o app.

Os e-mails, apesar de serem ferramentas potentes, não apresentam tantas facilidades quanto as notificações push. Isso porque, ao enviar um e-mail, ele pode acabar caindo na caixa de spam ou mesmo ser esquecido na caixa de entrada.

Por outro lado, as notificações ficam presentes na tela do seu celular até você abri-las ou limpá-las do painel de notificações. Isso torna mais fácil e simples a visualização das informações. Ademais, ela permite que o usuário abra o app com apenas um toque. O infográfico abaixo mostra como as notificações push são mais eficazes que o e-mail.

Em comparação ao SMS sua captação não é vantajosa — apesar da informação chegar ao usuário de forma eficiente. Isso porque, convenhamos, as SMSs já perderam popularidade como ferramenta de comunicação há um tempo.

Além disso, as notificações push são enviadas pelo próprio app, o que torna a mensagem mais confiável e passível de ser aberta. Já por SMS, a mensagem geralmente é enviada por um número desconhecido e com um link. Isso pode gerar desconfiança nos usuários e, dessa forma, o link não será aberto.

Conteúdo exclusivo e atrativo

Não adianta enviar notificações push com um conteúdo que não chame a atenção do usuário. Se o conteúdo não for engajador, o objetivo de fazer com que o aplicativo seja aberto não será cumprido. Além disso, o mau conteúdo pode gerar resultados ruins.

Como já dito anteriormente, a notificação push não deve ser um spam para o usuário do app, pois com essa prática o conteúdo será ignorado. E pior: caso aconteça mais de uma vez, o usuário tende a começar a ignorar as notificações e, no futuro, excluir o aplicativo.

Para que isso não aconteça, há alguns assuntos-chave que podem ser enviados como notificações push:

  • Placares de jogos esportivos direto na tela bloqueada
  • Mensagens úteis do dia, sobre trânsito, clima etc
  • Notícias de um portal sobre sua sessão ou assunto favorito
  • Promoções dentro do app
  • Informações ou atualizações sobre algum serviço contratado

É claro que existem outras informações que podem ser enviadas por notificações push. Afinal, o importante é que o assunto da mensagem seja interessante para o consumidor. Deve-se levar em conta a relevância e utilidade do assunto para cada utilizador.

Benefícios para o app

As notificações push trazem diversos benefícios para o aplicativo, desde maior alcance e tráfego no app, até uma melhoria considerável no aumento de vendas do seu produto. Listamos aqui as principais vantagens de enviar notificações push:

Aumentar o tráfego do app, mantendo os usuários atualizados dos seus conteúdos. As notificações podem ser enviadas sempre que um novo conteúdo (que interesse ao usuário) for postado.

Enviar um lembrete: caso o usuário não tenha finalizado uma compra, ou esteja próximo ao vencimento de algum boleto, o app pode avisar. Dessa forma, o app se mostra útil ao usuário, que passa a considerá-lo essencial.

Aumentar as suas vendas: Enviando promoções para o usuário, ele sente que está recebendo um desconto especial, e resolve aproveitá-lo.

Melhorar a experiência e fidelizar os seus clientes: Ao analisar a taxa de abertura das notificações, conseguimos enviar conteúdos mais bem direcionado. Isso significa usuários mais felizes e marketing mais efetivo.

Conhecer mais sobre sua persona: Com as notificações push, é possível traçar um perfil do usuário do app. Comece dando um nome e idade para sua persona, depois pense em seu grau escolaridade, cidade em que vive e emprego, por exemplo. Quanto mais características sua persona tiver, mais assertivo será o resultado final do desenvolvimento.

Boas práticas

Aqui vão algumas dicas para você tirar vantagem com as notificações push.

  • O primeiro ponto a se considerar na implementação de push em seu aplicativo é o de permitir que seus usuários possam determinar a frequência que desejam receber as notificações. Isso irá ajudar a evitar que eles desinstalem seu aplicativo;
  • O elemento mais importante das notificações push é: lembre-se de enviar somente notificações realmente importantes. Por exemplo, promoções e atualizações do app;
  • Sempre fale como seu público! As notificações só serão atrativas se estiverem alinhadas com a linguagem que seu público fala. Se ele é adolescente, use gírias ou memes atualizados, por exemplo;
  • Valorize ao máximo sua mensagem com palavras-chave em destaque como “PROMOÇÃO imperdível de Natal”, “CONFIRA a última atualização” ou “Temos um CUPOM para você.”

Geolocalização nas notificações push

A geolocalização pode ser utilizada para aprimorar essa ferramenta. Quer saber como?

Vamos supor que você possui um aplicativo que compila notícias de vários portais. Nesse caso, você pode utilizar a localização do usuário para enviar matérias daquela região específica na qual ele se encontra. Ou então, caso o app seja de mobilidade urbana, é possível definir um padrão comportamental e oferecer descontos para determinadas rotas ou eventos.

Lembre-se: quanto mais bem direcionada for a notificação push para o usuário, mais satisfeito ele ficará. Isso pode trazer vantagens como boas avaliações, preferência pelo seu app etc.

E aí, já te convencemos do poder das notificações push? Tem alguma dúvida sobre notificações push? Comente aqui embaixo!

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