Como escolher o servidor certo para sua startup

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

A tecnologia de computação em nuvem se torna um padrão quando se fala em desenvolvimento de aplicativos hoje em dia. Alguns anos atrás, as empresas eram obrigadas a ter equipes dedicadas para configurar, executar e manter salas de servidores. Esse processo tornava extremamente difícil escalonar facilmente e oferecer um produto sustentável. Para pequenas startups, foi ainda mais difícil, devido à falta de recursos humanos e financiamento.

Nos dias atuais, existem tecnologias de computação em nuvem para quase todas as arquiteturas que você possa imaginar. Além disso, os servidores de nuvem também competem sem parar com os  desenvolvedores. A maioria das maiores empresas de tecnologia, como Google, Amazon e IBM, lançou serviços de nuvem nos últimos anos.

Eles anunciam, oferecem níveis gratuitos, apresentam-se em conferências tecnológicas e conduzem workshops gratuitos para experimentar com suas soluções em nuvem. Eles estão cientes de que, uma vez que você se apaixona por seus serviços, provavelmente será sua escolha favorita em todos os projetos nos próximos anos.

Então, o que é um provedor de nuvem, afinal? Um provedor de nuvem é uma entidade que oferece serviços de nuvem para operar seu aplicativo. Sendo assim, a operação pode incluir servidores em execução, servindo seu aplicativo, hospedando arquivos estáticos, fornecendo soluções de banco de dados, lidando com redes entre servidores, gerenciando DNS e muito mais. Diferentes fornecedores de nuvem oferecem diferentes níveis de abstrações em seus serviços, geralmente definidos como IaaS vs. PaaS.

IaaS (Infrastructure-as-a-service)

IaaS, ou infraestrutura como serviço, refere-se a uma solução de baixo nível, como fornecer um servidor Ubuntu Linux sem nada instalado. Esse tipo de solução é adequado para desenvolvedores mais avançados que têm experiência em projetar, configurar e proteger a infraestrutura de servidores em todos os aspectos.

Os serviços de IaaS oferecem flexibilidade e escalabilidade no futuro, e esse provavelmente será o melhor caminho para projetar aplicativos em escala. Essa abordagem exige, como já mencionado antes, pelo menos um desenvolvedor em sua startup que tenha esse conjunto de habilidades; caso contrário, seu produto se tornará uma grande confusão, mais cedo ou mais tarde.

PaaS (Platform-as-a-service)

PaaS, ou platform-as-a-service, refere-se a um ambiente totalmente mantido e gerenciado que está oculto sob uma camada de abstração da qual você nem deveria se importar. O fornecedor da nuvem cuida da manutenção dos servidores necessários para as operações, e você obtém bancos de dados de alto nível, serviços para autenticação do usuário, endpoints para aplicativos do lado do cliente etc.

Essa abordagem é muito mais fácil e rápida de se levantar e executando com e normalmente satisfaz a maioria dos aplicativos básicos. Você deve levar em consideração que, para arquiteturas mais complexas, pode não ser suficiente.Em geral, tanto o IaaS quanto o PaaS economizam muito tempo ao lidar com a implantação e a exibição de aplicativos. Você é capaz de executar um servidor com um clique de um botão e geralmente paga por uso.

O dimensionamento de seus servidores pode ser feito manualmente ou até mesmo automaticamente. Para isto, basta utilizar APIs quando ocorre um pico no tráfego. Você pode ter certeza de que está em uma boa companhia (contanto que escolha sabiamente) e o que puder imaginar, basicamente pode criar.

Escolha o melhor serviço

Nas startups em estágio inicial, o uso de tecnologias de computação em nuvem tornou-se um padrão. Isso aconteceu devido à flexibilidade, aos modelos de preços e à acessibilidade. Escolher o melhor serviço de servidor para sua startup é uma tarefa essencial que todo empreendedor tecnológico deve realizar. Como chefe de desenvolvimento da sua empresa, você deve conhecer as diferenças entre as principais alternativas. E, depois, escolher a que melhor atende o seu produto.

As duvidas técnicas podem acumular-se em caso de má decisão. Além disso, a migração de uma arquitetura inteira de um provedor de nuvem para outro não é uma tarefa fácil. Portanto, você deve ser capaz de conhecer as diferenças, experimentar cada uma das principais alternativas e tomar uma decisão.

Tópicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas