Multitarefa: 8 razões para você parar de ser!

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Um estudo realizado na Universidade de Stanford mostra como a multitarefa acrescenta estresse às nossas vidas diárias e afeta negativamente nosso humor, motivação e produtividade:
Pessoas que são regularmente bombardeadas com vários fluxos de informações eletrônicas não prestam tanta atenção, como aqueles que preferem concluir uma tarefa de cada vez. Além disso, eles também tendem a não controlar sua memória e têm dificuldades em mudar de um emprego para outro. É isso que um grupo de pesquisadores de Stanford descobriu.

Pessoas multitarefas da tecnologia estão por toda parte, mantendo várias conversas por e-mail e trocando mensagens instantâneas ao mesmo tempo. Ou mesmo enviando mensagens de texto enquanto assistem à televisão e saltam de um site para outro, enquanto realizam trabalhos de casa.

Ser multitarefa, você acha isso legal?

8 razões para você começar a fazer uma tarefa de cada vez:

1# Seu cérebro não gosta disso.

Algumas pessoas se orgulham de realizar várias tarefas de uma só vez. Mas quando você faz isso, sua mente não consegue ficar concentrada, então você acaba esquecendo de terminar alguma coisa. Um exemplo claro é que quando uma pessoa que se diz ser “multitarefa” conhece uma pessoa nova. Nesse caso, ela tem 99% de chance de esquecer o nome dessa pessoa que acabou de conhecer. Isso acontece porque nossa mente está distraída e é incapaz de processar, ou até mesmo reter essa nova informação. Isso acontece por estar distraído, ou pensando em muitas coisas ao mesmo tempo.
Pessoas que são distraídas com vários fluxos de informações eletrônicas não prestam atenção.
Essa incapacidade de se concentrar pode afetar tanto sua vida profissional, quanto relacionamentos pessoais. Fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, você acaba não se conectando profundamente com os outros, seja cliente, colega de trabalho, amigo ou familiar. Assim, quando deixamos de viver no presente, estamos essencialmente apenas meio vivos.

2# Mais tarefas = mais erros

Esta é uma conseqüência lógica da falta de foco característica da pessoa multitarefa. Isso porque, ao fazer várias coisas ao mesmo tempo, sua mente é dividida entre elas. Então, é natural que seus erros se multipliquem. De acordo com a pesquisa de Stanford, os multitarefas são terríveis em filtrar informações irrelevantes. Isso significa que, com certeza, haverá algum disparo mental cruzado e sobreposição entre as tarefas.

Você realmente pode se dar ao luxo de cometer esses erros? Provavelmente não. Sendo assim, cada tarefa deve receber toda a sua atenção, separadamente.

3# Espere, o que é multitarefa novamente?

Isso mesmo, multitarefa afeta sua memória.
Em 2011, a Universidade da Califórnia, em São Francisco, publicou um estudo mostrando como a mudança rápida de uma tarefa para outra afeta a memória de curto prazo.
Desnecessário dizer que o impacto é sempre negativo e se torna cada vez mais aparente à medida que você envelhece. Só porque você pode lidar com suas tarefas agora, não significa que daqui a 5 ou 10 anos você possa continuar sua vida da mesma maneira. Portanto, é sempre bom cultivar hábitos saudáveis ​​desde sempre.

4# Multitarefa Causa Ansiedade

Uma grande desvantagem de ser multitarefa é aquela sensação de ansiedade que assombra as pessoas que dividem consistentemente sua atenção. Este estudo, realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, mostra que podem gerar danos psicológicos e físicos.
Eles realizaram um teste que mediu os batimentos cardíacos dos funcionários com e sem acesso ao e-mail do escritório. Aqueles que conseguiram acessar seus e-mails e permaneceram conectados exibiram frequências cardíacas mais altas do que aqueles que não tiveram acesso. Por outro lado, o segundo grupo foi observado e, por fim, executaram seus trabalhos relativamente sem estresse.

5# Criatividade é Inibida

Dedicando sua atenção para muitas tarefas de uma só vez, você nunca terá memória de trabalho para criar ideias e conceitos que sejam verdadeiramente criativos. Assim, você vai executar suas tarefas de forma mediana e a grandeza estará além de seu alcance.
Quando estamos ansiosos, nossos corpos começam a acessar estruturas cerebrais mais primitivas, que são projetadas para nos manter a salvo do perigo e alerta. Quando isso acontece, deixamos de acessar outras áreas, como o lobo frontal, que se adaptou para acessar o pensamento crítico e a criatividade.

6# Multitarefa é uma perda de tempo

Quando você tenta completar pequenas tarefas simultaneamente com uma grande tarefa, você sente que as tarefas consomem mais tempo e nunca acabam. Isso acontece porque a mente tem que se redefinir para cada troca de tarefa.

7# Prejudica a criatividade

Ser multitarefa exige muito da “memória de trabalho”, como é conhecido o armazenamento temporário de informação, que tem capacidade limitada.
Quando esta “memória” está esgotada, prejudica a capacidade de pensar criativamente, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Illinois em Chicago. Com tanta coisa acontecendo em suas cabeças, o estudo sugere que os multitaskers têm mais dificuldade em ter devaneios e criar espontaneamente soluções criativas.

8# Você não está vivendo

Quantas vezes por dia você verifica se tem uma atualização no seu telefone? Você nem percebe, mas o seu polegar está permanentemente preso em desbloquear o telefone para olhar o status do Instagram, Facebook, Whatsapp ou ler notícias na web o dia inteiro. Ou seja, você neste momento pode estar lendo este post e vendo o seu crush no Tinder, e isso não é bom. Você vive em multitarefa tecnologicamente e acaba esquecendo do seu lado pessoal.
Considerando todas essas razões, é fácil entender porque o poder da multitarefa é um mito que nunca ajudou ninguém a realizar eficientemente qualquer coisa que seja importante.
Então, o que você pode fazer sobre isso?

Aqui estão algumas idéias para aumentar a produtividade e diminuir o estresse:

1 – Crie mais estrutura para o seu trabalho. Realize tarefas altamente criativas de manhã e faça uma pequena pausa antes de passar para cada tarefa diferente. O método eficiente que tem ajudado várias pessoas é o Pomodoro.
2 – Coloque sua caixa de entrada em pausa por uma ou duas horas. No mínimo, pare de responder seus e-mails imediatamente. Isso “treina” os outros a não esperar respostas imediatas.
3 – Compartilhe metas e realizações semanais com outras pessoas. Quando você se compromete publicamente com certas prioridades e falha em realizá-las, isso pode motivá-lo a encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas na próxima semana.

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4 respostas

  1. Boa tarde – muito obrigada. Pois, deveria apresentar o seu artigo para o meu boss 🙂 – muitas empresas pensam que bom trabalhador e ao mesmo tempo trabalhador “multitasking’. Na minha opinião pessoas assim, nao existem, mas pronto 🙂 Na minha vida profissional, tento salvar me, utilizando as ferramentas digitais como http;//kanbantool.com – ajudam me um pouco controlar todas as tarefas- por isso consigo fazer mais e tenho menos problemas com o meu boss 🙂 Recomendo

    1. @Ana Margo
      Bom dia, tudo bem?
      Fico feliz que você gostou do artigo.
      Compartilho da mesmo opinião que você, pessoas “multitarefa” não existem. Porém, podemos realizar varias tarefas diferentes mas, devem estar organizadas e controladas utilizando uma ferramenta e um método. A metodologia Kanban ajuda muito neste caso e você esta no caminho certo. Sobre ferramentas digitais, utilizo o Trello para gerenciar tarefas e times aqui na Usemobile. Alem do Trello, a ferramenta Wrike tem chamando a minha atenção, ela é utilizada pela Google e Kaspersky.

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