Como os aplicativos estão revolucionando o setor da saúde

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

A preocupação por uma vida mais longa e saudável leva a pesquisas e avanços contínuos no setor de saúde. Com o mundo “mobile-first” que estamos vivendo, está cada vez mais forte a tecnologia na saúde.

Consultas, receitas médicas, compra de medicamentos, exames de saúde – tudo isso vem sendo afetado e redefinido com os aplicativos móveis.

Benefícios dos aplicativos e da tecnologia na saúde

Ajudar a procurar médicos e hospitais

Se você entrar na Google Play Store ou na App Store da Apple, você encontrará inúmeros aplicativos de saúde podem mudar nossas vidas. Sendo os mais antigos nas indústrias de saúde, esses apps fornecem uma lista de médicos e hospitais de acordo com sua localização e outros filtros.

As principais características envolvem:

  • 1. Procurar por médicos e hospitais on-line com base em sua localização geográfica
  • 2. Utilização de GPS, levando o paciente para áreas de entrada ou estacionamento
  • 3. Alguns aplicativos avançados permitem aos pacientes entrar em contato com os provedores de serviços de saúde
  • 4. Mapas 2D e 3D da sua localidade, notificações e dicas através de alertas
  • 5. Mostrar as instalações disponíveis em um hospital e clínica

Anos atrás, era muito difícil encontrar um bom centro de saúde, especialmente se você era novo na região. Usando a tecnologia na saúde, como aplicativos, tudo está mais simples e conveniente.

Melhoram as instalações e a coordenação dos cuidados

Quão difícil era para um hospital ou cliente gerenciar as contas, relatórios, laudos e outros detalhes sobre os pacientes?

Mas, atualmente há softwares e aplicativos suficientes para disponibilizar e consultar todos os dados de uma pessoa específica que já foi atendida. E como paciente, você consegue fazer download dos seus relatórios enviados pelos médicos.

Aumentam a facilidade ao atendimento sob demanda

As consultas online estão se tornando uma forma  cada vez mais incrível de aplicação da tecnologia na saúde. Você pode conversar com especialistas em saúde, disponíveis online, para resolver o problema médico. Isso não só economiza tempo, mas também ajuda a obter  serviços desejados se você for residente de uma área com menos acesso.

Onde quer que esteja, você pode se conectar ao seu médico, ou a muitos outros médicos, em todo o mundo. Isso pode ser útil para garantir a autenticidade da receita de um médico desconhecido.

O resultado é uma melhor comunicação entre médicos e pacientes. Não importa o quão ocupado você esteja ou onde você mora, você sempre pode se conectar a especialistas em chamadas de voz ou vídeo para fazer perguntas e pedir ajuda para seus problemas. Como isso seria possível sem a tecnologia na saúde?

Revolucionam os modelos de negócio de saúde

O antigo modelo de negócios para o setor de saúde era totalmente diferente de agora. Atualmente, as pessoas estão focando e buscando cada vez mais experiências online. A tecnologia na saúde está fazendo com que os modelos de negócio deste setor tenham que se adaptar.

O setor está buscando funcionalidades que envolvem uma melhor comunicação com pacientes, consultas online, manutenção de dados do paciente e gerenciamento financeiro.

Aplicativos de registro e acompanhamento de pacientes são usados pelos provedores de serviços para atrair os consumidores. Esses apps não são apenas a racionalização dos negócios de saúde, mas também a melhoria da qualidade dos serviços para os usuários finais.

Controlar os custos e a disponibilidade dos medicamentos

Sem o uso de tecnologia na saúde para fiscalização e comparação, os provedores de serviços ficaram livres para cobrar o quanto quisessem dos seus clientes.

No entanto, o cenário mudou. Com aplicativos você pode comparar preços e locais online antes de visitar um centro de saúde. Os comentários fornecidos por pacientes anteriores podem ser usados ​​para verificar a qualidade do serviço criado por uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. A crescente concorrência devido ao envolvimento da presença digital pode resultar em uma redução nos custos.

Você pode comprar medicamentos com facilidade sem sair da sua casa, pois existem farmácias online confiáveis ​​suficientes para resolver seus problemas. Esta tendência também ajuda a diminuir o problema da escassez de medicamentos.

Melhoram a tomada de decisão sobre os prestadores de serviço

Como era possível julgar a qualidade de um provedor de serviços de saúde na década de 1990?
Algumas formas de decidir entre vários hospitais eram:

  • 1. Indicação de conhecidos
  • 2. Propagandas
  • 3. Infraestrutura e ambiente
  • 4. Qualificação e especialidade dos médicos
  • 5. Nome, fama e proximidade

Mas nenhuma dessas formas é muito confiável. São informações muito subjetivas que ao invés de ajudar na decisão, podem até atrapalhar.

Uma forma de adotar a tecnologia na saúde de modo a melhorar a experiência dos usuários é utilizando os aplicativos para avaliação. Dessa forma é possível ter feedback de inúmeras pessoas, com notas, comentários e outros detalhes sobre essas empresas.

Possibilitam consultas e relatórios online

Existem muitos aplicativos de saúde que permitem aos pacientes fazer o upload de seus relatórios médicos e outros documentos online. Sempre que necessário, esses dados podem ser usados ​​pelos médicos para melhorar a qualidade do processo de tomada de decisão.

Um grande número de pacientes costumava perder os relatórios antigos ou esquecer de trazer consigo para as visitas ao hospital, criando muitos problemas. Mas como tudo é online e acessível através de aplicativos móveis, ele economiza tempo para ambos.

Além disso também é possível marcar e realizar consultas online. Assim não se perde tempo com deslocamento ou em uma sala de espera. Ou seja, só torna melhor a relação entre o médico e o paciente.

Ajudam a organizar os dados médicos

Como os usuários estão fornecendo informações médicas necessárias online, há ótimas oportunidades para os estudantes e pesquisadores de medicina aprender sobre a dinâmica médica.

Analisando as tendências locais e doenças comuns, por exemplo, pode-se ter resultados como as causas dessas doenças. Havendo um grande número de usuários e dados, esses aplicativos podem servir como uma plataforma de pesquisa perfeita para especialistas da saúde.

Facilitam o acesso à informação

Os usuários são basicamente analfabetos no que diz respeito a médicos e complicações deste setor. Os aplicativos trazem uma vantagem completamente diferente ao setor de saúde, crescendo e ajudando muito as pessoas comuns.
Estamos falando sobre o nicho de educação online do paciente. Os aplicativos de educação médica, saúde, assistência à infância, maternidade e educação física são o melhor exemplo da revolução iniciada com a ajuda de smartphones.

Facilitam o acompanhamento físico e médico

Os aplicativos fitness e de saúde estão entre os mais usados ​​atualmente. Eles podem deixar você definir objetivos e metas, ler conteúdos sobre a saúde e sugerir planos de dieta para ajudar a melhorar a condição física.

Além disso, você receberá notificações e lembretes para que nenhum compromisso seja deixado de lado no processo, seja ele tomar algum comprimido, fazer uma refeição, ou até mesmo beber água.

Muitas dessas mudanças foram surpreendentes e bem sucedidas. A tecnologia na saúde vem avançando cada vez mais rápido, o que significa que mudanças ainda mais radicais podem estar por vir em pouco tempo.

E você? Já utilizou algum desses serviços de saúde online? O que acha dessa inovação tecnológica no campo da medicina? Comente e deixe sua opinião.

Tópicos

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas