Seu app precisa ter um site?

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

A presença digital de uma empresa se tornou primordial. Atualmente todas as informações são pesquisadas pelas ferramentas de buscas na internet, e isso se tornou um hábito antes de fechar qualquer negócio.

Os websites e as redes sociais se tornaram as principais plataformas de web onde o cliente navega, verificando todos os dados da empresa e informações que geram confiança.

Já os aplicativos mobile vieram para facilitar a vida dos usuários, estando, na maioria das vezes, na palma da mão para livre acesso de onde ele estiver.

Hoje, para a maioria dos “problemas do usuário”, existe um aplicativo ideal, seja para organizar a rotina ou até para pedir comida ou se deslocar para algum lugar.

Pensando nisso, muitas empresas criam um app para atender as necessidades do cliente, mas só isso basta? Será que seu app precisa ter um site? 

No artigo de hoje vamos tentar responder essa pergunta para você, portanto, é só continuar a leitura abaixo.

Leia também: 60 dicas de marketing para o sucesso do seu aplicativo.

Diferenças entre site responsivo e aplicativo mobile

Antes de responder à pergunta se é preciso também ter um site para seu negócio, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre as diferenças entre um site responsivo e aplicativo mobile.

Um site responsivo é aquele endereço de web que se adapta a qualquer tela, seja no smartphone, tablet, notebook ou computador de mesa.

Para acessar a plataforma, o usuário precisa saber o endereço URL ou nome da empresa para que possa navegar no site.

Já o aplicativo mobile não necessita que o usuário entre em um navegador, podendo obter maior velocidade em carregamento de conteúdo, ser aberto em modo offline em alguns casos, trazendo facilidades e rapidez no acesso às informações.

A ideia do site responsivo é fornecer uma melhor experiência ao usuário, com funcionalidades que abrangem qualquer negócio, qualidade de mídias e adaptação ao tráfego na plataforma.

No caso dos apps, eles podem ser uma extensão do site, ou vice-versa, podendo estar presente em todos os canais digitais, pois sua função também é melhorar a interação com público e seu negócio.

Além da maior interação com o usuário, o aplicativo permite um melhor atendimento aos clientes, pois o ícone do app ficará ativo e fixo no celular, necessitando apenas de atualizações das funções quando necessário.

E se o aplicativo parar de funcionar, é possível relatar problemas de acesso, erros nas operações tudo em tempo real, sem precisar enviar um e-mail para a empresa ou fazer uma ligação.

Quais as vantagens de ter um site responsivo para seu aplicativo

Ter seu próprio site com design responsivo, layout original e feito do seu jeito pode trazer muitas vantagens, entre elas também estão a praticidade no acesso e interação com a audiência através de chats online, formulários e informações com os contatos logo na primeira página.

Para as empresas, ter um site responsivo pode ajudar muito no engajamento com os usuários, já que essas plataformas possuem opções de botões customizados que facilitam a navegação e permitem que o cliente tenha acesso a maiores informações.

As adaptações de conteúdos e layout são algumas das principais vantagens de um site responsivo, onde você pode criar conteúdo relevante, como em um blog por exemplo, aumentando a interação com a sua persona.

Além disso, uma plataforma online é uma forma de divulgar uma marca, porém é preciso ser estratégico para obter bons resultados digitais.

O Google e demais buscadores na internet oferecem uma infinita lista de conteúdo e, para obter bons resultados de pesquisa, o investimento em técnicas em SEO apresenta uma maior visibilidade da marca. Destaco também uma melhor experiência do usuário, de modo que o cliente possa caminhar pelo funil de vendas.

Sendo assim, com um site responsivo, você poderá usar as mídias sociais como aliadas na hora de divulgação do seu negócio, proporcionando maiores engajamentos que possam converter em clientes.

Mas será que meu Aplicativo precisa ter um site?

Vimos que os aplicativos mobile e sites responsivos possuem algumas vantagens, sendo duas ferramentas adaptativas para qualquer tipo de negócio.

Por esse motivo, a melhor opção é analisar a sua persona, saber quais tecnologias sua audiência mais utiliza e qual o motivo dela usar determinada ferramenta. 

Outra ideia para empreendedores que desejam ampliar sua presença digital são os site mobile, que possuem uma estruturação baseada na praticidade e velocidade de navegação do usuário.

Esse novo formato de app apresenta um layout mais básico, com facilidade em carregar as páginas e encontrar as funções que o usuário necessita para navegar, como botões de acesso, geolocalização, disponibilidade para fazer ligações e outros recursos personalizáveis.

Ao criar uma maior presença digital, um site responsivo vai se adaptar aos conteúdos do aplicativo, sendo esta mais uma ferramenta de interação com o seu cliente.

Por isso, vale muito a pena analisar todos os recursos oferecidos em um site responsivo e aplicativo, pois estas duas opções podem ser uma mais completa, para estar em todos os espaços divulgando seu negócio.

Artigo pela Oblige

Tópicos

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas