Como conectar uma kombi na internet (sim, estamos falando do carro)

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

Já imaginou poder enviar um tweet através da sua geladeira? Apesar dessa história poder ser apenas uma jogada de marketing da LG, é assustador e ao mesmo tempo incrível o que os chamados dispositivos smarts podem fazer. Toda esta conexão entre geladeira, cafeteira e máquina de lavar é conhecida como Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para internet of things).

Ainda existe um grande estigma de que produtos com IoT são apenas aqueles com tecnologia de ponta. Mas, podemos provar, logo abaixo, que não precisamos de uma novidade para conectar nossa geladeira no twitter.

Vinicius Senger (desenvolvedor da Amazon) mostrou, em seu canal do Youtube, que as possibilidades para inovação utilizando IoT são muito amplas, permitindo até conectar um carro antigo à internet.

Abaixo irei explicar como ele conectou uma Kombi, modelo 2006, usando o serviço de nuvem AWS. Irei separar em duas partes, estas são:

  • Para Leigos;
  • Para desenvolvedores;

Logo, não se sinta intimidado se você não sabe nada de computação, pois explicarei de forma bem didática.

Mas por que uma Kombi?

A escolha deste veículo se deu por conta do simbolismo que ele nos traz. Quem não associa Kombi à algo antigo? Logo, se ela pode se conectar à internet, qualquer outra coisa pode também.

Como se conecta uma Kombi, modelo 2006, na Internet? (leigos)

Antes de tudo, tenho que deixar claro alguns conceitos. Estes são:

  • IoT;
  • AWS.

O que é IoT?

A internet faz parte de nossas vidas desde os anos 90, quando foram amplamente difundidas. Entretanto, seu acesso esteve limitado a dispositivos como computadores e, anos após, smartphones e demais dispositivos móveis.

Porém, a internet já está em outros lugares. Hoje temos visto um crescente aumento do número de dispositivos inteligentes: carros, relógios, geladeira, máquinas de lavar, etc. Todos eles conectados entre si, a qual esta conexão é a chamada internet das coisas, ou IoT (sigla para internet of things). E é a partir dela que essas “coisas” ganham o atributo de “smart”.

O que é AWS?

AWS é a sigla para Amazon Web Service. Em suma, é plataforma de nuvem oferecida pela Amazon. Essa plataforma oferece 175 serviços que vão desde suporte para blockchain até IoT. Você pode conferir os principais neste link.

Kombinando tudo

Todo dispositivo smart é uma novidade e, por isso, logo associamos conectividade a novidade. Entretanto, como é mostrado pelo desenvolvedor da amazon, podemos reinventar tecnologias existentes para que elas se tornem compatíveis a novas tecnologias.

E o caso da Kombi funciona mais ou menos assim:

A Kombi modelo 2006 possui injeção eletrônica, o que significa que ela possui um sistema eletrônico para executar comandos, capturar e enviar dados. Além disso, existem sensores espalhado pelo veículo que, ao detectar certos níveis, acendem uma luz no painel do carro. Porém, este modelo de veículo não possui um painel convencional como já estamos acostumados, o que torna essa conectividade com a internet ainda mais interessante para conhecer os status do automóvel.

Logo, para que o sensor acenda uma luz é necessária a comunicação entre a Kombi e o dispositivo responsável pelos códigos de comando e pela conexão à internet. Assim, você vai precisar de um conector OBD-II com saída USB ou bluetooth, cuja função é transmitir as informações da Kombi: velocidade, temperatura, rotação, entre outros.

Um pouco de Python, um pouco de criatividade e voilà

Através de um script (código) de Python podemos conectar esses dados gerados a nuvem. E, a partir dela, criar indicadores digitais.

“Ok, então você está me dizendo que agora posso ter as luzinhas do painel no meu computador?”

Não apenas isso. Estamos tão acostumados com sinais e sensores no nosso dia a dia que nos esquecemos da riqueza que eles nos oferecem, e qual seria esta riqueza?

Dados, dados e mais dados

Não podemos dizer ao certo em que momento o machine learning entrou em ascensão. Mas, certamente é em 2020 que estamos vendo o aprendizado de máquina ser amplamente usado.

Os dados gerados pelo sensores, agora, podem ser armazenados em nuvem. E, através de modelos de predição podemos ter, por exemplo, manutenções mais assertivas. Todo prazo de manutenção é feito com base em uma estimativa, mas cada pessoa usa o carro de uma forma diferente. Assim, se você pudesse saber qual a hora certa para você fazer uma manutenção, sem dúvidas que irá evitar gastos maiores no futuro e garantir a segurança do motorista e passageiros.

Mas não para por aí. Imagine a aplicação desses dados numa empresa de logística. Com os dados de todos os veículos dela será possível prever o gasto de gasolina de forma mais precisa, evitando gastos maiores. Imagine o quanto pode ser economizado com as manutenções preditivas. Além disso, como bem explicado no vídeo (ele está logo abaixo), você pode atualizar seu veículo através de outros dispositivos e implementar GPS, dentre outras atualizações.

As possibilidades são infinitas.

Como conectar uma Kombi na internet? (desenvolvedores)

Eu podia escrever aqui como é o passo a passo, entretanto uma imagem vale mais do que mil palavras. E, um vídeo, com 30 fps, é provavelmente o melhor jeito de lhe passar uma informação.

Aqui está o git da Kombi, para quem estiver mais curioso.

Ficou interessado?

Se você deseja criar um projeto integrado de IoT a smartphones entre em contato com a Usemobile. A software house possui experiência com diversas tecnologias emergentes.

Quais possibilidades você imagina sobre isso? Deixe aqui nos comentários, e não se esqueça de falar se você é um Dev ou Leigo.

Tópicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas