Dicas para se manter produtivo no Home Office [+ aplicativos para te auxiliar]

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Já de conhecimento de quase as todas as pessoas, o Sars-Covid-19 (coronavírus) foi classificado como pandemia global pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no último dia 11. A fim de conter ainda mais a propagação do vírus, principalmente para os grupos de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas cardíacos e renais, asmáticos e fumantes), diversos governos decretaram medidas para que as pessoas se mantenham sob quarentena ou isolamento em suas casas até que esta situação comece a ser controlada.

No Brasil não está diferente. Com 234 casos de coronavírus já registrados, diversos governos estaduais como Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro já decretaram estado de isolamento em suas respectivas capitais. Além disso, diversos órgãos públicos como Universidades Federais já interromperam suas atividades — e o setor privado também vem mostrando sua preocupação com o contágio do novo vírus.

Avenida Paulista deserta. Foto: Rádio Tupi
Avenida Paulista deserta. Foto: Rádio Tupi

Todas essas medidas protetivas mostram que de fato é uma situação muito preocupante — e proteger a população de alastrar o raio de contaminação é de fato o mais correto e sensato a se fazer. Desta forma, muitos brasileiros estão tendo que recorrer a mudanças nos seus cotidianos profissionais na prática do home office.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas valiosas para você se manter tão produtivo em casa quanto no ambiente que você está habituado a trabalhar.

1- Escolha bem, separe e invista em seu espaço para trabalho.

Assim como em sua empresa, seu local de trabalho deve ser o mais confortável e apropriado para que sua atividade seja tão produtiva quanto onde você estava acostumado a trabalhar. Silêncio, boa iluminação, mesa e cadeira adequadas são alguns dos elementos mais cruciais para que seu rendimento seja confortável.

Seu quarto pode ter essas características mas, de nenhuma forma, escolha ele como local de trabalho. O ambiente ideal é algum que não seja ligado às suas atividades de descanso ou hobbies.

2- Crie uma rotina.

Sua casa pode ter as suas próprias regras, mas o seu trabalho também tem as dele. É possível que nesta situação você possa sim escolher seu horário de início do trabalho, mas mesmo assim, defina um horário fixo para acordar, tomar um café da manhã e exercer qual for seu ritual de iniciar sua rotina para, então, começar o trabalho.

Lembre-se: em hipótese alguma trabalhe de pijama, a forma que você se veste interfere diretamente na sua forma de trabalhar. Mas calma, aqui somos do time sem código de vestimenta, portanto use roupas confortáveis, chinelo ou o que te faz sentir mais à vontade.

3- Tenha horários de descanso.

Da mesma forma que trabalhar no escritório, o trabalho home office também é físico e mentalmente impossível ser produtivo por 8 horas a fio. Aliás, no home office talvez seja ainda mais difícil. Portanto separe horários como o de almoço, lanche e demais pausas que você já está habituado a praticar.

4- Desconecte-se das distrações.

Nossa casa é o nosso pequeno mundo particular, nela temos tudo aquilo que nos conecta com o que somos. Família ou “housemates”, pets, hobbies e uma infinidade de outras coisas. É imprescindível explicar para aqueles que estão ali que você não está de férias ou recesso, para que essas pessoas saibam respeitar esse espaço do seu dia.

Como dito, em casa somos muito mais suscetíveis às pequenas distrações. Por isso, também vale a pena desativar as notificações do seu celular.

5- Faça pausas.

Mesmo no trabalho longe de casa, você tira momentos para ir ao banheiro, beber água ou pegar um café. Essas pausas são benéficas para desafixar um pouco a cabeça e espairecer as ideias. Muitas vezes, elas nos ajudam bastante para destravar e conseguir prosseguir para as próximas tarefas.


Trabalhar em casa é desafiador para grande parte das pessoas, mas não torne isso algo penoso e sofrido para a sua saúde mental. Ah! Nestes momentos está permitido fazer um carinho no pet.

6- Organize sua vida, trabalho e espaço

Ao final de seu dia, reserve um pequeno espaço para se organizar. Afinal isso também é parte do trabalho. Sabe aqueles 30 minutos finais do expediente em que ficamos olhando para o relógio a cada 7 minutos? Pois, bem. Separe este tempo para organizar seu espaço físico de trabalho, anotar uma check-list do que foi realizado e se programar para o dia seguinte.

Não se esqueça que a pessoa mais beneficiada por um espaço limpo, organizado e uma rotina bem dividida em tarefas e metas é você.

7- Ao terminar o expediente, feche seu escritório.

Seu trabalho pode ser em casa, mas, ao concluí-lo, saia dele. Você deve respeitar o expediente que você definiu, afinal, você faz o mesmo quando seu trabalho é no escritório da empresa, certo?

Você deve prosseguir sua vida e rituais após o expediente normalmente, pois descansar o corpo e a mente reflete diretamente na sua saúde e rendimento profissional.

Aplicativos para alavancar sua produtividade no home office

Como dito anteriormente, muitas pessoas irão passar por essa nova rotina de trabalho, e pensando nisso, aqui vão alguns aplicativos seguros que irão te auxiliar a se manter organizado e bem comunicável nesta forma de trabalho.

Slack

Já muito popularizado no meio empresarial, o Slack é uma plataforma de chat que permite mensagens privadas entre as pessoas da empresa e também possui a ótima função de criar canais. Os ditos “canais” (ou channels) são grupos de chat que podem ser categorizados por áreas da empresa, pessoas envolvidas em determinado projeto ou até mesmo um canal mais livre para dar aquela aliviada no expediente. Eles funcionam quase igual aos grupos do Whatsapp.

A plataforma possui sua versão gratuita com um pouco menos de recursos, mas os principais, como acima citados, estão liberados.

Any.Do

Esta ferramenta é um aplicativo de organização de rotina. Mas melhor do que um texto, o vídeo a seguir irá explicar melhor:

Trello

Imagine aquele bom e velho quadro de post-its separados em Backlog, To do, Doing e Done. O Trello é exatamente isso, só que virtual. Nele você pode separar os cards — como são chamados — por categorias e adicionar descrições, anexos, checklists, marcar os responsáveis pela tarefa, prazos de entrega, entre outras funções.

Assim como o Slack, a plataforma Trello também tem a possibilidade de criar vários canais com membros específicos e é de fácil assimilação.

Google Agenda

O Google Agenda nada mais é do que uma planilha virtual de organização e de usabilidade intuitiva. Além de, é claro, ser sincronizado com o e-mail, o que facilita muito a comunicação da equipe.

Por exemplo, ao marcar uma reunião em determinada data e horário, é possível selecionar os participantes. Instantaneamente cada pessoa receberá um e-mail de confirmação de presença com as opções “sim”, “não” e “talvez”. Um grande adianto para equipes que estão separadas.

Além disso, também é possível compartilhar sua agenda com outras pessoas, o que pode facilitar muito na organização de eventos e tarefas.

Doodle

Aliado do Google Agenda, o Doodle (até rima) é uma plataforma a qual uma equipe de possa marcar sua disponibilidade de horários para a realização do encontro — no nosso caso, uma vídeo-conferência de equipe em home office. Dividido em dias da semana e horários, ela dá uma projeção gráfica detalhada dos melhores horários para marcar a call.

Veja também: 10 aplicativos que todo gerente deveria ter

Skype

Já velho de guerra, o Skype continua sendo uma ótima opção para chamadas de vídeo e voz. Como já é popular há quase duas décadas, a maioria das pessoas já o conhecem e sabem como usá-lo.

Telegram

O Telegram é um aplicativo de chat análogo ao Whatsapp, muito popular em várias partes do mundo. Ele se difere pelo seu sistema de segurança de altíssima confiança. Com mensagens criptografadas, o aplicativo permite também o bloqueio de mensagens por senha, mensagens que se autodestroem após X tempo após a leitura e outras ferramentas que são primordiais para o compartilhamento de informações mais delicadas.

Habitica

Uma dica mais lúdica, o Habitica é um aplicativo que gameficação de hábitos. Nele você traça suas metas pessoais, ou em grupo, e vai somando pontos. Alinhado com o universo de jogos de RPG, estes pontos são trocados por itens para você estilizar seu personagem com armaduras, estilo de cabelo e até armas. É uma opção divertida para te ajudar a adquirir bons hábitos.

Estas são algumas das milhares de plataformas e dicas que ajudam no trabalho home office, seja na organização, na comunicação ou até mesmo em tornar novos hábitos mais divertidos. Você conhece ou usa alguma outra? Conte para nós e os outros leitores aqui nos comentários.

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