Tendências no Mobile Marketing para 2020

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O ano de 2020 está repleto de novidades na tecnologia, como a chegada do 5G e até mesmo os veículos autônomos que serão testados nas Olimpíadas de Tokyo. Estes avanços em velocidade de internet, capacidade de dados e novos produtos possuem muitas coisas em comum, sendo a principal, sem dúvidas, a tecnologia mobile. De uma forma ou outra, praticamente qualquer produto ou serviço que está para ser lançado deve estar presente nos smartphones de alguma forma.

Como já dissemos várias vezes aqui no blog, o fator crucial para o sucesso de um aplicativo está em seu marketing. Não importa qual seja seu segmento, sempre haverá uma estratégia certa para cativar seu público com sucesso. E para ajudar na inspiração de seu negócio neste ano que ainda se inicia, aqui vão as principais tendências no marketing de aplicativos em 2020.

Mas antes, um pequeno jogo. Em 2016, a consagrada revista estadunidense The Economist realizou uma enquete entre seu time de marketing. Cada profissional deveria escolher as três tendências tecnológicas que julgava ter maior impacto nos negócios a partir de 2020. Vamos ver se acertaram em cheio? Compare os resultados da pesquisa com as tendências levantadas neste artigo!

Tendências do mobile marketing para 2020

Chat Bots

Não é segredo para ninguém que as pessoas estão cada vez mais trocando mensagens através de aplicativos, por exemplo, o Whatsapp se manteve entre os aplicativos mais baixados em 2019. O que nos tempos de MSN era “coisa de adolescente”, hoje em dia é um ponto de encontro da família, canal de comunicação do trabalho, vídeo-conferências e infinitas possibilidades.

Percebendo o engajamento nos aplicativos de mensagens instantâneas, profissionais do marketing, e demais, viram oportunidade nesse interesse comum, criando serviços similares aos apps para outras plataformas onlines. Foi assim que os primeiros bots chegaram à Terra.

Chatbots são robôs programados para interagir com o consumidor e oferecer informações sobre um determinado assunto ou serviço. Eles podem dar respostas rápidas, ouvir e resolver problemas e dúvidas, oferecer conteúdo extra e ajudar com processos de registro ou atendimento. Resumindo, chatbots são assistentes técnicos que conseguem lidar de forma coesa com vários atendimentos simultaneamente.

Cada vez mais, sites e aplicativos vem incorporando chatbots em seus serviços e as pessoas estão se habituando com esse tipo de atendimento.

Análise de sentimento

Uma tendência em crescimento exponencial no marketing digital, que também se estende para o mundo dos dispositivos mobile, é o uso da Inteligência Artificial para estudar a comunicação humana e interações online a fim de compreender as emoções. A análise de sentimento permite o entendimento do engajamento do público, avaliando se são positivos, neutros ou negativos.

Essa ferramenta é uma peça fundamental para a administração da reputação de uma empresa, produto ou serviço. Identificar as falhas, atrair mais consumidores fiéis e analisar a impressão de um determinado público-alvo possui em relação a você são vantagens dessa tendência de mobile marketing.

Para compreender melhor sobre o assunto, assista ao vídeo com Claudio Pinhanez, gerente sênior do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil.

Pesquisas por Voz

Embora essa tecnologia tenha sofrido bastante em seus primeiros anos, vários aplicativos de voz já provaram que possuem engines excelentes para os dias atuais.

Aplicativos de pesquisa como a Siri, Google Now, Cortana e Alexa ganharão ainda mais popularidade devido sua praticidade, visto que resumem, de forma super simples e prática, as pesquisas, seja nos buscadores ou no próprio dispositivo que os têm instalados.

Segundo um estudo realizado pela Adobe, cerca de 50% dos usuários norte-americanos de assistentes de voz realizam consultas diariamente. Visto que 91% das marcas já estão investindo na voz, podemos chegar a conclusão que essa é uma tendência alta e que o número de usuários das assistentes virtuais só vai aumentar à medida que a década avança.

Vídeos

Desde os tempos em que a televisão era o principal meio de comunicação na humanidade, nunca foi nenhum segredo que os conteúdos audiovisuais possuem um potencial de encantamento absurdo, e as razões de uso para essa estratégia de marketing são bem simples: grande engajamento, estão atrelados ao entretenimento e são o tipo de conteúdo mais fácil de ser consumido. Confira mais motivos para usar:

Mídias Sociais

As mídias sociais foram o pilar do marketing digital na última década e isso não mudará. Facebook e Instagram se tornaram as duas maiores plataformas da internet mundial e a expressiva maioria de seus usuários acessam ambas através de smartphones.

Além de sua popularidade absurda, elas possuem suas próprias plataformas comerciais, o que as tornam canais ideais para o mobile marketing. Portanto, a exposição nas mídias sociais trazem benefícios para o relacionamento com clientes e a captação de novos, pois, afinal, as mídias sociais continuarão sendo os principais veículo de marketing durante os próximos anos.

Inteligência artificial

A tecnologia de Inteligência Artificial continuará seu crescimento ainda mais forte e concreto no marketing mundial, trazendo possibilidades e vantagens únicas que eram inimagináveis há alguns anos atrás. Dentre elas, o rastreio de todo o funil do marketing e a coleta de dados de comportamento e tendências do consumidor. Certamente, essa é a uma tendência  para se investir no momento.

Isso porque o mobile marketing possui um potencial ilimitado, o que envolve a adaptação aos novos tempos de transformação digital. Toda e qualquer nova tecnologia lançada, de fato, impacta na indústria do marketing de uma forma ou de outra, criando novas tendências. Contudo, o uso da inteligência artificial deve ser cuidadoso e responsável para não infringir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Conclusão

Se sua empresa deseja se manter competitiva ou ter um lugar ao sol, ter um investimento direcionado ao mobile marketing é uma estratégia importante. Ainda mais importante é estar sempre antenado às tendências futuras para acompanhar os seus concorrentes — ou ultrapassá-los —, com uma mentalidade proativa e aberta às novidades, mesmo que isso envolva mudanças bruscas na estratégia em vigor.

Agora nos conte. Na sua opinião, qual tendência será a que mais impactará o mercado e a vida digital das pessoas? Os marketeiros da revista The Economist foram visionários? Conta para a gente aqui nos comentários.

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