O que aprendi com o NSBrazil19? Um resumo do evento

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

O NSBrazil é a maior conferência focada em tecnologias da Apple no Brasil. Quase 400 entusiastas e desenvolvedores brasileiros e do mundo compareceram a sua edição do ano 2019 para assistir palestras, interagir e disseminar conhecimento.

Organizada em São Paulo, a conferência reuniu colaboradores de empresas como iFood, Uber, Mercado Livre, Globo.com e nós da Usemobile.

O que há de novo?

Junto do lançamento do iOS 13, realizado pela Apple neste ano de 2019, foi também lançado um novo framework para desenvolvimento de aplicativos iOS, o SwiftUI.

A linguagem de programação possibilita o programador visualizar a tela que está desenvolvendo em tempo real, sem precisar compilar a aplicação todas as vezes que realizar alguma alteração, o que otimiza o tempo de desenvolvimento.

De maneira poderosa, a sintaxe do SwiftUI permite inspecionar os elementos na mesma e conferir suas características de posição, tamanho, cor, alinhamento, fonte e mais características presentes — além de obter uma prévia da tela do aplicativo em tempo real,  Ademais, a linguagem está presente para todas as plataformas Apple.

Código robusto!

Além de apresentar aplicativos bonitos e elegantes, a conferência também trouxe uma abordagem sobre a assertividade e modularização dos códigos desenvolvidos. A aplicação de Design Patterns, por exemplo, é essencial para um projeto ser muito bem organizado, promover uma fácil manutenção quando necessária, ser altamente modularizado e fracamente acoplado.

No Bugs

O NSBrazil19, através dos palestrantes desta edição, promoveu uma série de reflexões e alertas para a comunidade dev em relação aos testes realizados nos aplicativos antes de estarem disponíveis para os usuários. Testá-los ou qualquer software é uma das medidas de segurança mais importantes para termos certeza de que o app foi desenvolvido de forma correta. Dessa fora, sabemos se ele se encaixa no que o cliente queria e se possui a melhor experiência possível para os usuários. Ferramentas como Appium, iOS-Snapshot, XCFIT e muitas outras auxiliam os profissionais da área na tarefa de desenvolver um melhor código e garantir a estabilidade do produto.

As palestras

A palestra com o especialista em iOS do iFood, Douglas Ferreira, não poderia ter sido mais impactante Em sua talk, Douglas trouxe uma visão de como colocar SwiftUI em produção. A linguagem de programação constrói aplicações que executam apenas em devices com iOS 13+, gerando uma grande reflexão sobre o tempo que levará para que todos os usuários de iPhone façam o update para o novo sistema e, assim, desenvolver os novos aplicativos com menos código e mais rápido.

Já a palestra da engenheira de software mobile, Aline Borges, trouxe uma abordagem que certamente causa um ótimo impacto nos usuários finais das aplicações mobile. Com o tema Feature Flag, Aline falou sobre mudar e adicionar funcionalidades nos aplicativos sem precisar subir novas versões para Apple Store e, por consequência, não incomodar os usuários avisando que precisam atualizar o aplicativo. Além disso, as orientações da palestrante otimiza o tempo dos desenvolvedores, reduzindo os builds, menos arquivamentos e tempo de avaliação na Apple Store.

Muito Benchmark

Além de muito conteúdo, o NSBrazil é um evento para promover a integração entre os principais desenvolvedores do Brasil. O almoço e coffe break puderam agregar muita troca de conhecimento para a comunidade iOS com as histórias e experiências no mercado.

Esse tipo de evento agrega muito na formação profissional, por isso recomendo à todos que possuem interesse na área! Quem sabe nos encontramos no ano que vem!

Tópicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas