Conheça os aplicativos mais baixados no mundo em 2023 e 2022

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

São inúmeros os motivos pontapé para criar apps: ganhar dinheiro, inovação e disrupção, entretenimento, escalabilidade de empresas ou produtos e outros. Todas as ideias têm potencial para chegar nos nossos celulares e até entrar na lista dos aplicativos mais baixados.

A disputa pelo pódio dos aplicativos é acirrada e inevitável. Afinal, é previsto que sejam gastos 171 bilhões de dólares neste mercado entre 2020 e 2024. Então tem muita oportunidade para novas possibilidades e oscilações na competição.

Esses dados e os demais que serão apresentados abaixo são da curadoria da Sensor Tower, cujos dados levam em consideração apenas novas instalações. Ou seja, usuários que deletaram e instalaram novamente o app estão fora da contagem.

Siga a leitura para conferir o ranking dos aplicativos mais baixados e entender seus cenários!

Os aplicativos mais baixados em 2023

2023 teve um total de 139,7 bilhões de downloads de aplicativos vindos da App Store e Play Store. Essa é uma informação pertinente a se destacar, pois existem outras lojas de aplicativos como da Amazon, SAP, apps para smartTVs e wearables, dentre outros.

O top 20 aplicativos mais baixados de 2023 ficou assim:

  1. Tiktok
  2. Instagram
  3. Facebook
  4. Whatsapp
  5. Capcut
  6. Telegram
  7. Snapchat
  8. Spotify
  9. Messenger
  10. Pinterest
  11. Netflix
  12. Twitter
  13. Amazon
  14. Youtube
  15. Whatsapp Business
  16. Shein
  17. Duolingo
  18. Truecaller
  19. PicsArt AI
  20. Temu

Outros nomes que se destacaram ao longo do ano foram Jiocinema, Threads, Remini, Meesho, PhonePe, Disney+Hotstar, ChatGPT, Canva, Flipkart e Shopee.

As redes sociais e produção de conteúdo

Podemos afirmar com toda certeza que as redes sociais são as principais forças para o volume de instalações mundiais.

Dentre os aplicativos com maior destaque, o Tiktok ficou no pódio por 8 trimestres consecutivos, perdendo apenas no Q3 para o Instagram, mas recuperando seu posto no Q4 de 2024. Inclusive, a briga entre ambos os aplicativos é bastante acirrada.

Ainda que o Tiktok esteja na liderança, o app do grupo Meta mostra tração para superar ou ter o mesmo desempenho eventualmente.

Desde a guinada na popularidade do Tiktok, o Instagram mudou seu formato para que pudesse se tornar mais competitivo no cenário de redes sociais da atualidade, sendo os vídeos curtos o principal recurso para o engajamento e aquisição de novos usuários.

Dentro do ranking, os aplicativos de redes sociais ganham destaque, o que mostra um comportamento da população de querer se manter conectada e produzir conteúdo para as redes. Essa segunda afirmação se dá também pelo volume de aplicativos para edição de vídeos, como o CapCut.

Streamings se mantém em alta

Uma vez travada a batalha dos streamings, a competição se mantém acirrada. Um mercado que era dominado pela Netflix passa a dar espaço para outros nomes como Disney+, Prime Video, Start+, HBO Max.

Isso significa uma competitividade e um maior leque de opções. Salvo às redes sociais, o ranking dos aplicativos mais baixados mostra interesse no entretenimento visto que os streamings são o segundo grupo dominante com a aparição recorrente do Spotify e Netflix.

Comércio eletrônico deixou de ser tendência?

O volume de vendas online aumentou significativamente com a pandemia. Ainda que o retorno às atividades presenciais o volume de compras tenha caído, os e-commerces e m-commerces se mantiveram em pé.

Essa é evidenciado com a aparição da Amazon e Shopee, sendo este segundo um e-commerce recém popularizado no mercado brasileiro e que até trouxe discussões no governo sobre tributação ao longo de 2023.

Jogos mais baixados em 2023

O top 20 dos jogos mobile mais baixados em 2023 foi:

  1. Subway Surfers
  2. Roblox
  3. Garena Free Fire
  4. Ludo King
  5. Candy Crush Saga
  6. Block Blast
  7. Royal Match
  8. PUBG Mobile
  9. My Talking Tom 2
  10. Race Master 3D
  11. Monopoly Go
  12. 8 Ball Pool
  13. FIFA Mobile
  14. My Perfect Hotel
  15. Football League 2023
  16. Bridge Race
  17. Gardenscapes
  18. Stumble Guys
  19. My Talking Tom Friends
  20. Attack Hole

Outros nomes também tiveram destaque nos rankings, como Real Card Driving, Indian Bikes Drivindg 3D, Spider Fighting, Hunter Assassin, Tic Tac Tow, Traffic Rider, EA Sports FC Mobile, Tomb of the Mask e Fishdom.

Aplicativos mais baixados em 2022

O top 20 aplicativos com mais download durante todo o ano de 2022 foram:

  • TikTok
  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
  • CapCut
  • Telegram
  • Snapchat
  • Messenger
  • Spotify
  • Whatsapp Business
  • Shopee
  • Amazon
  • Zoom
  • Twitter
  • Netflix
  • Youtube
  • Pinterest
  • Shein
  • Truecaller

Abaixo vamos entender alguns porquês dos downloads e o surgimento de novos nomes no cenário dos mobile apps.

Cenário dos aplicativos em 2022

Nos últimos três anos, o cenário de downloads anuais de aplicativos se manteve firme na casa dos 140 bilhões de instalações. Em 2022 foram baixados 142 bilhões de apps, 0,9% abaixo do ano anterior.

Desse montante, o TikTok foi o aplicativo que conquistou a primeira colocação dos mais baixados de todos, se mantendo no pódio desde o primeiro trimestre de 2021.

O aplicativo tem enfrentado cenários de tentativas de proibições em países como os EUA. O alto engajamento dos jovens com a rede e acusações de supostas espionagens e vazamentos de informações são as motivações — além da desconfiança por ser um aplicativo chinês.

Ainda que o TikTok esteja à frente, o Instagram passou a dominar os downloads. No último trimestre do ano, o aplicativo esteve em alta, especialmente nas instalações vindas da Play Store. Quanto ao ranking na App Store, a rede social do Zuckerberg está na quarta colocação, logo atrás do Google.

Os responsáveis pelo pódio top 3 são as empresas ByteDance e Meta, empresas da China e Estados Unidos, respectivamente.

Ascensão de categorias

Quanto às demais categorias de aplicativos, a de saúde tem ganhado espaço. Segundo análise da Sensor Tower sobre os 100 apps mais baixados, os apps medicinais viram a maior alta, tal como o Conecte SUS; enquanto que a categoria de navegação está em segundo lugar no pódio dos crescimentos — e “viagens” logo atrás.

Tendo em vista que a pandemia acelerou a telemedicina, e o mundo se viu retomando às atividades, há sentido no crescimento dessas categorias.

No Brasil, durante o primeiro semestre do ano foi comum a exigência da apresentação da carteira de vacinação para ingressar em estabelecimentos, o que justifica a alta do Conecte SUS, pois o app possui a comprovação de vacinação.

Nova rede social

Uma das maiores discussões que se tem sobre redes sociais é o distúrbio de imagem, que são resultados, por exemplo, do uso de filtros. O impacto disso é tão forte na auto imagem que as pessoas que têm procurado por cirurgias estéticas por conta das redes sociais com base nos resultados vistos em filtros.

A discussão acerca dos impactos das redes sociais rendeu documentários como “O Dilema das Redes” e também o surgimento de uma nova rede: a BeReal.

Com o propósito de postar somente o que fosse real, e de forma que não fisgue a atenção do usuário por muito tempo, a rede social francesa envia uma notificação para os usuários e eles terão até 2 minutos para postar o que estão fazendo sem alterações.

A proposta ganhou popularidade e o BeReal alcançou a 14ª posição nos aplicativos mais baixados na App Store no último trimestre de 2022, próximo dos 20 milhões de downloads.

Influência da Copa do Mundo

Diante de um evento internacional cuja recorrência é a cada 4 anos, é natural que muitas pessoas tenham interesse nele. Esse é o caso da Copa. 

O aplicativo indiano JioCinema transmitiu os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2022 e, com isso, a plataforma de streaming ocupou a 16ª posição nos apps mais baixados. Foi um total de 43 milhões de downloads.

Cenário dos jogos mobile em 2022

Juntas, a App Store e Play Store contabilizaram 5,2 bilhões de downloads de jogos mobile, uma das categorias mais rentáveis para os aplicativos.

Num comparativo com o ano anterior, o Garena Free Fire teve um salto no ranking dos games mobile mais baixados. O game saiu da 5ª posição em maio de 2021 para a 1ª em janeiro de 2022, período que totalizou 24 milhões de downloads, representando um aumento de 51%. A população brasileira tem influência no montante, representando 11% das instalações.

A popularidade de Subway Surfers também mantém o game firme no top 10 desde 2020. De janeiro de 2021 ao mesmo mês de 2022, o jogo cresceu 58% das instalações.

Além dos dados apontados acima, a Sensor Tower também conta que o top 10 dos jogos mais baixados em janeiro de 2022 foram:

  • 1- Garena Free Fire
  • 2- Subway Surfers
  • 3- Roblox
  • 4- Candy Crush Saga
  • 5- Race Master 3D
  • 6- Ludo King
  • 7- PUBG Mobile
  • 8- Count Masters
  • 9- Sponge Art
  • 10- Magic Tiles 3
Reprodução: Sensor Tower

Retrospectiva do uso de aplicativos em 2021

Altos e baixos

O Telegram foi o aplicativo mais baixado no mundo em janeiro deste ano, contabilizando 63 milhões de instalações, valor 3,8 vezes maior que o volume de janeiro do ano passado, segundo a Sensor Tower.

Este montante é resultado da polêmica política de privacidade do Whatsapp sobre o compartilhamento obrigatório de informações de usuários com o Facebook. As novas regras resultaram na migração dos usuários para os concorrentes Telegram e Signal, este como o terceiro app mais baixado.

Porém, o Whatsapp nunca caiu do top 10 apps mais baixados durante 2021. 

Esclarecida a informação que os dados privados e a criptografia de ponta se mantém, e que as informações compartilhadas são somente em conversas com contas comerciais, o download do Whatsapp se manteve e o Telegram tornou a cair, já em maio ocupando o 9º lugar.

E assim como durante 2020 todo, o TikTok se manteve firme no top 5 dos aplicativos mais baixados, ocupando o 2º lugar em janeiro e o 1º durante os demais meses até maio. O Brasil foi o país com maior volume de downloads, com 16% das instalações, na frente da China com 12%.

Faturamento

Os usuários de iOS mostram maior disposição para pagar por serviços, assinaturas ou outros modelos de monetização de aplicativos. Por isso, a Apple fatura por volta de 1,8x a mais que o Google.

E, como já mencionado, o TikTok é o app que mais faturou, passando de US$3 bilhões arrecadados. Somados os valores na App Store e Play Store, o aplicativo de vídeos apresenta o maior faturamento, como aponta a Sensor Tower. No entanto, de forma isolada, somente na App Store que ele ocupou o primeiro lugar. O destaque da loja do Google foi um app da própria empresa, o One, destinado a serviços de armazenamento em nuvem.

A categoria de streaming de vídeo se manteve firme no top 10 dos que mais faturaram. Outro destaque é o Tinder como solução de relacionamento. Neste ano, o app lançou a funcionalidade Vibes para auxiliar nos assuntos dos usuários, o que pode ter influenciado na alta dos downloads ao longo do ano.

Quais foram os aplicativos mais baixados em 2021?

O top 10 dos mais baixados no mundo em maio de 2021, conforme a Sensor Tower, ficou assim:

1- TikTok
2- Facebook
3- Instagram
4- Whatsapp
5- Messenger
6- Zoom
7- Snapchat
8- Capcut
9- Telegram
10- Josh

Os mais baixados na App store em maio de 2021:

1- TikTok
2- Youtube
3- Instagram
4- Capcut
5- Whatsapp
6- Facebook
7- Zoom
8- Messenger
9- Google Maps
10- Gmail

Os mais baixados na Play Store em janeiro de 2021:

1- TikTok
2- Facebook
3- Instagram
4- Whatsapp
5- Snapchat
6- Messenger
7- Zoom
8- Josh
9- Telegram
10- ToonApp

Os jogos mobile mais baixados em maio de 2021 foram:

1- Hair Challenge
2- Bridge Race
3- Paper Fold
4- Ludo King
5- Garena Free Fire
6- Subway Surfers
7- Candy Crush Saga
8- High Heels
9- Going Balls
10- Makeover Run

Destes games, somente o Freefire entra para a lista dos jogos mobile mais lucrativos de maio, sendo o primeiro colocado o game Honor of Kings.

O uso de aplicativos durante 2020

O coronavírus trouxe mudanças nos estilos de vida e consumo dos mobiles em 2020: gastamos cerca de 3,7h na internet neste ano, segundo estudo da Hootsuite e We Are Social. O Brasil é o segundo país que mais contribui para essa média global de uso.

Esse alto consumo dos mobiles surgem pelo isolamento social e adaptações dos escritórios para os regimes home office. Neste panorama, o app popular para vídeo-conferências é o Zoom, além do Google Meet. O Microsoft Teams subiu para o top 20 mais baixados do segundo trimestre de 2020.

O TikTok foi o aplicativo mais baixado durante o primeiro semestre de 2020. No total, houveram mais de 600 milhões de downloads na App Store e Play Store, segundo estimativas da Sensor Tower. Somente em fevereiro, mês dos lockdowns, o volume foi de 113 milhões.

Em setembro, o Brasil foi o líder em downloads do TikTok, representando 11% das instalações do app em setembro. Volume maior que os Estados Unidos, com 9%.

Rentabilidade dos aplicativos

Como destaca a App Annie, houve um aumento de 20% no gasto com aplicativos. Podemos especular que este volume se dá também pelos aplicativos de streaming, visto que, por exemplo, a Disney lançou sua plataforma no país durante o ano. Além disso, apps de delivery aumentaram a demanda com a pandemia.

Veja também: aplicativos de streaming para assinar além da Netflix

Quais são os aplicativos mais baixados em 2020?

O top 10 da Sensor Tower dos aplicativos mais baixados no mundo em dezembro ficou assim:

  • 1- TikTok
  • 2- Facebook
  • 3- Whatsapp
  • 4- Instagram
  • 5- Zoom
  • 6-  Snapchat
  • 7- Messenger
  • 8- SnackVideo
  • 9- Telegram
  • 10- Netflix

Os aplicativos mais baixados na App Store (apps para dispositivos Apple) em dezembro:

  • 1- TikTok
  • 2- Youtube
  • 3- Whatsapp
  • 4- Zoom
  • 5- Instagram
  • 6- Facebook
  • 7- Messenger
  • 8- Gmail
  • 9- Netflix
  • 10- Google

Aplicativos mais baixados na Google Play Store em dezembro:

  • 1- Facebook
  • 2- TikTok
  • 3- Whatsapp
  • 4- Instagram
  • 5- SnackVideo
  • 6- Snapchat
  • 7- Zoom
  • 8- Messenger
  • 9- Telegram
  • 10- MX Taktak

Os jogos mobile mais baixados em 2020

A Sensor Tower apurou o top 20 dos games mobile mais baixados no último trimestre de 2020:

  • 1- Among Us
  • 2- Join Clash 3D
  • 3- Shortcut Run
  • 4- Garena Free Fire
  • 5- Subway Surfers
  • 6- Tiles Hop
  • 7- Roblox
  • 8- My Talking Tom Friends
  • 9- PUBG Mobile
  • 10- Acylic Nails
  • 11- Homescapes
  • 12- Candy Crush
  • 13- Cube Surfer
  • 14- Emoji Puzzle
  • 15- Stack Ball
  • 16- Water Sort Puzzle
  • 17- Gardenscapes
  • 18- Subway Princess Runner
  • 19- My Talking Tom 2
  • 20- Call of Duty: Mobile

O App Annie levantou os games mobile mais baixados nas primeiras 10 semanas de 2020. Foram considerados os downloads na China, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. O título que conquista o pódio de 5 dos 10 países é Slap Kings. 

O top 10 dos jogos para celular mais baixados nos Estados Unidos nesse período ficou assim:

  • 1- Slap Kings
  • 2- Brain Test: Tricky Puzzles
  • 3- Sort It 3D
  • 4- Draw Climber
  • 5- Dentist Bling
  • 6- Cut and Paint
  • 7- Trivia.io
  • 8- The Seven Deadly Sins
  • 9- Woodturning
  • 10 -Slap That

Quantos desses aplicativos você tem instalado no seu smartphone? Me conte nos comentários!

Tópicos

16 respostas

  1. Oi Boa noite, galera você não imagina conseguir instalar 7 Instagram, até hoje tô com três, também 4 twitter 3 Spotify 2 whatsapp também outro uma só , também instalando popcorn também Trenzinho mexicano dominó, também baixador no Instagram , muito mais também outra coisa pagar borra letra tira fundo da foto muito mais inshot app melhor ainda , isso é uma loucura sei baixar só no Android no celular quando quiser Acompanhar mundo inteiro futebol sim
    Só muito inteligente. Também uso computador Win 10 faço mesma coisa diferente do futuro . Agora eu tenho problema baixar Google play store no Ios iPad sim…
    Agradeço muito por conta comigo Boa Noite gente!

    1. Olá, Anderson! Tudo bem? Fique a vontade para explorar o conteúdo do nosso blog, pois nele tem muito conteúdo que vai te ajudar nessa jornada de aprendizado! Já te recomendo o seguinte texto, voltado especificamente sobre como criar um app. Você também pode entrar em contato com a gente para contar a sua ideia. Prometemos guardar segredo! É só ligar no (31) 3552-3533 ou acessar nossa página de contato. Estou à disposição para tirar dúvidas específicas ou te indicar mais material!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas