Qual é a equipe necessária para criar um aplicativo? [+infográfico]

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

Certamente você já teve a curiosidade de saber quanto custa e o que é necessário para o desenvolvimento de aplicativos, certo?! Mas para entender isso melhor, é muito importante ter uma noção de como se desenvolve um aplicativo. Este conhecimento vai ajudar na hora de escolher o desenvolvedor do app.

Diferente do desenvolvimento web, por exemplo, a criação de aplicativos lida com diferentes tecnologias ao mesmo tempo. Exigindo um conhecimento muito superior em design e software que um site precisa, por exemplo.

Precisamos ressaltar uma coisa aqui, apesar de estar integralmente ligado ao sentido da visão, os aplicativos não são feitos por empresas relacionadas à publicidade e propaganda.  Este segmento está ligado às campanhas de divulgação e marketing de produtos e marcas.

Como exemplo, citaremos o papel do designer nas equipes. No setor de publicidade, o profissional da área se preocupa em construir e gerenciar as marcas, tornando-as conhecidas e relevantes para seu público. Já no desenvolvimento de aplicativos, o designer se compromete com o bem-estar do usuário para criar as interfaces, o público é reconhecido e relevante para o produto.

Contratando uma desenvolvedora de aplicativos, alguns problemas certamente serão evitados, como disponibilidade de manutenção, estreitamento nos diálogos, prazos mais assertivos e, é claro, profissionais mais qualificados para esta finalidade.

Um aplicativo é dividido em duas partes

1. Painel administrativo ou Dashboard

Se trata de um Web Software, bem semelhante a um site. Nele, os administradores do aplicativo mobile podem visualizar e editar cadastros, monitorar o uso do aplicativo, configurar regras e termos. Por exemplo, no painel de um aplicativo Tipo Uber, os administradores podem monitorar o número de corridas canceladas em determinada região e assim, terem mais dados para melhorar em sua cobertura geográfica de motoristas.

2. Aplicativo nativo

O aplicativo é baixado através da loja de aplicativos e será instalado no aparelho celular, afinal é um software. Após o usuário realizar qualquer ação, o banco de dados é acionado pelo dashboard, para buscar e levar informações.

Então, por que desenvolver um aplicativo é tão complexo?

O desenvolvimento de aplicativos exige uma grande equipe. Para entender melhor, veja quais são os profissionais envolvidos somente na parte de desenvolvimento e execução de um projeto de aplicativo para celular:

Grosso modo, um aplicativo de pequeno porte exige de 150 a 500 horas de trabalho e pode levar de 2 a 4 meses de desenvolvimento. Grandes aplicativos podem levar de 6 meses a 1 ano. Não é possível resolver projetos em um mês, pois são várias pessoas distintas envolvidas no mesmo projeto, causando impacto direto em sua sequência contínua.

Caso o projeto do App der errado, é muito difícil conseguir uma desenvolvedora que se disponibilize a continuar o projeto, por ser muito mais difícil e custoso trabalhar sobre algo que teve seu início de maneira errada, além da possibilidade do uso de tecnologias diferentes entre as duas partes. É necessário pesquisar e fechar com um fornecedor que transmite total confiança e segurança no assunto.

Tópicos

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas