Código QR: como gerar e onde usar

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

Com 29 anos de existência, os códigos QR ganharam grande popularidade a partir da sua aplicação nos meios de pagamento e também impulsionados pela pandemia por COVID-19, uma vez que foram necessárias medidas de distanciamento e baixo contato.

No cenário brasileiro, o PIX para pagamentos instantâneos fomentou o uso da ferramenta. Por ter sido novidade para muitos brasileiros, muitas dúvidas surgiram sobre o que são os códigos QR, como utilizá-los e gerá-los.

Neste conteúdo irei te explicar cada um desses pontos e ainda te contar um pouco da história dos QR Code.

O que são QR Codes?

Os códigos quick response, que significa “resposta rápida”, são imagens bidimensionais estáticas ou dinâmicas capazes de armazenar informações como endereços de sites, números de telefone, informações de pagamento, credenciais, 4.000 caracteres de texto, dentre outros dados.

O pagamento instantâneo via PIX popularizou ainda mais o uso dos códigos QR no Brasil. Tanto as versões estáticas quanto dinâmicas dos códigos QR são utilizados para pagamentos nessa modalidade. Vamos entendê-los a partir deste cenário financeiro:

QR codes dinâmicos

Essa versão dos códigos QR são temporários: uma vez utilizados eles expiram, como no caso de ingressos e passagens aéreas.

Quanto aos pagamentos por PIX, esses são os códigos que são gerados já com um valor e datas de vencimentos definidos — além de regras de juros, multas, descontos e afins.

QR Codes estáticos

Se tratando do PIX, estas já são as imagens fixas que podem ser disponibilizadas em pontos de vendas. As informações armazenadas são quanto dados bancários de quem está recebendo. Assim, o código não tem data de expiração e pode ser utilizado inúmeras vezes.

Dessa forma, a pessoa que apontar a câmera do celular para o código poderá digitar o valor desejado e finalizar a operação. A próxima pessoa que escanear o código poderá digitar um outro valor e assim por diante.

câmera apontando para qr code para finalizar um pagamento

Como os QR Codes funcionam?

A leitura dos QR codes é parecida com a leitura de um código de barras. Os sensores ópticos identificam um padrão e, a partir disso, conseguem interpretar as informações contidas no código.

A forma a qual os códigos são criados permitem que eles sejam lidos mesmo que tenham marcas de dobras ou estejam danificados.

Para entender melhor sobre o funcionamento e a tecnologia por trás do código QR, confira o vídeo explicativo abaixo:

Uma breve história sobre os códigos QR

A facilidade foi o que promoveu a criação desses códigos bidimensionais. Criadas em 1994 pela japonesa Denso Wave, as imagens foram pensadas para substituir os códigos de barras e melhorar o trabalho da sua equipe.

A necessidade de escanear cerca de 1.000 códigos de barras diariamente, junto da limitação de 20 caracteres por código, estava gerando uma dificuldade para os trabalhadores.

Quem estava de olho nesse problema era Masahiko Hara, o responsável pelo desenvolvimento de scanners de código de barras. A observação dessa dificuldade dos trabalhadores foi o incentivo para a criação dos QR codes.

Felizmente, a empresa quis compartilhar sua invenção e, pouco a pouco, ela foi tomando espaço. Rapidamente os códigos quick response chegaram aos meios de pagamento no Japão e dali de popularizando.

O Snapchat foi um aplicativo que contribuiu com a popularização dos códigos QR. Para que os usuários pudessem se adicionar de forma rápida, o aplicativo gera um código para cada perfil. Assim, para adicionar bastava apontar a câmera para fazer a leitura e realizar a ação.

A pandemia por COVID-19 também foi um motor para o uso do recurso. Para evitar áreas de contato comum, os QR codes foram implementados, como o caso de uso para cardápios — embora as opiniões atuais sejam impopulares.

Uso dos QR Codes

Como já mencionei, os QR Codes ganharam muitos usos ao longo de sua popularização. Além do pagamento e cardápios, alguns outros exemplos são:

Acessar URLs

Um uso bastante comum de código QR é para compartilhar URLs, sejam de cardápios virtuais, perfis ou links importantes.

No meu caso pessoal, utilizo os códigos durante apresentações e palestras. Assim consigo direcionar a fonte das informações a qual debato ou compartilhar meu perfil do LinkedIn. 

Para a criação desses códigos, ensinarei um método prático pelo próprio navegador do Chrome nos próximos tópicos.

Acessos

Há prédios comerciais e residenciais que utilizam dispositivos com scanners de QR codes. A finalidade é liberar acesso aos locais, seja para visitantes ou para moradores e trabalhadores dos prédios. 

Se tratando do caso de moradores, essa é uma comodidade que elimina a necessidade de um morador precisar ir até o térreo abrir a porta para alguém. Digo por experiência própria, tendo em vista o sistema e dispositivos utilizados no meu prédio, como mostrado na imagem abaixo:

Conectar a dispositivos inteligentes

Com o avanço da internet das coisas, passou a ser necessário uma maneira simples e fácil de conectar os dispositivos à rede e aos seus aplicativos. Para isso, o uso do QR code também atende essa necessidade.

No exemplo da lâmpada abaixo, o código QR serve para conectar o gadget com o aplicativo “Casa” nativo da Apple.

Marketing

Criar campanhas de marketing exige bastante criatividade, que cabe o uso de tecnologias e recursos como o scan de códigos. Esse foi o caso da empresa Cygames que, para visibilizar o jogo Princess Connect, utilizou de um show de drones para formar um grande QR code no céu. Ao escanear o código, ele direcionava para o download do game.

Uma ótima forma de chamar atenção e angariar algumas instalações.

Compartilhar internet

Virou um hábito comum solicitar a senha do wi-fi ao chegar num estabelecimento ou residência que não seja a sua. Como uma das medidas de cibersegurança é o uso de senhas fortes, compartilhá-las pode ser trabalhoso em função de caracteres randômicos e demais critérios para uma senha forte.

Para fugir deste problema, o uso de qr code estático ajuda no compartilhamento de wi-fi, bastando apenas escanear para conectar à rede.

Reprodução: UOL

Ingressos

O acesso a eventos e locais também são exemplos de uso do QR code. Os ingressos digitais são um formato que dispensam a necessidade da impressão, o que reduz o consumo de papel e contratempos.

Passagens

As viagens também aderiram aos códigos QR. Seja para acessar a área de embarque em rodoviárias ou a área de inspeção no aeroporto, seja para acesso aos meios de transporte, os QR codes são utilizados.

Cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro já utilizam dos códigos bidimensionais para acesso ao transporte público, como ônibus e metrôs.

Como criar QR Codes?

Com tantos exemplos de utilidades, chegou o momento de ver como criar um código QR — processo bastante simples.

Existem ferramentas web e aplicativos para essa finalidade, como o caso do site QR Code Generator ou o aplicativo de nome similar, o QR Code Generator & QR Creator.

O primeiro passo de todos é saber qual a finalidade para o código: se direcionará para um link, texto, arquivo ou outras possibilidades. Feito isso, basta apenas acessar as ferramentas para completar os demais passos.

Criando código QR com o Google Chrome

O Google embutiu a funcionalidade de criar códigos QR no seu navegador Chrome — um dos browsers mais utilizados. Inclusive, o código que aparece num dos slides de uma palestra foi criado com o Chrome.

Para criar o código QR são necessários poucos passos:

  1. Acessar a URL desejada
  2. Clicar no ícone “compartilhar” na barra de endereços, no canto direito
  1. Selecionar “criar código QR”
  1. Baixar a imagem
  1. Inseri-la onde desejar

Como usar QR Codes com o celular?

Muitos celulares já vêm com a função de escanear de forma nativa. Logo, a necessidade de instalar um aplicativo específico para isso tende a ser desnecessária. Caso seu celular não tenha a função, basta pesquisar por “leitor QR code” na Play Store ou App Store para o recurso.

Para ler um código QR:

  1. abra o aplicativo de câmera do seu celular
  2. aponte-a para o código
  3. Clique no resultado gerado após a identificação do código

Ficou alguma dúvida sobre códigos QR? Me conte nos comentários para que eu te responda!

Tópicos

5 respostas

  1. Olá! Gostaria de deixar registrado o quanto foi ótimo ler o seu artigo. Sempre estou em busca de informações que possam me ajudar. Seu artigo me trouxe uma série de dicas valiosas, que certamente irei colocar em prática em meus treinos.

    Achei seu texto muito bem estruturado e informativo, abordando de forma clara.
    Enfim, queria parabenizá-lo pelo excelente trabalho e agradecer por compartilhar seu conhecimento conosco. Obrigado!
    Deixo meu site para futuras parcerias. https://melhordosguias.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas