Como um aplicativo para logística beneficia sua empresa?

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

A tecnologia se tem feito cada vez mais presente nas empresas, principalmente sob o formato de aplicativos móveis. Esses aplicativos ajudam as empresas a melhorarem seus processos em diversas áreas. 

A logística pode desde gerenciar o transporte de mercadorias e materiais, e mesmo envolver vários outros processos, como armazenamento e análise de dados, manuseio de materiais, integração de equipes, entre outros. Para melhorar essas operações e atender às necessidades que estão em permanente mudança, o domínio de logística precisa de um suporte tecnológico.

Neste post veremos os principais desafios de logística dentro da maioria das empresas, as soluções, recursos e benefícios dos aplicativos móveis para o seu negócio.

Vejamos alguns dos problemas mais comuns na esfera da logística

Planejamento

A digitalização do processo de planejamento logístico é fundamental, pois as vezes mesmo com grande alocação de recursos e verbas, o gerenciamento pode ser falho até mesmo nas grandes empresas. 

Toda empresa, seja ela grande ou pequena, necessita de planejamento de logística, pois os desejos dos clientes continuam mudando rapidamente no mercado moderno e por isso o planejamento precisa melhorar com o tempo também.

Estoque

Dificuldades com o controle de estoque podem desarrumar por completo o seu inventário. A estocagem pode ser uma dificuldade para as pequenas empresas quando retratar alto custo. Produtos sem rotatividade representam prejuízo e podem ficar defasados. O ideal é ter um controle entre o atendimento e às demandas dos consumidores e os produtos sem giro, trabalhando com o estoque mínimo.

Não ter o equilíbrio do que sai e o que entra ou a falta de relatórios diários dos produtos que têm maior rotação, podem ser determinantes para problemas no seu negócio.

Transporte e distribuição

A ineficiência do transporte, muito por conta da falta de infraestrutura, encarece os processos logísticos no Brasil. A principal forma de escoamento das mercadorias é através das rodovias, que em sua grande maioria não estão em condições ideais de uso, dificultando muito o processo de distribuição.

Esse ponto levanta outra dificuldade enfrentada na logística de transportes que é a segurança. É praticamente padrão problemas como falhas de pavimentação, falta de iluminação e sinalização.

Essas dificuldades não se limitam apenas às rodovias. Outros formas de escoamento também apresentam problemas de infraestrutura, como a malha aeroportuária e portos. 

Burocracia

Na falta de um apoio jurídico eficiente alguns negócios podem sofrem com a burocracia. No caso da logística, a dificuldade é a normatização das atividades, já que existem várias causas, leis e decretos publicados.

A falta de logística e a burocracia na condução de cargas aéreas fazem com que a liberação de produtos demore vários dias. De forma geral, o sistema operacional brasileiro é lento e atrasado.

Transformação digital: Soluções através de um aplicativo corporativo móvel 

Planejamento, indicadores de desempenho, estratégia comercial, agilidade de transporte, integração de equipe, são alguns dos pontos que podem ser otimizados através de um aplicativo de logística, tudo isso com o objetivo de reduzir custos, maximizar produtividade e consequentemente ampliar suas margens de lucros.

No mundo tecnológico em que vivemos, aderir soluções de mobilidade para o seu negócio não é uma opção de vantagem, agora é uma necessidade plena. 

Para amenizar as operações e atender às necessidades em constante mudança, o domínio de logística precisa de um apoio tecnológico. É aqui que o desenvolvimento de aplicativos de logística entram em cena. 

Abaixo estão os principais recursos de um aplicativo de logística:

Sistema integrado de chat

Proporciona uma maior integração entre vários times de uma empresa, possibilitando a comunicação remota. 

GPS

Exerce funções como montar a rota, mostrar essa rota, permitindo que você obtenha informações e rastreamento sobre diversos lugares onde seus motoristas podem ir, tendo um papel relevante no envio de notificações push.

Analytics

Nada mais é que o levantamento e análise de dados, que são importantíssimos no processo produtivo de qualquer empresa. Permite medir todas as atividades de negócios obtendo relatórios em tempo real que vão desde o controle de estoque, conclusão de pedidos, consumo de combustível e assim por diante.

O uso de dados na forma de gestão e tomada de decisão nas cadeias de abastecimento, tem mostrado seu valor, mostrando ser uma ferramenta gigantescamente útil nos mais diversos espectros.

Enfim, como fazer para desenvolver um aplicativo de logística para o meu negócio?

Depois de vermos alguns dos benefícios e utilidades de uma aplicativo corporativo, vejamos o que é preciso para desenvolvê-lo.

Todos os problemas relacionados à gestão, podem ser resolvidos de uma maneira ou de outra. Podemos tentar resolvê-los de uma maneira antiga ou podemos aplicar as tecnologias atualizadas para modernizar a empresa e desenvolver um aplicativo de logística, e consequentemente acelerar nossos negócios.

Se você deseja criar um aplicativo de logística, precisará de uma empresa de desenvolvimento para criar um aplicativo personalizado.

Reúna seu time, tente averiguar onde sua empresa tem gargalos, e de que forma essas dificuldades podem ser superadas. A partir daí faça uma reunião com o seu desenvolvedor, organize suas necessidades e ideias, para depois disso pensar como será o processo de produção do seu app, as tecnologias e funções que serão aplicadas.

Ficou curioso sobre o tema? Existem dúvidas que não foram respondidas? Ou já tem ideia de um aplicativo corporativo que ajudará na logística do seu negócio? Deixe uma mensagem aqui nos comentários, ou entre em contato para organizarmos as ideias e fazermos um orçamento para o seu projeto.

Tópicos

2 respostas

  1. Boa tarde senhores da usemobile! Sou taxista em varginha MG, gostaria de saber, junto com outros companheiros, se vocês podem criar uma plataforma para nós, um App de mobilidade do tipo uber. Aguardo resposta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas