6 dicas de como criar um wireframe para aplicativos

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

Um bom wireframe pode economizar tempo e dinheiro. Além disso, a criação de um excelente aplicativo nativo começa com a estruturação do seu design, que é o equivalente a fazer brainstorming, planejar e esboçar seu aplicativo.

Um wireframe é como um esqueleto de seu aplicativo, fornecendo uma estrutura em forma visual por meio de esboço simples de linhas. Você pode abordar o wireframing de várias maneiras de um sketch com caneta e papel a um desenho com uma ferramenta on-line.

Nesse artigo iremos ensinar 6 dicas para uma boa construção de wireframes para aplicativos mobile.

Dicas para um wireframe matador

1 – Conheça o fluxo do usuário

O wireframe é, praticamente, a experiência do usuário e a interface do usuário (UX e UI, respectivamente). Antes de começar, você precisa saber o objetivo e as metas que atrairão os usuários a usar seu aplicativo. Quando estiver familiarizado com seu público-alvo, você poderá começar a expor suas ideias e tomar algumas decisões como:

  • Para onde deseja que o usuário vá?
  • O que você quer que eles vejam?
  • Onde você gostaria que eles tocassem (botões)?
  • Qual é o objetivo principal do aplicativo?

O wireframing é a estratégia por trás do fluxo do usuário, colocada em uma estrutura visual. Pense nisso como uma jornada do usuário.

Onde você deseja levar seus usuários?

2 – Faça um esboço

Quando você começar a transformar suas ideias em um wireframe, comece esboçando-as primeiro no papel. Permitindo o debate do design sem ter que torná-lo perfeito. Você pode detalhar e levar para o espaço digital, porém mais tarde. Existem soluções de prototipagem digital com opções de publicação e discussão com a internet, entretanto, em nossa opinião, não há nada que supere uma abordagem old school ao apresentar ideias iniciais de brainstorming.

3 – Trabalhe com uma grade

Como no web design ou no design de aplicativos, trabalhar com uma grade é fundamental para criar uma boa hierarquia de informações e manter a proporção, a escala e o equilíbrio. As grades auxiliam a criar um layout, acelerando a fase de criação de protótipos e de desenvolvimento do seu aplicativo para dispositivos móveis.

As grades geralmente vêm em formatos predefinidos de 12 colunas, 16 colunas ou 24 colunas. Todo ótimo design tem uma grade por trás dele, e o uso de papel milimétrico ajudará você a traduzir e fazer a transição para etapas posteriores.

4 – Busque por inspiração

Você não cria nada sem sair do lugar, então não aja assim. O wireframing de um aplicativo envolve olhar a sua volta para o que os outros fizeram. Veja o que está por aí como outras pessoas resolveram o fluxo de usuários e a experiência do usuário através de wireframes. Entenda como você pode criar algo comparável ou melhor do que o que está no mercado agora. Aqui estão algumas boas ideias de sites para buscar inspiração.

5 – Hierarquia de informações

A hierarquia de informações é a ordem de importância em que você atribui às suas informações. Além disso, é a maneira de como você organiza a apresentação para o usuário final. Busque o máximo de maneiras possíveis para apresentar as informações. Mas, não se prenda à beleza. Tente imaginar o que você deseja que o usuário final saiba e como as informações vão vir, lembre-se que o fluxo deve ser suave e uma de cada vez.

6 – Crie casos de estudo

Para entender completamente o problema que seu aplicativo mobile está tentando resolver, tente criar casos de estudo do usuário para imaginar como ele irá interagir com seu aplicativo. Tente visualizar o seu mercado-alvo e criar um storyboard de um cenário é uma ótima maneira de pensar fora da caixa e começar a tomar decisões informadas que moldarão o design do seu aplicativo desde sua concepção até a conclusão.

Conclusão

Com essas dicas em mão basta agora colocar em prática, junte a sua equipe (mesmo que seja só você e um café) e coloque tudo no papel. Uma outra boa dica é, tente desenhar em espaços maiores os primeiros esboços. Para facilitar ainda mais o processo, se inspire em outros aplicativos. Os mais baixados do ano podem inspirar! Quando desenhado em maior escala, fica mais fácil entender o funcionamento do seu fluxo.

A Usemobile conta com uma equipe especializada em wireframing, envie-nos uma mensagem na pagina de contatos e peça já um orçamento do seu app.

Tópicos

4 respostas

  1. Gostei tanto das dicas.

    Eu sou iniciante no mundo da programação. Por isso, gostaria que me sugerisse um curso boss sobre programação. Mas em especial para criação de app para Android.

    1. Olá! Nosso Tech Lead Android recomendou este curso aqui. Ele costuma ter promoções que tornam o preço bem acessível! Boa sorte nessa trajetória de aprendizado! E recomendo também você ficar de olho nas redes sociais da Usemobile, porque teremos em breve a terceira edição do nosso Bootcamp, o Use Academy. Nele tem trilha de aprendizado Android também!

  2. Muito bom esclarecimento, abriu e ampliou minha visão de maneira simples com uma abordagem técnica , melhor artigo que já tive acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas