7 tendências de desenvolvimento mobile em 2019

No início da internet, ela só podia ser acessada através de um computador desktop ou um laptop. Então, vimos a entrada de smartphones e navegar por eles tem sido bastante rápido.

De acordo uma pesquisa realizada recentemente, o número de usuários de smartphones já alcançou a marca de 5,135 bilhões. Diferente do que muitos céticos previram, não há nenhuma bolha no desenvolvimento de aplicativos mobile.

O uso de aplicativos móveis tornou-se uma cultura a qual todos nos acostumamos, dada sua presença como apps baseados em localização, ao seu desenvolvimento no espectro da realidade aumentada e virtual.

“Estima-se que a partir do ano de 2020, aplicativos mobile irão gerar uma receita mundial de 188,9 bilhões de dólares.”

Com base nessas estatísticas podemos dizer que o desenvolvimento de aplicativos mobile tem um futuro brilhante em 2019. Sem dúvida, veremos novas tendências de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ou mesmo grandes atualizações dos principais apps que já estão em uso.

Com a chegada das tecnologias 5G, o mundo do desenvolvimento mobile irá mudar sem dúvidas. Fans da realidade aumentada e virtual, internet das coisas já estão sentindo um pouco do que essas tecnologias podem oferecer e, com certeza, estão ansiosos pelo futuro.

Aqui estão 7 tendências para desenvolvimento mobile em 2019!

1 – Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial

Inteligência artificial e aprendizado de máquina é uma das últimas tendências que varreram a indústria de desenvolvimento de aplicativos móveis.

A IA e o aprendizado de máquina têm raízes profundas nos aplicativos móveis. AI é apenas comum agora na forma de chatbots. Por exemplo, Siri, é um dos maiores exemplos de porque o aprendizado de máquina e a inteligência artificial fazem parte das aplicações móveis.

Algumas das principais mudanças que a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina criaram nos campos da tecnologia móvel incluem:

Empoderamento dos motores de busca

Com a chegada da inteligência artificial e do aprendizado de máquina permitiu que os usuários pesquisassem usando novos métodos como pesquisa por voz, pesquisa de imagens, ao contrário do modo de texto. Além disso, desde a integração IA e do aprendizado de máquina com apps, tornou-se obrigatório para os desenvolvedores de aplicativos desenvolver um sistema de reconhecimento de imagem e voz.

Integração com IoT (Internet of Things)

Quando combinado com essas tecnologias, espera-se que aconteçam mudanças drásticas, coletando os dados em tempo real para que os dispositivos possam aprender a funcionar sozinhos!

As câmeras dos smartphones se tornaram melhores na detecção de assuntos

Com o uso da inteligência artificial, as câmeras dos smartphones se tornaram muito mais inteligentes! A interface de uma câmera de smartphone pode facilmente detectar o assunto no quadro da câmera, como comida, paisagem, fogos de artifício, etc. Ela trabalha de acordo a situação, ajustando as configurações para obter a melhor imagem possível.

2 – Wearables e IoT

Outra tendência do desenvolvimento mobile em 2019, será o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos wearable (como smartwatches) e IoT.

Atualmente, a indústria fitness é a que mais está olhando para os smartwatches e outros dispositivos. O que é fascinante é poucos gigantes como Zomato e Uber investiram no desenvolvimento de aplicativos portáteis.

3 – AMP e EMM

A pesquisa do Google integrou o APM ou o Application Performance Management no ano de 2016 e, desde então, os desenvolvedores nunca tiveram que olhar para trás.

Com a integração do APM na estrutura do aplicativo, os desenvolvedores puderam usar a versão resumida do HTML para melhorar a experiência e a retenção do usuário, com o Facebook Instant Articles sendo uma das muitas histórias de sucesso.

4 – Chatbots

Um estudo indicou que o mercado global de chatbots está projetado para crescer 250 milhões de dólares até 2025! Além dessas estatísticas, uma coisa pode ser facilmente deduzida chatbots já são parte do mundo digital hoje.

Chatbots já estão atuando como assistentes virtuais em muitos aplicativos. Graças aos avanços da IA, hoje é fácil integrar chatbots com aplicativos, sem precisar de códigos complexos.

5 – Aumento da popularidade dos aplicativos de serviços sob demanda

A popularidade de aplicativos de serviços sob demanda, exemplo apps tipo uber, está aumentando a cada dia. E, provavelmente, continuará a aumentar.

Com mais empresas adotando os aplicativos sob demanda para entregar seus produtos e serviços com eficiência, pode-se esperar aprimoramentos de UI / UX, instalações de mCommerce, análises preditivas e bots de negócios para estimular o crescimento de aplicativos do tipo Uber e do Zomato em 2019.

6 – Realidade Aumentada e Virtual

“Pokemon Go” foi um sucesso instantâneo entre as pessoas logo após seu lançamento. Pode ter caído um pouco agora, mas AR e VR definitivamente estão aqui para ficar!

Snapchat e sua nova função de realidade aumentada para cartões de visitas da cidade.

Espera-se que a empresa fature mais de US $ 200 bilhões até o ano 2020 e espera-se que os desenvolvedores criem experiências maravilhosas de aplicativos para dispositivos móveis em AR e VR.

7 – Carteiras Mobile e Gateways de Pagamento

O comércio mobile tornou-se um grande sucesso com a sua introdução há alguns anos atrás.

As empresas, portanto, estarão procurando criar uma ótima experiência de aplicativo para os clientes, integrando os gateways de pagamento, bem como as carteiras mobile (Google Wallet, Paypal, etc.) que fornecem criptografia segura, que se tornarão realmente importantes no ano de 2019.

Conclusão

As tendências no desenvolvimento de aplicativos móveis conseguiram cativar os usuários em todo o mundo nos últimos 5 a 8 anos.

À medida que nos aproximamos do próximo ano, inquisitividade e entusiasmo residem em alguns dos melhores cérebros do negócio, que aguardam o futuro do desenvolvimento de aplicativos móveis.


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *