usemobile-no-startup-weekend-lavras

Usemobile no Startup Weekend Lavras

Neste final de semana, entre os dias 2 e 4 de junho, ocorreu o Startup Weekend Lavras. O evento é uma ação global, apoiado pela Google e com curadoria da TechStars. A edição aconteceu no prédio da InovaCafé na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O foco do evento foi no incentivo ao empreendedorismo e nas inovações. Durante o evento os participantes foram desafiados a criar uma empresa real em apenas 54 horas. E nós da Usemobile marcamos presença no evento e no pódio da competição.

Startup Weekend Lavras

O Startup Weekend é uma rede global de empreendedores com a missão de capacitar indivíduos e comunidades. Os eventos realizados já contribuíram para a criação de mais de 8 mil startups. A proposta é que os participantes formem equipes, compartilhem suas ideias e lancem seus negócios.

Processo de criação do Startup Weekend

O evento teve início na sexta-feira, com um grande brainstorm de ideias e montagem das equipes. Dessa ideias, são escolhidas as mais votadas para serem desenvolvidas. A partir disso, uma jornada se inicia, com o objetivo de desenvolver o modelo de negócio pensado em apenas 54 horas.

Além de pensar no desenvolvimento do projeto os participantes devem ir a campo testar a viabilidade do negócio e buscar apoiadores. Isso ocorreu no sábado, as equipes vão às ruas atrás de clientes. A missão é provar que suas ideias são viáveis economicamente e são realmente necessárias para a sociedade.

Para assessoria dos participantes é dado acesso as principais ferramentas de modelagem de negócio, como o Business Model Canvas, Lean Startup, Customer Development. Além do apoio técnico o evento conta com o auxílio de mentores, contato direto com investidores, o que possibilita muito network. Por fim, as ideias são novamente apresentadas e, as melhores são premiadas.

Usemobile no Startup Weekend Lavras

Usemobile no Startup Weekend

O Diretor de Negócios da Usemobile, Conrado Carneiro, e o Gerente de Sucesso de Produtos, Diego Melo, participaram da edição do Startup Weekend Lavras 2017.

Entersafra

O projeto da equipe do Diego Melo levou o nome de Entersafra. A ideia era conectar investidores e produtores agrícolas. A iniciativa partiu da necessidade de um aplicativo que oferecesse espaço para agricultores venderem seus cultivos. A equipe era composta por 10 pessoas. Dentre elas: Weber Souza, Taine Esteves, Pablo Naves, Leonardo Bernardes, Marcela Botezelli, Guilherme Mathias Lopes, Jean Lopes, Álvaro Valaci e Rafael Alves.

entersafra

A proposta da equipe foi muito bem aceita pela banca examinadora e levou o 2° lugar dentre todos os 90 participantes do evento. Segundo o Gerente de Sucesso de Produtos, a parte mais incrível não foi o prêmio, e sim todo aprendizado: “O aprendizado é sempre constante e nesse caso não poderia ser diferente. Além de trabalhar em uma ideia inserida em um mercado completamente diferente para mim, uma equipe grande, com pessoas desconhecidas que têm conhecimentos e realidades completamente diferentes torna o desafio ainda maior. O saldo final sem dúvida é todo conhecimento que adquiri nesse final de semana e as pessoas e histórias incríveis que tive o prazer de conhecer”, afirma Melo.

Lare

Já o terceiro lugar ficou com a equipe do Conrado. A iniciativa recebeu o nome de Lare. A proposta voltada para viajantes acharem pessoas dispostas a recebê-los na hora do almoço por um valor simbólico. O aplicativo contava até mesmo com um brinde para os anfitriões que recebem os viajantes. Confira o vídeo do aplicativo.

A equipe foi formada por profissionais de várias áreas diferentes. Júlia Freire, da administração, Lucas Strazza, de Sistemas de Informação, Higor dos Reis Silva, Engenharia de produção, Mateus Rodrigues Santos,  Eng. de Controle e Automação, João Paulo Tavares, Eng. de Controle e Automação e Inaê Leandro, de Administração. Essa mistura de setores mostra que o evento é abrangente e permite que todos se destaquem na hora da criação.

Para o diretor de negócios da Usemobile a experiência foi incrível e ainda trouxe novos horizontes para a empresa. “Com essa experiência pude perceber que é possível produzir coisas fantásticas com pouco recurso e tempo. Com todas as mentorias recebidas ao longo do final de semana desenvolvi uma nova perspectiva sobre como criar um  negócio de sucesso. Tenho certeza que isso irá contribuir muito com a Usemobile em nosso dia-a-dia.”, comenta Conrado Carneiro.

equipe Conrado

Próximos Startup Weekend em Minas Gerais

Ao fim do dia o evento cumpriu o papel. Disseminar conhecimento empreendedor, oferecer possibilidade de desenvolver ideias e ainda contou com apoio de pessoas que têm capacidades para criar aplicativos e desenvolver marcas.

Com toda essa estrutura o evento já um sucesso nesse meio empreendedor que tanto cresce mundialmente. Os próximos eventos no estado de Minas Gerais serão em Coronel Fabriciano dia 10 de junho; Belo Horizonte dia 23 de junho; Ipatinga também dia 23 e em Governador Valadares no dia 25 de agosto. Para quem é de Ouro Preto e se interessou pelo evento existe a possibilidade dele ocorrer na cidade em breve.


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.