tecnologia-erp-cloud-mantenha-seus-dados-seguros

Tecnologia ERP Cloud: Mantenha seus dados seguros

Não é mais novidade que empresas que contam com um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) possuem enormes vantagens em relação às outras empresas que ainda não se renderam a essa facilidade.

Isso porque o sistema ERP cloud oferece soluções para a maioria dos departamentos da empresa facilitando os processos e os controles internos, aumento a produtividade do negócio.

E toda empresa que decide aceitar os benefícios dessa ferramenta passa pela difícil tarefa de escolher, entre tantas opções, um sistema de gestão empresarial. São muitas empresas, muitas funcionalidades e todas afirmando oferecer o melhor serviço, não é mesmo?

Para decidir entre as opções oferecidas é importante descobrir as necessidades da sua empresa que a ferramenta pode ajudar. Algumas oferecem mais funções do que outras, são mais completas e valem o valor um pouco maior da contratação.

Outro ponto importante para ser verificado na hora da contratação é saber se o sistema é baseado na nuvem (ERP Cloud) ou se será instalado no local (ERP On-Premise).

O que é Computação na Nuvem

O conceito de computação em nuvem faz referência à utilização do armazenamento e memória de servidores compartilhados e interligados pela internet, dessa forma os serviços conectados podem ser acessados de qualquer parte do mundo e a qualquer hora, apenas necessitando da internet, sem a instalação de programas locais. E-mail, filmes online, jogos e diversos serviços de armazenamento de dados são exemplos de uso da computação na nuvem.

E essa opção também já chegou aos softwares de gestão empresarial o que tornou muito mais seguro o serviço.

Diferenças entre o ERP na nuvem e ERP local

A principal diferença entre as duas modalidades é que no sistema ERP na nuvem não há instalação local de qualquer programa no servidor da empresa ou nos computadores e o serviço é oferecido através de assinatura mensal. Já no ERP Local existe a necessidade de instalação de programas e o gerenciamento é realizado pela equipe de TI da sua empresa.

Outra diferença importante é no valor do serviço, sendo que o ERP na nuvem normalmente oferece um custo bem mais acessível do que o local, já que o último exige um investimento de compra de licença perpétua e de infraestrutura de servidores, hardware e profissionais especializados para a instalação de todo os equipamentos.

Backup e segurança da informação

Para muitas empresas a segurança tem sido o fator principal para a mudança de sistema ERP do local para o na nuvem, e elas têm toda razão em se preocupar. Todas as informações de uma empresa ficam registradas no sistema ERP e quando este é local, ficam armazenadas nos servidores da própria empresa, oferecendo muito mais riscos de sofrerem danos.

Já no ERP na nuvem as informações são armazenadas em servidores localizados fora da empresa e em mais de um local, funcionando com tecnologia espelhada. E o fornecedor do serviço de armazenamento em nuvem é obrigado a seguir práticas internacionais de segurança de dados e, em contrato, ele se responsabiliza pelos danos causados às informações corporativas. Os fornecedores do serviço realizam backups frequentemente que garantem a segurança dos dados da empresa.

Mobilidade

Outro fator muito importante é a questão da mobilidade do acesso às informações da empresa. No ERP na nuvem o acesso aos dados é realizado através da internet e as melhores empresas do mercado que oferecem esses serviços possuem aplicativos para equipamentos móveis vinculados ao sistema que permitem esse acesso através de smartphones ou tablets, de qualquer lugar, necessitando apenas estar conectado à internet e possuir a chave de acesso.

Essa mobilidade é importante para melhorar a produtividade da empresa já que os funcionários podem inserir as informações necessárias através de seus smartphones de qualquer local e mais ainda para o gestor que tem acesso aos dados de qualquer lugar, mesmo estando fora da empresa.

Disponibilidade

O maior desafio para as empresas que possuem sistemas de ERP local é mantê-los sempre funcionamento adequadamente, o que prejudica muito a produtividade do negócio e causa prejuízos.

O sistema ERP na nuvem elimina esse problema com um provedor que trabalha com espelhamento de servidores, sendo assim caso algum servidor apresente problema, outro é automaticamente ativado, sem apresentar qualquer alteração em suas funcionalidades aos usuários.

O futuro dos sistemas ERPs será o da computação na nuvem, sendo que mesmo as empresas que hoje ainda oferecem o serviço local estão iniciando seus processos de migração justamente por o sistema ERP na nuvem oferecer enormes vantagens em questões de segurança de informação para as empresas.

Tecnologia ERP Cloud: Mantenha seus dados seguros
Avalie

  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato