novas-tecnologias

O mundo necessita de novas tecnologias: quais são elas?

Nós já somos quase 7,5 bilhões de habitantes no planeta Terra. Para alimentar, medicar, educar e acomodar tantos indivíduos, precisamos desenvolver cada vez mais novas tecnologias.

A chave para termos melhor qualidade de vida é criar formas mais eficientes e ágeis de resolver problemas diários. Imagine que antes não conseguíamos nos locomover com facilidade por causa das malas. Uma simples solução transformou nossa mobilidade: malas de rodinha.

Agora pense o que pode vir pela frente. Foi nisso que os autores do best-seller Abundância, Steven Kotler e Peter Diamandis se debruçaram: quais novas tecnologias podem mudar o futuro da humanidade?

Nos baseamos na obra para tentar desvendar exatamente isso e descobrir quais são as novas tecnologias que nos aguardam. Vamos lá!

Como transformar a raridade em abundância?

A tecnologia e a inovação podem tornar as coisas raras em abundantes. Toda vez que as pessoas não conseguem algo com facilidade, isso se torna escasso e caro. O papel das novas tecnologias é encontrar alternativas e fazê-las voltar para a abundância.

Os autores dão o exemplo de Masdar, a primeira cidade pós-petróleo do mundo, criada por Abu Dhabi. A ideia é que todos os moradores vivam normalmente, mas sem produzir resíduos de carbono.

O projeto utiliza um potencial da região, que é a luz do sol, para resolver o problema de abastecimento. Quanto à água, o local é próximo ao oceano e serão instaladas tecnologias para retirar água pura de lá.

Alguém tem capacidade científica para salvar a humanidade?

Podemos dividir as necessidades básicas humanas em três níveis, como se fosse uma pirâmide. Na base, ficam a água potável, alimentos nutritivos e moradia adequada. O nível dois diz respeito ao fornecimento de energia, meios de comunicação e educação para todas as pessoas.

Já o nível três abrange saúde e problemas de liberdade – somos ameaçados por doenças infecciosas e remédios caros. Para Bill Gates, melhorar a saúde é controlar o crescimento populacional. Mas quem tem o poder de apresentar novas tecnologias para isso?

Em Abundância, os autores citam a Singularity University, formada por grandes mentes do planeta Terra e que trabalham para desenvolver tecnologias e encontrar recursos para vencer os desafios da humanidade.

Por lá já foram desenvolvidos projetos em inteligência artificial, nanotecnolgoia, robótica, biologia digital e até mesmo aplicativos que podem alterar a rotina das pessoas e salvar a humanidade em geral.

Como matar a sede?

Como você viu acima, a água potável é uma das necessidades na base da pirâmide. Sua escassez é uma grande ameaça à vida. Mas como transformar essa escassez em abundância?

O Dr. Dean Kamen desenvolveu a DEKA Pesquisa e Desenvolvimento justamente para resolver essa questão. Se trata de um destilador para água limpa em qualquer grau. A versão moderna, chamada Slingshot, fornece 1.000 litros de água por dia e usa energia equivalente a um secador de cabelo.

A pesquisa do Dr. Dean, que levou mais de 15 anos, ganhou um documentário que está disponível na Netflix (apenas nos USA por enquanto) e no iTunes.

Como matar a fome?

Outra necessidade básica é a comida, que mesmo com dinheiro disponível é um problema complicado a ser resolvido. As maiores fontes de alimento, como arroz e trigo, não são produzidas satisfatoriamente, por exemplo.

A criação de gado, por sua vez, destrói a terra e não fornece o suficiente para nossas necessidades. Uma das soluções é criar peixes e utilizá-los como fertilizante, criando solo rico em minerais para a fertilização. Diversas tecnologias como essa têm potencial para combater o problema dos alimentos que o mundo está enfrentando.

Como encontrar trabalho para todos?

O empreendedorismo social tem feito grandes avanços para a economia de países em desenvolvimento. Um dos objetivos desses negócios é encontrar formas de colocação no mercado de trabalho.

Um exemplo disso é a Kiva, site que oferece empréstimos para negócios pequenos em países pobres, usando uma plataforma P2P de microcrédito. O KickStart também entra na conta, como plataforma que abre oportunidades para novas tecnologias que nem sempre têm chance com empréstimos de bancos tradicionais.

Muitos aplicativos que mudaram nossa vida surgiram por lá e em outros sites de crowdfunding.

Quais são outras vantagens das novas tecnologias?

A principal vantagem de podermos trabalhar com novas tecnologias é sair do mundo totalmente físico e conseguir encontrar soluções em câmeras, GPS, navegadores, e-mails, dicionários, e-books e aplicativos para saúde, por exemplo.

As novas tecnologias são sustentáveis e não exigem muito empenho, além de permitir o corte de custos.

Como superar a escassez de energia?

Outro nível da pirâmide de necessidades básicas contém a energia. Utilizada por muitas indústrias, a eletricidade também é ponto essencial da nossa sobrevivência na Terra, sendo responsável pela saúde e geração de riqueza.

A solução para isso está nas energias renováveis. A EI Solutions, por exemplo, já instalou seus painéis fotovoltaicos (PV) nas sedes de empresas como Google, Sony e Disney. Segundo os autores Peter e Steven, qualquer energia precisa ter potencial de crescimento exponencial e a energia solar atende a esse critério.

A SolarCity, companhia de Elon Musk, é outra que pretende instalar energia solar no máximo de lugares possíveis – inclusive abastecendo a outra empresa de Elon, a Tesla, fabricante de carros elétricos.

As novas tecnologias também utilizam lâmpadas de LED, que economizam mais energia e duram mais.

Como fornecer educação a todos?

Mas não basta que os seres humanos se mantenham vivos. A educação também é importante, inclusive para o desenvolvimento de novas tecnologias. Os estudiosos Tony Wagner de Harvard e Sir Ken Robinson explicam que o currículo ensinado nos dias de hoje não é necessário e é facilmente esquecido.

É importante seguir métodos que fazem com que nossas crianças gostem de estudar tanto, que comecem a aprender sozinhas. Por isso, precisamos esquecer o sistema que favorece a memorização de gramática, aritmética, etc.

O futuro da educação mora em sistemas personalizados, que unam jogos (maneiras ótimas de medir o aprendizado) e a presença do professor como mentor. O mercado de startups de educação tem crescido muito para atender a essa demanda, inclusive no Brasil.

Aplicativos também são destaque nessa área, como o IsCool App, que tem a proposta de revolucionar a gestão das escolas e favorecer a inovação dentro delas.

E as novas tecnologias na medicina?

A medicina é uma das áreas que mais tem sido beneficiada com as novas tecnologias. As principais são relacionadas aos aplicativos de diagnóstico em tempo real, que permitem a médicos salvar mais vidas estando em qualquer lugar.

Aqui no Brasil, a Unimed já promoveu hackathons e programas de aceleração para desenvolver projetos em saúde e muitos deles já saíram do papel, entre eles a startup Cuide Bem App.

O potencial das novas tecnologias

Muitos de nós ainda subestimam o poder que as novas tecnologias têm para mudar o mundo. Antes da invenção da roda, ninguém ousava dizer que usaríamos carros. Uma descoberta leva a muitas outras possibilidades e então uma cadeia de reação se inicia.

E aí, teve algum insight? Se você está pensando em abrir uma startup e lançar um novo app, não se esqueça de validar a sua ideia antes de mais nada.

E não deixe de ler o resumo completo do livro Abundância na plataforma do 12Minutos. Leva pouco tempo e você tem acesso a todos os ensinamentos do livro!
Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

O mundo necessita de novas tecnologias: quais são elas?
Avalie

  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato