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MVP: tudo que você precisa saber para validar sua ideia

MVP (mínimo produto viável) é uma estratégia para evitar gastos com desenvolvimento de um produto que não está muito bem definido. A ideia é desenvolver rapidamente um conjunto mínimo de recursos, que seja suficiente para implantar e testar com um público, analisando as interações entre os clientes e o produto desenvolvido.

SegundoEric Ries, famoso empreendedor do Vale do Silício, o MVP é a versão mínima de um produto que permite uma equipe recolher o máximo de aprendizado, validados sobre os clientes, com o menor esforço e investimento possível.
Com o passar do tempo e a popularização do MVP, sua definição foi se simplificando, ficando definida da seguinte forma:

“A menor coisa que você possa desenvolver, que permita rapidamente implementar o seguinte ciclo:
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Vale ressaltar que o objetivo do MVP é validar se a ideia proposta atende a um nicho de clientes específico, ou seja, se alguém se interessa pelo que você está desenvolvendo. Diante disso, podemos identificar 4 tipos de Mínimo Produto Viável que você pode utilizar para testar e validar sua ideia.

Conheça os 4 tipos de MVP

Protótipo

É o mais conhecido dos MVPs e implica no desenvolvimento do produto de fato. Fundamental para testar em um ambiente real, analisa a usabilidade e como o público reage ao seu produto.

A principal desvantagem em relação aos outros tipos de Mínimo Produto Viável é o investimento tecnológico e de pessoas para desenvolver e implantar o produto.

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MVP Protótipo criado pela Apple

Mágico de OZ

Aparentemente para os usuários é o produto real, porém seu processo e suas funções são realizados de forma manual.

Por esse motivo, a escalabilidade é limitada. Contudo, possibilita avaliar o custo do processo e como os usuários interagem com o produto.

Um exemplo famoso de MVP mágico de OZ é o aplicativo EasyTaxi, que no inicio de seu funcionamento os sócios ligavam para os táxis para completar o processo, realizando assim, para cada pedido de táxi no aplicativo, uma chamada.

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MVP Mágico de Oz: Aplicativo Easy Taxi.

Fumaça

Uma simples campanha ou uma landing page anunciando o produto  pode ser suficiente para identificar se há um público interessado e qual é a reação das pessoas. A principal vantagem é o baixíssimo custo. Em contra partida, você cria a possibilidade de uma empresa desenvolvê-la de fato antes de você.

Concierge

Estratégia focada em angariar os primeiros clientes para sua startup. O principal objetivo é fornecer um atendimento estilo “concierge”, impecável, buscando suprir todas as carências e corrigir os problemas encontrados de imediato. Esse tipo, não possibilita um crescimento em grande escala, mas é ideal para ajustar a ideia e definir os processos.

Por quanto tempo devo utilizar o MVP?

Talvez a decisão mais difícil não seja qual tipo utilizar, mas sim, quanto tempo utilizar.

Antes de embarcar nesse fantástico mundo é importante definir algumas metas a serem alcançadas que comprovem o sucesso do MVP. Selecione indicadores que comprovem a viabilidade do projeto e oriente suas estratégias a eles.

Ficou interessado no assunto? Que tal colocar em prática a sua ideia e desenvolver um MVP?

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