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Lançamento de aplicativos: como fazer da maneira correta

Mesmo uma ideia ou serviço inovador e incrível está sujeito ao fracasso se não tiver um marketing bem planejado e executado. Para que o lançamento de aplicativos seja impactante e significativo é importante seguir alguns passos que podem garantir bons resultados.

Separamos aqui 6 passos que facilitarão esse processo. Confira:

1. Tenha um produto de qualidade

Nem os truques mais poderosos de marketing farão de seu produto um sucesso, se ele não atender as necessidades do usuário.

Um produto de qualidade não é só um produto que foi desenvolvido com os melhores padrões de desenvolvimento, ou design. Esses são fatores cruciais, no entanto serão inúteis se o produto não resolver o problema do usuário.

O Duolingo é um aplicativo que resolve o problema do usuário, ensinando idiomas através de jogos. Sua interface é intuitiva, permitindo que com poucos cliques a pessoa acesse a área de interesse.

Confira algumas dicas para desenvolver um aplicativo de sucesso

2. Conheça seu Produto

Pode parecer uma dica boba, mas não só quem criou o produto deve conhecê-lo muito bem. A equipe de atendimento, comunicação e marketing são partes essenciais nesse processo. São eles que farão o intermédio entre aplicativo e usuário final, garantindo o sucesso.

Entender a dor que ele resolve, qual mercado está inserido, qual serviço oferece, como o aplicativo funciona na prática. O entendimento precisa ser alinhado entre toda equipe. Dessa forma toda comunicação será coerente.

Isso possibilita desenvolver um marketing com foco no público alvo correto. Melhorando os resultados, entregando seu aplicativo a quem realmente interessa.

3. Crie uma faseBeta

Quando seu MVP estiver pronto ou mesmo a versão mais completa do app, é importante testar o aplicativo com usuários de verdade.

Essa fase permite que seu produto seja testado por diferentes pessoas com diferentes dispositivos. Assim é possível encontrar inconformidades e colher o máximo de feedbacks que podem indicar melhorias e possíveis falhas, em tempo de serem corrigidas.

Aqui na Usemobile utilizamos o crashlytics para realizar nossos testes. Através dele o usuário pode baixar a versão de testes, só é necessário ao usuário aceitar o convite por email. Assim testamos todos os aplicativos com uma base de usuários antes de lançarmos definitivamente.

lançamento de aplicativos - crashlytics

Obs: Lembre-se de ter uma forma efetiva de comunicação para o usuário entrar em contato, dentro do aplicativo.

4. Diversidade de telas

Com a diversidade de modelos encontrados no mercado, é cada vez maior a variedade de telas e dispositivos em que seu produto vai ser executado.

É imprescindível que ele se adapte bem para todas as telas. Não só para garantir uma excelente
experiência do usuário, mas as próprias lojas de aplicativos dão prioridade de divulgação para aplicativos que atendam uma maior gama de telas.

Por isso, ao fazer o lançamento de aplicativos, certifique-se de que o design do aplicativo atenda telas pequenas e até mesmo tablets.

5. Estratégia de lançamento de aplicativos

Não espere que o lançamento do app seja suficiente para o sucesso dele. É necessário planejar muito bem a estratégia de divulgação, não só para que o usuário faça o download do app, mas para que ele perceba o valor de manter o aplicativo instalado e usar o serviço oferecido.

Uma forma de alcançar resultados ao fazer o lançamento de aplicativos é segmentar seu público alvo e mapear as ações que serão executadas, para que tudo esteja pronto a tempo e alinhado com o discurso de sua campanha. Imagens com medidas específicas e material específico para cada plataforma que haverá divulgação, enviar releases para blogs e portais de notícias da área.

Tenha um site com links para download e explique o que seu usuário vai encontrar ao baixar seu aplicativo. Não crie falsas expectativas e seja claro na descrição.

Escolha formadores de opinião para falarem do seu app, crie vídeos de lançamento explicando o funcionamento do produto, juntamente com conteúdos informativos para redes sociais. Lembre-se de que todos os dias milhares de aplicativos são lançados e que você precisa se destacar de alguma maneira.

Trabalhe bastante oASO e o SEO do aplicativo. Boa parte do seu tráfego virá através de buscas dentro da Google Play ou da App Store e a outra parte de links e divulgações de redes sociais e pesquisas do Google.

Por isso é importante investir no rankeamento dentro da loja virtual e na web, antes de realizar o lançamento de aplicativos.

6. Observe a concorrência

Analise bem a sua concorrência. Observe as diferenças entre seus aplicativos e como essas diferenças podem ser trabalhadas. Conheça suas vantagens e desvantagens, avalie a comunicação, o discurso, o atendimento e o suporte.

Saiba a opinião dos usuários que utilizam os serviços do concorrente, dessa forma você pode encontrar pontos fracos. Veja as avaliações negativas, entenda como você pode melhorar, o que seu aplicativo pode oferecer de diferencial para que o usuário troque de app. Você pode usar o App Annie ou o SimilarWeb para fazer rastreamentos e obter mais informações.

7. Pense no pós

O número de downloads é um indicador importante para um lançamento, mas para que seu aplicativo seja um sucesso você precisa manter uma base de usuário ativos.

Após a instalação é comum que usuários entrem em contato para sanar dúvidas e entender funcionalidades do app. Ter um atendimento e suporte qualificado faz toda diferença e pode ser um fator crucial para que seu usuário mantenha o seu aplicativo instalado.

Para que seu usuário não desinstale seu aplicativo você precisa oferecer novas funcionalidades e melhoria contínua!

Como você pode perceber, para realizar o lançamento de aplicativos é preciso planejar e criar uma boa estratégia para auxiliar na sua divulgação. Assim, seu objetivo de criar um aplicativo de sucesso será alcançado da melhor forma.

Dica Bônus

Acompanhe as métricas durante e após o lançamento. Assim é possível antecipar qualquer obstáculo que impacte nos números da campanha. Isso permite criar alternativas e mudar sua direção e posicionamento em tempo hábil sem desperdiçar recursos.


  • Diego Melo
  • Ger. Sucesso de Produtos
  • Designer, empreendedor, curioso e bem humorado. Sniper nas horas vagas e um sonhador full time! Nas horas PAGAS eu transformo sonhos e ideias em produtos de sucesso, trabalho incansavelmente para projetar e desenhar sistemas e aplicativos que de fato possam melhorar a vida dos usuários e ajudar empresas a serem mais eficientes! Na Usemobile sou responsável pela criação e sucesso de produtos em plataformas web e mobile!
  • Muito bom, parabéns

    • Daniel Madureira

      Muito obrigado Daniel!
      Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou alguma sugestão de tema para abordar, estamos a disposição!