home-office-x-coworking-para-o-seu-negocio

Home Office x Coworking para o seu negócio

Imagina você, um profissional super independente, que pode trabalhar em seus projetos pessoais ou empresa, de onde quiser, quando quiser! Um sonho? Realidade!

Liberdade total!

Poder ficar em casa. Sem horário fixo de atendimento. Estar disponível às 13h, mas também às 4h da manhã. Ir da cama para o sofá de pijama durante o “expediente”. Colocar em dia trabalhos domésticos e também a série favorita entre uma reunião e outra. Isso parece bom?

Poder ficar em casa, trabalhando home office, pode ser uma boa, mas em situações específicas. Sabemos que nem sempre há quem seja totalmente produtivo e disciplinado com essa rotina ou tipo de pensamento do que é liberdade!

Coworking

É bem legal trabalhar com horários flexíveis, mas esse período de trabalho preciso ser determinado, mesmo que ele não seja totalmente rígido. Uma coisa é você conseguir adequar sua agenda para imprevistos do dia a dia e não ter que chegar no escritório às 8h da manhã sempre. Outra é você ficar em casa 24h disponível para o trabalho.

Acontece que quando não se tem um horário de trabalho pré-determinado, não há um desligamento das tarefas. Isso acontece também quando não há um ambiente adequado, para que você possa exercer as suas atividades.

Os desafios do home office

Você pode, sim, se organizar para trabalhar em casa suprindo as duas barreiras que acabei de falar: local e tempo. Mas, muitas vezes esbarramos com os desafios de mostrar para as pessoas que moram na mesma casa que a gente ou vizinhos que não entendem que, apesar de estarmos em casa, não estamos disponíveis para conversas ou filmes no meio da tarde.

Em outras circunstâncias, o obstáculo somos nós mesmos. É comum queremos otimizar no tempo e tentarmos dividir nosso tempo quando estamos em casa. Achamos que conseguimos entre um trabalho e outro dar uma arrumada na casa, lavar roupa ou brincar com as crianças. Alguns, ainda, têm a falsa ilusão que parar há cada 1h de trabalho para assistir um pouco de TV é bem benéfico! Tudo isso torna o seu dia improdutivo, fazendo com que o seu trabalho não saia do lugar.

 Coworking

Pode ser que nem todos os exemplos se encaixe na sua realidade, mas você sabe que eles são facilmente aplicáveis no cotidiano de muitos que trabalham diariamente home office. E para evitar qualquer escorregão, nada melhor do que passar longe deles!

Como resolver? Buscando um local adequado para você desenvolver os seus projetos e que incentive o seu desenvolvimento. Isso sem ter que ficar lutando com os desafios diários.

Os coworkings

O termo coworking surgiu em 2005, quando três empreendedores abriram as portas do escritório para outros profissionais que não tinham um local para trabalhar. O objetivo era oferecer infra-estrutura, promover interação entre os empresários e o compartilhamento de experiências.

Estar em um ambiente com esse, é ter toda a liberdade que talvez você não teria em um escritório convencional e pensou que teria em casa. A diferença é o próprio espaço físico, que é preparado para receber pessoas que desejam trabalhar, com possibilidade de conexões incríveis, chances de fazer bons negócios, facilidade de produzir mais, por estar em um ambiente inspirador e cheio de pessoas que querem crescer e desenvolver seus negócios.

 Coworking

Muitos freelancers, autônomos e pequenas empresas estão encontrando nos coworkings uma solução das suas necessidades. Não falo apenas da internet, impressora ou café, mas do clima de ambiente colaborativo. As pessoas possuem o seu próprio trabalho, mas não se importam em compartilhar desafios e experiências. Então o aprendizado é constante.

É possível aprender com o outro algo que vai te ajudar a desenvolver 3x mais rápido o seu trabalho. É comum se encontrar a solução perfeita para você por meio de uma conversa com um integrante do mesmo espaço que você trabalha. Você encontra profissionais das mais diversas áreas. Isso pode fazer com que você ajude o outro, vendendo o seu serviço, ou até mesmo ache um sócio para a sua startup, por exemplo.

Ambiente criativo

 Coworking

Não apenas pela decoração ou disposição dos móveis. Mas os coworkings respiram criatividade. O clima é propício a se criar, pela capacidade de seus administradores incentivarem isso, mas pela própria força dos seus membros.

Quem busca um escritório compartilhado está afim de se desenvolver e auxiliar o próximo. Então as conversas nas salas de descompressão ou até mesmo na hora do cafezinho, as pessoas continuam a compartilhar! Fora os eventos que você pode frequentar dentro de um coworking. São cursos, workshops, palestras ou até mesmo happy hour. Tudo isso te faz se engajar, produzir e criar mais!

Sobre a liberdade que falamos

Lembra que falamos logo no início do texto sobre a liberdade dos horários? Então! Continuamos no assunto e falamos sobre o problema do não desligamento do trabalho e até mesmo das atividades que podem surgir a qualquer momento.

No coworking você não terá a obrigação de chegar às 9h e sair às 17h, não é esse o ponto. Mas estando em um escritório fica muito mais fácil você saber que está trabalhando. Imprevistos acontecem e é bom que você esteja em um local flexível ou até mesmo preparado para receber mensagens pela madrugada. Mas se acostume com um mínimo de rotina, para que seu trabalho flua melhor!

 Coworking

Se levantar, trocar de roupa, sair de casa e ir para algum lugar já diz para o seu cérebro que ele está em modo trabalho. Acostume, então, o seu inconsciente e à si mesmo!

Rede de conexão

Como foi dito, uma das ideias iniciais dos coworkings era a interação entre os empreendedores que ali trabalham. Pois é! Não perca contatos de ouro e as chances de se conectar com outras pessoas. Saia de casa! Faça negócios! Compartilhe com os outros! Ouça o que eles têm a dizer! Aproveite as conexões dos escritórios compartilhados.

Tudo isso faz parte do nosso crescimento!

Quer logo achar um espaço com todas essas vantagens? Quer buscar um coworking pertinho de você? Visite o BeerOrCoffee e experimente um dia GRÁTIS!

Esperamos te ajudar a construir o trabalho da sua vida!

Até a próxima.

Home Office x Coworking para o seu negócio
5 (100%) 1 vote

  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato