geolocalizacao-em-aplicativo

Por que utilizar geolocalização em meu aplicativo?

Waze, Tinder, Instagram e Uber são apenas alguns exemplos de aplicativos que caíram no gosto popular. Em meio a uma realidade onde cada vez mais utilizamos o mobile, oportunidades surgem a todo o instante. Atualmente esses novos apps tem surgido com o conceito de geolocalização, você sabe o que é isso?

O mundo está mudando e cada vez mais a tecnologia está em todos os locais. Seja para controlar ambientes, com a Internet das Coisas, ou até mesmo dados sem que nos déssemos conta. Isso faz com que esses avanços se tornem algo que presenciamos cada vez mais todos os dias.

Geolocalização

A realidade é. Cada vez mais utilizamos dispositivos móveis e aplicativos para resolver problemas, nos comunicar, estudar, trabalhar e até para nos locomover. A velocidade em que essas tecnologias entraram em nossas vidas mostra a importância delas. Dentre esses exemplos de aplicações uma das funções está presente em todas, a geolocalização.

O que é geolocalização?

É quando algum equipamento que fornece a localização de um objeto ou usuário. O processo de determinar a geolocalização de algum dispositivo móvel pode ser feito por uma série de tecnologias. Atualmente essa função tem sido mais encontrada aplicada em smartphones, tablets e até em alguns smartwatches.

A geolocalização chegou ao mercado em 2009 e desde então tem sido usada para ampliar as funcionalidades das tecnologias desenvolvidas mais recentemente. Para o usuário em geral, a geolocalização faz cada vez mais parte do cotidiano seja para conseguir informações e rotas no trânsito, localização de serviços e lojas próximas, compartilhar sua posição atual com amigos por meio de redes sociais, chamar um táxi ou até mesmo para lembrar onde você estacionou o carro.

Em junção com a usabilidade dos aplicativos esse serviço de geolocalização está implementado em uma das principais tecnologias atuais, os beacons. Eles foram instalados em cerca de 7 milhões de estabelecimentos comerciais e podem te auxiliar nas vendas também.

O que é geolocalização?

A geolocalização foi adotada para muitas aplicações pela facilidade que fornece não apenas aos usuário, mas também para instituições que já utilizam a funcionalidade em seu sistema de trabalho, afinal a geolocalização é ótima para otimização de alguns trabalhos simples.

Para empresas, o uso da geolocalização por ferramentas de geomarketing pode ajudar a planejar, refinar, mensurar e corrigir suas estratégias de negócio.

Está pensando em fazer um aplicativo usando geolocalização? Peça agora seu orçamento!

Como é determinada a geolocalização

Existem vários meios em que a localização geográfica pode atuar, seja para informar o local de uma pessoa ou de um objeto.  Para que você possa entender melhor as aplicações dessa funcionalidade separamos um guia prático de como ela pode ser usada.

  • GPS: a localização é realizada por satélite, captando no mínimo o sinal de três satélites. Este processo depende diretamente das condições do tempo.
  • AGPS : chamado de GPS assistido é um aprimoramento do GPS. A tecnologia recebe dados de suporte (posição dos satélites) de uma antena de telefonia celular.
  • GSM: a localização é feita por rastreamento através das ondas de rádio, utilizando as informações fornecidas pelas operadoras móveis, ou seja, é possível localizar um telefone celular mesmo com o GPS desativado, basta o dispositivo estar ligado e com sinal.
  • Wifi – por meio das redes wifi disponíveis é possível determinar a geolocalização indoor, onde o sinal GPS não está disponível.

Como funciona a geolocalização?

Como vocês puderam perceber com a leitura do texto a geolocalização pode ser inclusa em diversas situações, além de auxiliar e muito no desenvolvimento e melhorar experiência do usuário dependendo do aplicativo, site ou dispositivo móvel que você está usando.

Teve ideia de algum aplicativo com geolocalização, conta pra gente aqui nos comentários e peça seu orçamento.

Por que utilizar geolocalização em meu aplicativo?
5 (100%) 1 vote

  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.