experiencia-do-usuario-em-aplicativos

Experiência do usuário em aplicativos, como melhorá-la?

Devido à grande diversidade de aplicativos que os consumidores podem baixar, a competitividade por eles aumentou significativamente. Pensar em como melhorar a experiência do usuário (UX) pode te ajudar a vender mais.

Muitas das marcas tem pensado que melhorar essa experiência é simplesmente oferecer mais funções ou mais informações dentro de seus aplicativos. Mas será que isso é realmente verdade?

Para melhorar a experiência do usuário, pense no que ele espera de sua marca.

Nada adianta oferecer diversas funções e muitas informações, que podem não ter utilidade, sendo que a necessidade de seu cliente é simples. O primeiro ponto a se pensar é: qual funcionalidade o usuário espera ao baixar meu aplicativo?

Definida essa funcionalidade, foque em oferecer isso de maneira rápida e fácil ao usuário. O Zumpy é um aplicativo de compartilhamento de caronas que é bem direto e apresenta um carregamento bem rápido, garantindo uma boa UX.

Adicionar funcionalidades extras é bom, desde que não cause um mau funcionamento no aplicativo ou deixe o carregamento do lento. Aquelas funções que fogem da ideia original do projeto, como mostrar a previsão do tempo em um aplicativo de compras, devem ser evitadas por  piorar a experiência do usuário e deixá-lo confuso. Pense em suas próprias experiências ruins. Quantas vezes você já abandonou um site por ele demorar a carregar, ou pelo fato de não conseguir achar o que queria facilmente e foi para o site concorrente.

Quantos aplicativos já baixou olhando a funcionalidade na descrição da App Store e, ao instalá-lo e começar a usar, viu que não funcionava direito, não carregava ou era muito confuso, o que o levou a desinstalá-lo e a não recomendá-lo para outras pessoas.

Com a facilidade de acesso às informações, os consumidores ficaram mais complicados, impacientes e menos tolerantes a experiências ruins. De acordo com um estudo realizado pela Dynatrace, 75% dos usuários de smartphones/tablets abandonam um aplicativo se ele apresentar algum defeito ou for lento.

experiência do usuário em aplicativos

Definida a funcionalidade comece a colocar sua ideia em prática.

Comece a colocar seu projeto em prática caso você seja um desenvolvedor de aplicativos. Caso contrário procure alguma empresa especializada que o desenvolverá seu aplicativo com qualidade e simplicidade que seu consumidor deseja.

Desenvolvido o aplicativo, experimente-o. Uma fase beta te ajudará a descobrir se tudo está funcionando como deveria e se está de acordo com as expectativas do usuário. Colete todas as opiniões e dados dessa fase e melhore-o, focando sempre na experiência do consumidor. Então lance-o.

Confira aqui tudo sobre como lançar aplicativos

Todas as alterações em seu aplicativo devem ser medidas, assim você saberá se o resultado delas foi positivo ou não. Sempre tenha em mente que o consumidor cria lealdade a uma marca pelas as experiências que tem na web.

Essas experiências são tão importantes que, quando você não tem o conhecimento sobre uma marca, sempre visita fóruns para saber como foi quando outros usuários interagiram com aquela marca. Se o aplicativo funciona realmente, o que eles gostaram, o que odiaram, se é seguro, entre outras características.

Caso aconteça algum problema no seu aplicativo, lembre-se de ter um bom time de suporte que consiga atender a todos os clientes. Essa pró-atividade em atender e solucionar a falha para o consumidor pode fazê-lo esquecer a má experiência. Ele se sentirá importante e amparado, o que pode até transformá-lo em um grande defensor da marca.

Tenha em mente que para se tornar um sucesso na web é necessário muito trabalho, muitas análises em cima do que já foi feito e isso não aconteceria da noite para o dia. O primeiro passo é ter uma boa ideia, o segundo é desenvolvê-la com foco na experiência do consumidor e o terceiro é melhorá-la continuamente.


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94
  • mauricio

    Daniel,
    vc recomenda ao software para fazer as validações e testes como se fosse do próprio usuário?

    • Daniel Madureira

      Boa tarde Maurício.

      Consideramos a capacidade crítica de uma pessoa para testar o aplicativo essencial para a excelência em UX. Aqui na Usemobile temos uma equipe que realiza todos os testes manualmente e fazem o review do que deve ser melhorado para o usuário.

      Qualquer dúvida estou a disposição