engajamento

Como aumentar o engajamento e ter verdadeiros fãs

Uma das grandes preocupações dos times de Marketing das empresas não é apenas gerar visitantes para o site, blog, ou para as redes sociais, mas também gerar engajamento com a sua audiência (seja cliente ou não), criar verdadeiros fãs da marca. Isto resulta não só em um público fiel com uma ótima relação, como gera também promotores da marca, e segundo Terry Vavra, uma pessoa promotora (aquela que fala e/ou recomenda sua marca) contamina em média 5 pessoas.

O que é engajamento?

Engajamento empresa público

Engajamento vai muito além de seguidores em redes sociais e curtidas em uma postagem. Trata-se realmente de um relacionamento com o público de interesse, uma relação relevante, quase de amizade, entre pessoa e empresa. Trouxemos nesse post 4 formas de aumentar o engajamento com seu público!

4 formas de  aumentar o engajamento com o seu público

1. Produza conteúdos fantásticos

O primeiro passo para conseguir o tão desejado engajamento e criar fãs da sua empresa/marca, sem dúvidas, é oferecer conteúdos incríveis e relevantes para o seu público, falar o que o ele precisa ouvir, entregar valor.

Para isso, deve-se começar segmentando bem que tipo de pessoa sua empresa quer atingir, definir as personas do seu negócio e desta forma entender o que estas personas precisam. Depois, ao começar a produzir os conteúdos, algumas dicas são bem interessantes:

  • Use um título chamativo e que desperte curiosidade: se conseguir produzir curiosidade com o título, suas chances de conseguir visitantes aumentam consideravelmente.
  • Faça perguntas/enquetes: produza conteúdos que provoquem a interação com os visitantes, mas não se esqueça de passar valor a esses visitantes.
  • Utilize assuntos do momento: aproveite-se de assuntos que estão bombando no momento  para atrair as pessoas, mas relacione-os de forma relevante com o seu negócio, como por exemplo esse post sensacional da Rock Content.

Mas atenção: essas técnicas são muito interessantes para criar o interesse dos visitantes, porém o que os transforma em fãs é produzir um conteúdo fantástico. Ou seja, elas devem ser usadas apenas como COMPLEMENTOS ao conteúdo.

Para complementar este assunto, listamos algumas frases educativas sobre Marketing de Conteúdo, para ajudar na construção de valor para seu público.

2. Tenha um aplicativo mobile

Não podemos deixar de notar que o mercado de smartphones cresce cada vez mais. Segundo a Anatel, o brasil é o 5º maior mercado mobile do mundo, e atualmente, 91% da população brasileira nos centros urbanos possui um dispositivo móvel (WE Are Social, 2016). Segundo a Flurry, o mercado de phablets (celulares com a tela de tamanho superior a 5,5 polegadas) cresceu mundialmente 334% em 2015. A média dos tablets e smartphones de telas pequenas, médias e grandes foi de 117%.

Isto significa que uma das principais formas de facilitar a comunicação com seu público é investir no mercado mobile. Ter sites responsivos é o primeiro passo. Porém, ainda melhor que sites, os aplicativos mobile podem ser a solução ideal para facilitar a comunicação e interação com o público.

Aplicativos são mais rápidos, estão sempre a um “dedo” de distância, e oferecem uma infinidade de possibilidades de interação: reservas de serviços, mensagens, push notifications, interação com beacons etc.

Conheça mais motivos para ter um aplicativo (segundo a Forbes!!).

3. Call to action (CTA)

Algumas vezes as pessoas “caem de paraquedas” no seu site, e também é fato que visitantes comuns do seu site não vão ficar procurando como interagir com sua empresa. Desta forma, é muito pouco provável que elas tenham interesse em começar qualquer relação de engajamento e é aí que entram os chamados “Call to Action”, elementos na página com o objetivo de atrair atenção do seu visitante e incentivar a interação dele com você.

4. Interação pessoal

Por último, mas não menos importante: seu público precisa ter a sensação de que está interagindo com uma pessoa e não com uma empresa. Dê atenção às pessoas que interagem com você, mostre a elas que por trás da máquina existe uma pessoa. Comente, responda, interaja! Uma coisa que sempre falamos aqui na Usemobile é que empresas são feitas de pessoas e isso é o que deve ser passado também para fora da empresa.

O que achou dessas dicas? Conhece outras formas de promover o engajamento? Comente aqui embaixo!

Obs.: Faltou me apresentar né?! Sou Matheus Guerra, Gerente de Marketing da Usemobile. Dicas e críticas são sempre bem vindas!  Até a próxima! 😉

Como aumentar o engajamento e ter verdadeiros fãs
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  • Matheus Guerra
  • Growth Hacker no 12 minutos
  • Sou mineiro de BH, viciado em academia, Counter Strike e cervejas artesanais (por mais contraditório que pareça). Entusiasta de tecnologia, principalmente móvel, sou responsável pela equipe de marketing da Usemobile. Atualmente me dedico ao estudo e à aplicação de marketing digital para aplicativos.
  • Boas dicas! Estou me empenhando nesse quesito para melhorar minha empresa! Espero encontrar soluções para minhas dúvidas com vocês.

    • Muito legal Patrick! Muito obrigado, e pode contar com a gente pro que precisar. Continue acompanhando nosso blog pra conferir nossas dicas! 😉