empresa-de-desenvolvimento-de-aplicativos

Por que devo contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos?

O mercado de desenvolvimento de aplicativos móveis, que em 2017 deverá gerar uma receita global de 77 bilhões de dólares, tem crescido cada vez mais no Brasil. Em 2015, o número de usuários de internet móvel no país ultrapassava a marca de 85 milhões, quase a metade do número total de usuários em toda América Latina. Com as projeções indicando que esse número dobrará até 2020, e considerando que o Brasil é líder na lista de países com o mercado mais competitivo para aplicativos mobile, com índices de engajamento e quantidade média de apps utilizados superando os do México e Estados Unidos, fica fácil compreender porque esse mercado tem atraído cada vez mais investidores.

Praticamente qualquer serviço pode ser oferecido de forma mais eficiente por meio de um aplicativo para mobile. Prova disso é o sucesso de aplicativos de transporte como o Uber, que só nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro movimentam cerca de 10 milhões de reais por dia, com investimentos recentes que ultrapassam 300 milhões de dólares. A quantidade de sessões em apps de compra no país teve um aumento de 111% no ano passado, representando um aumento de quase 14 bilhões no valor gasto em e-commerce. Para assegurar o sucesso dos seus apps, empresários e corporações investem tempo procurando por profissionais competentes e habilidosos que possam desenvolvê-los.

Portanto, escolher a melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos possível para um projeto, dentro dos limites técnicos e orçamentários estabelecidos pelo cliente, é um passo crucial para a criação de um app feito sob medida para atender as necessidades dos seus usuários. Contratar uma empresa de desenvolvimento de qualidade não apenas garantirá que o seu aplicativo seja funcional e elegante, mas que você tenha toda orientação e suporte técnico necessários para que seu app continue fazendo sucesso ao longo dos anos.

O que é desenvolvimento de aplicativos para mobile?

Desenvolvimento de aplicativos para mobile é o processo de construir softwares para dispositivos como smartphones e tablets. Dependendo dos objetivos e interesses do cliente, o app pode utilizar os recursos específicos de determinado aparelho, como é o caso dos celulares que usam giroscópios como medidores ou do acelerômetro do iPhone. A melhor forma de aproveitar essas capacidades particulares é através do desenvolvimento de um app nativo, ou seja, cujo código foi criado especialmente para o processador de determinado dispositivo.

Em contrapartida, códigos nativos não podem ser reaproveitados entre os sistemas operacionais – um aplicativo nativo iOS não será compatível com um Windows Phone, por exemplo. Já os aplicativos baseados em browser, de circulação menos expressiva no mercado, costumam rodar na maioria dos dispositivos móveis.

Por quê devo contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos?

Selecionar uma agência especializada ao invés de um desenvolvedor in-house ou freelancer pode ser a escolha que definirá se você tem em mãos um app promissor ou um que eventualmente fracassará. Veja abaixo 6 vantagens de se contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos:

1. Tecnologia de ponta

Uma empresa que desenvolve apps para mobile não apenas possui as melhores ferramentas para garantir que um aplicativo rode perfeitamente nas plataformas adequadas, como também sabe exatamente como utilizá-las para entregar os melhores resultados possíveis de acordo com as especificações do cliente.

2. Contratos com preços fixos

Muito possivelmente, uma empresa de desenvolvimento de aplicativos irá te apresentar um orçamento com o custo total do aplicativo – incluindo as etapas de teste e manutenção. Optando por trabalhar com um freelancer, por exemplo, você provavelmente será cobrado por horas de serviço, então além de todo o processo envolvido na criação do seu app ficar concentrado nas mãos de uma única pessoa, você não tem como saber ao certo quanto gastará, nem de quanto tempo o programador precisará para entregar o que você deseja.

3. Gerenciamento de projetos

Construir um aplicativo para sua empresa por conta própria vai te dar uma dor de cabeça enorme, pois além de todas as atividades relacionadas à companhia em si, você precisará observar tudo o que acontece na elaboração do app. Empresas especializadas em desenvolvimento possuem gerentes de projeto cujo trabalho consiste exatamente nisso, acompanhando todos os detalhes do processo e se comunicando efetivamente com clientes e desenvolvedores.

gerenciamento de projetos no desenvolvimento de aplicativos

4. Conhecimento especializado

Normalmente, os funcionários que cuidam da tecnologia dentro das empresa sabem fazer um pouco de tudo: eles podem mexer com sistemas de e-mails, cuidar da manutenção das redes wireless, entre outras funções necessárias. No entanto, a maioria não possui conhecimentos específicos para construir e programar um aplicativo com a expertise de uma empresa em que todos os funcionários trabalham e dominam todos os recursos para esse fim.

5. Trabalho direcionado e personalizado

Como o próprio nome diz, esse tipo de companhia realiza todos os seus trabalhos direcionados à criação de aplicativos. Se você tem uma empresa, ao invés de deslocar o foco do setor de TI ou design para o desenvolvimento do app, você pode deixar tudo nas mãos de pessoas que lidam com essas questões diariamente, e que poderão se dedicar exclusivamente à construção do seu aplicativo de forma qualificada.

6. Relação de trabalho contínua

Contratando uma empresa de desenvolvimento você tem a chance de construir uma relação longa e duradoura – afinal de contas, eventualmente seu app ainda precisará passar por mudanças, ajustes nos detalhes, alterações estéticas e melhorias em sua funcionalidade. Diferentemente de um freelancer, que provavelmente entregará seu aplicativo e passará a trabalhar com outro projeto, uma empresa de desenvolvimento permanecerá com o objetivo de sempre deixar seu aplicativo atualizado e operacional com o passar dos anos.

O que preciso saber antes de contratar uma empresa de desenvolvimento?

Existe uma série de fatores que precisam ser observados antes de você contratar uma empresa para desenhar o seu app. Pergunte-se:

A empresa que contratei tem experiência?

Se está nos seus planos lançar o próximo Uber  ou tem ideias para um app com potencial para isso, você precisa selecionar alguém que atue no ramo de desenvolvimento de aplicativos tempo o bastante para não cometer erros que podem comprometer as chances do seu projeto decolar. A comunicação também será muito mais fácil: você poderá definir exatamente o que precisa e o desenvolvedor compreenderá com mais eficiência. Não se esqueça de que o investimento é seu! Também é importante conhecer os trabalhos produzidos pela empresa anteriormente. Peça referências externas, conheça o portfólio, baixe os aplicativos criados por ela e procure avaliações deles escritas por usuários. Essa é a melhor forma de garantir que a empresa tem capacidade para enfrentar as complexidades do seu empreendimento.

A empresa que escolhi tem os instrumentos necessários?

Além de uma equipe talentosa e experiente, você precisa escolher uma empresa que disponha de meios amplos para dar conta da demanda exigida pelo seu projeto. Verifique se ela utiliza equipamentos e técnicas novas de desenvolvimento de aplicativos, e se está familiarizada com as últimas plataformas para garantir uma melhor experiência operacional para o usuário.

Meu aplicativo pode alcançar o maior público possível?

Alguns usam iOS, outros preferem Android: seja como for, se o seu aplicativo foi construído para um público específico, a melhor forma de atingi-lo em sua totalidade é desenvolvendo um app que rode em várias plataformas. Por isso, é necessário checar se os desenvolvedores possuem habilidade e recursos para programar seu aplicativo em sistemas operacionais e dispositivos diferentes.

A empresa fornece suporte depois que o processo de desenvolvimento se encerrou?

Lembre-se: o trabalho do seu desenvolvedor não termina depois que ele termina de criar e lançar o seu aplicativo. É obrigação de uma boa empresa acompanhar as etapas de teste e manutenção do seu app, portanto isso deve ficar bem claro no momento da contratação dos serviços. Pergunte à empresa se ela está preparada para oferecer essa assistência, pois bugs e erros provenientes da Internet são bem comuns em apps recém-lançados.

A desenvolvedora irá me manter atualizado sobre o progresso do trabalho?

Novamente, é preciso ter em mente que montar um aplicativo é um investimento – você tem todo o direito de saber em que pé está o trabalho. Pergunte à empresa se ela pode te manter constantemente informado sobre o andamento do projeto. Comunicação clara e frequente é a chave para construir uma relação de negócios benéfica para ambos.

Mãos à obra!

Agora que você já sabe de todos os benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, venha conversar com a gente! Com experiência e dedicação, temos as melhores soluções para transformar sua ideia em realidade.

Por que devo contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos?
5 (100%) 2 votes

  • Caio Aniceto
  • Estudante de Jornalismo. Protótipo de artista. Gamer, cinéfilo e comediante nas horas vagas. Amante do marketing criativo, das campanhas virais e das narrativas transmídia. Praticante das ciências ocultas e defensor inveterado da Tecnocracia. Jura que foi um androide na vida anterior.