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8 dicas para fazer um aplicativo de sucesso

O mercado de aplicativos para smartphones vem crescendo absurdamente nos últimos tempos. Embora exista uma grande concorrência nesse ambiente, é possível que os empreendedores desenvolvam um aplicativo de sucesso (ou vários).

Se você pretende criar algum tipo de aplicativo, a primeira pergunta que você deve fazer é: por que quero construir esse aplicativo?

As respostas podem variar entre: querer seguir o fluxo positivo que a criação de aplicativos está trazendo para seus desenvolvedores, ter um problema que sabe que pode resolver, conhecer pessoas com problemas que podem ser solucionados com o aplicativo, entre outras.

A resposta para essa pergunta irá determinar se seu aplicativo terá sucesso ou não. Para ajudar nesse processo, enumeramos 8 passos básicos, mas fundamentais, para o desenvolvimento de um aplicativo.

Confira 8 dicas para fazer um aplicativo de sucesso

1. Ter uma ideia ou um problema a ser resolvido

Caso queira criar um aplicativo, mas não tem ideia do que fazer, pense que você precisa resolver problemas da rotina das pessoas.

ideia de aplicativo

Os empreendedores bem-sucedidos desenvolveram ideias para solucionar problemas diários de maneiras que ninguém poderia ter imaginado. Sendo assim, procure problemas de sua vida diária ou das pessoas com quem você convive e liste cada um deles. Através dessa lista, pense em aplicativos que poderão solucioná-los, e por fim, escolha aquele que seria mais útil e diferenciado.

2. Defina as características do aplicativo e suas reais necessidades

É preciso medir o interesse dos usuários pelo seu aplicativo. Para isso é possível utilizar a ferramenta do Google, Keyword Planner. Ele irá ajudá-lo a definir o nicho de pessoas que procuram por aquilo que você está tentando fazer.

Além disso, é importante identificar quais pessoas e porque elas querem utilizar o aplicativo. Esse é o momento para detalhar os recursos básicos do seu produto em um documento, ou até desenhar a parte visual para identificar como o aplicativo será organizado.

3. Design em primeiro lugar

O design do aplicativo não é somente a sua aparência, mas a principal informação que um usuário irá experimentar no aplicativo. É importante ter em mãos um app com visual atraente e simples.

Segundo a Gerente de Produtos da Google Play, Ellie Powers, “O aplicativo precisa ser bonito, fácil de usar, com um ótimo design, e também ser muito confiável, que não trave e não acabe com os dados ou a bateria dos usuários”.

4. Contrate um designer/programador profissional

Caso você não seja bom em designer ou não seja um desenvolvedor, procure uma empresa de desenvolvimento que tenha um grande talento em design e uma equipe de desenvolvedores que seja sólida.

Lembre-se que o valor do serviço pode medir o valor do seu sucesso. Geralmente as startups começam com pouco ou nenhum dinheiro, mas o investimento é fundamental no processo de criação. Não economize para ter sucesso.

5. Crie uma conta de desenvolvedor

Atinja um nível mais profissional, ao registrar uma conta de desenvolvedor nas lojas de aplicativos para as quais deseja desenvolver. Dessa forma você será capaz de vender seu aplicativo através de sua plataforma. Hoje em dia, uma conta na PlayStore custa U$ 25 em taxa única. Já na AppleStore, o valor é de  U$99 ao ano. Você pode se cadastrar como indivíduo ou como empresa, caso já tenha uma.

6. Integre ferramentas de análise

Ferramentas de análise ajudam a verificar a quantidade de downloads, o interesse por parte dos usuários e a taxa de retenção obtida pelo seu aplicativo. Certifique-se de usar ferramentas como o Flurry, que está disponível gratuitamente. Ele irá te ajudar a medir o uso do aplicativo, potenciais problemas, medir o desenvolvimento geral e a experiência de uso de sua criação.

flurry

Outra plataforma muito eficaz para análise de usuários é o Mixpanel, que permite medir o que as pessoas estão fazendo em seu site e como elas estão envolvidascom o diferencial de ter análises de dados em tempo real.

7. Aposte no marketing

Há um universo de aplicativos ao alcance das pessoas, por isso é preciso oferecer serviços com algum tipo de diferencial que faça com que o público alvo tome conhecimento do seu app. O investimento em comunicação para divulgar seu aplicativo deve estar previsto no plano de negócios.

Sem dúvidas, para ter um aplicativo de sucesso, é preciso abusar na divulgação em redes sociais. Para isso, você pode utilizar o PontoFollow, um recurso que aumenta a visibilidade das suas postagens no Instagram, direcionando as campanhas para o público alvo, com foco nas palavras-chave, localização e perfis de interesse.

Vale lembrar que as notas dos usuários nas lojas de aplicativos também são muito importantes para ajudar na sua disseminação.

8. Procure sempre ter feedback

Melhorias e mudanças devem ser constantes no seu aplicativo, por isso é importante estar atento ao feedback dos usuários. Em caso de erros ou sugestões simples de serem implementadas improvise soluções para aumentar a qualificação da sua ferramenta nas lojas de aplicativos.

Agora que você já sabe por onde começar, está na hora de tirar o seu conceito do papel e criar o seu aplicativo de sucesso. A Usemobile oferece suporte técnico para a criação de aplicativos, traga a sua ideia!