como-validar-ideias-de-aplicativo

Como validar ideias de aplicativo

O mercado de aplicativos é um dos que mais cresce no momento. Atualmente no Brasil 94% da população já instalou apps em seus smartphones para realizar alguma tarefa, seja para paquera, para assistir filmes e até para transporte. Pelo setor estar aquecido  empresários possuem o desejo de investir, mas como entrar no mercado tendo a certeza de lucro? Saiba mais sobre como validar ideias de aplicativo.

ideias de aplicativo

A otimização do tempo é uma das características mais buscadas quando se fala em tecnologia. Afinal, com a alta competitividade do setor, o quanto antes suas ideias de aplicativo serem colocadas em prática, melhor será. Para auxiliar as pessoas que desejam investir nesse campo existem alguns métodos já usados como o da startup enxuta. A proposta consiste basicamente em reduzir o desperdício durante a criação de produtos e serviços. Isso aumenta a frequência de contato com clientes, a fim de validar a ação do negócio o mais rápido possível.

Entretanto, para validar suas ideias de aplicativo outras etapas podem ser levadas em consideração. Para saber se realmente vale a pena investir e se o retorno financeiro será o esperado.

1.Pesquise

Normalmente quando temos ideias de aplicativo sempre achamos que vamos ficar ricos com todas elas. Porém, a gente acaba esquecendo a principal etapa na hora de validar nossas convicções, a pesquisa.

O papel de procurar mais informações sobre determinado assunto é essencial, isso porque após um conhecimento prévio você pode acompanhar de perto sobre o mercado em que quer investir, os riscos que pode vir a ter, a melhor estratégia de marketing para o setor entre outras inúmeras informações.

pesquise ideias de aplicativo

Geralmente a maior parte das ideias de aplicativo já existem, é por isso que alguns investidores desistem de ir em frente, porém deve-se atentar que a concorrência existe em todos os lugares e em proporções diferentes, ela pode até chegar a ser saudável para a situação. Todo inventor quando chega a esse ponto de análise deve refletir se suas ideias de aplicativo possuem algo novo ainda inexplorado pelas concorrências, se a resposta for sim as chances de se obter sucesso são muito altas.

O bom empreendedor busca entender a forma como o mercado em que ele está iniciando funciona, e essa é uma receita que tem proporcionado bons frutos. Afinal, no momento da sua pesquisa pode ser que o setor esteja em alta, porém é sempre necessário incluir prospecções para os anos futuros.

Um aplicativo quando bem idealizado pode ter sua vida útil prolongada com atualizações, melhoras em suas funções, avanço na experiência do usuário entre outras. Enquanto um app ainda possui utilização e benefícios ele estará vivo.

2. Busque feedback sobre suas ideias de aplicativo

Após passar pela etapa de pesquisa teórica chegou a vez de buscar feedback. É normal que, por insegurança sobre suas ideias de aplicativo não serem tão boas ou até mesmo medo que alguém as roube, você resolva não falar com ninguém, mas perguntar a opinião das pessoas é muito importante. Buscando o feedback você ainda aproveita para fazer uma pesquisa de aprovação. Essa etapa pode servir até mesmo para uma outra análise sobre a viabilidade do seu projeto.

Feedback

Esse processo que antecede a decisão de investir ou não acaba por se tornar parte fundamental do seu futuro aplicativo, o que você precisa é de um feedback verdadeiro. Por isso dê valor a opiniões criticas e as considere construtivas. Dessa forma, as chances de você ter deixado algo passar serão cada vez menores.

Se mesmo buscando falar com amigos, pessoas próximas e familiares você tenha medo que suas ideias de aplicativo sejam de certa forma corrompidas peça para que eles assinem um contrato de confidencialidade simples. Essa é uma ótima opção para garantir seus direitos sobre seu projeto.

3. Construa um MVP

O Produto Viável Mínimo (MVP) é uma estratégia para evitar gastos com o desenvolvimento de um produto que não está muito bem definido. A ideia é desenvolver rapidamente um conjunto mínimo de recursos, que seja suficiente para implantar e testar com um público, analisando as interações entre os clientes e o produto desenvolvido. Ou seja, assim você poderá fazer ensaios em suas ideias de aplicativo, analisar quais são viáveis e onde será necessário algum tipo de melhoria para assim seu produto poder entrar no mercado de forma competitiva.

MVP

Segundo Eric Ries, famoso empreendedor do Vale do Silício e escritor do livro sobre startup enxuta, o MVP é a versão mínima de um produto que permite uma equipe recolher o máximo de aprendizado, validados sobre os clientes, com o menor esforço e investimento possível. Esta fase é  para você saber se sua ideia é realmente boa o bastante para que outras pessoas a comprem.

E se esse teste se mostrar eficiente, já comece a pesquisar sobre as empresas que poderiam desenvolver seu aplicativo. Todo cuidado é pouco, afinal, será um grande investimento e escolher bem agora irá te poupar tempo e dinheiro resolvendo problemas no futuro. Tem um projeto de aplicativo e precisa de uma boa desenvolvedora, entre em contato e peça seu orçamento.

4. Comece a construir sua identidade

Construa sua identidade

Suas análises deram certo e você já entrou em contato com a Usemobile, agora chegou a hora de construir sua marca. Em um mundo com muitas novas informações, uma ideia validada hoje pode se tornar obsoleta amanhã, sem contar do ditado “quem não é visto não é lembrando”, então aja rápido e construa sua identidade.

É importante que sua imagem, marca e afins carreguem a essência que você quer passar para seu aplicativo. Afinal, pensar em uma boa identidade visual e design pode garantir ainda mais a provação do seu público além de auxiliar na facilidade em que seu usuário irá encontrar funcionalidades e opções que terão em suas ideias de aplicativo.

5. Faça um plano de vendas

Antes de mergulhar num longo plano de negócios se concentre na seguinte questão: “Como eu consigo meus primeiros clientes?”.

Plano de vendas

Você pode ter o mais completo plano de negócios do mundo, mas sem clientes, seu negócio não é nada. Crie um plano de vendas que englobe suas estratégias de marketing. É necessário que esteja preparado para mostrá-lo para investidores, parceiros e outros interessados.

Essas são algumas etapas importantes para se passar quando se tem algumas ideias de aplicativo. Afinal, validar uma ideia é o ponto inicial para quem quer chegar ao sucesso.

Ficou com alguma dúvida? Então não deixe de comentar, responderemos em breve.

Summary
Como validar ideias de aplicativos
Article Name
Como validar ideias de aplicativos
Description
Muitas pessoas tem excelentes ideias de aplicativo, mas não sabem como validadá-las. Nesse artigo abordamos os principais pontos para te ajudar!
Author
Publisher Name
Usemobile
Publisher Logo

  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.