como-identificar-o-melhor-smartphone

Como identificar o melhor smartphone para você

Comprar um aparelho de celular pode ser a ambição de muitos. O Brasil chegou a 168 milhões de smartphones em uso, um crescimento de 9% em relação aos anos passados. A  base instalada era de 152 milhões de celulares inteligentes. Os dados são da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Porém, é necessário analisar as possibilidade e saber como identificar o melhor smartphone para você.

De acordo com o estudo, a expectativa é de que, nos próximos dois anos, o Brasil tenha 236 milhões de aparelhos desse tipo nas mãos dos consumidores, em um crescimento de 40% em relação ao momento atual.

Em comparativo com as vendas globais de smartphones, houve um crescimento de 3,9% desde o primeiro trimestre de 2016. Esse número saiu da marca de 336 milhões de unidades para 349 milhões, segundo estimativa da consultoria Gartner. O total deste ano, 2017,  equivale a cerca de 3,8 milhões de aparelhos comercializados por dia.

Atualmente o celular deixou de ser utilizado apenas para realizar ligações, tirar fotos e enviar mensagens. Suas funcionalidades ultrapassam o uso particular e o dispositivo por vezes é procurado para o trabalho, empresa e também uso pessoal. Sendo assim separamos algumas dicas.

Como identificar o melhor smartphone para você

Por que você precisa de um smartphone?

smartphone

A primeira pergunta que você deve se fazer  “Por que preciso de um smartphone?”. Bom, as possibilidades de um smartphone podem ser infinitas. Desde conectar o usuário com o resto do mundo, até coisas mais simples.

Com um smartphone você pode verificar e-mails enquanto está na rua, acessar as suas redes sociais, enviar mensagens instantâneas, acessar conteúdo na internet, utilizar aplicativos que auxiliem no cotidiano; enfim, um celular inteligente é um universo de funcionalidades ao seu dispor.

Por essas e outras coisas que deve sempre ser levado em consideração a sua necessidade. Você deverá se perguntar se vai precisar de um super processador ou apenas uma boa câmera, ou os dois, por exemplo. Lembre-se, sempre existirá um modelo perfeito para você, mas você precisa saber o que deseja.

Por isso saber quais serão as atividade em que você usará seu novo celular é ideal para saber identificar qual o melhor smartphone se adequa mais a você e ao que você irá precisar, seja para seu uso particular ou em sua empresa.

Como escolher o melhor smartphone com as características certas – um guia rápido

checklist

  • 1. Escolha um telefone. Qualquer smartphone que seja do seu gosto. Normalmente os telefones mais recentes têm os recursos mais avançados e as tecnologias que estão sendo utilizadas no momento.
  • 2. Descubra os recursos que ele tem. Você pode fazer isso usando o Google ou qualquer outro site de busca que te ofereça as características do celular que você escolheu.
  • 3. Confira demonstrações em vídeo dos recursos que podem ser encontrados no telefone móvel. Isso é necessário para ver se essas funcionalidades são realmente úteis para você. E se fazem o que foi anunciado. Só assim para ter certeza que está comprando o melhor smartphone para você.
  • 4. Avalie suas necessidades. Enquanto observa como funcionam os recursos, considere sobre como eles podem beneficiá-lo e torná-lo mais produtivo em suas atividades do dia a dia. Se eles não se adequar às suas necessidades, não há incentivos reais para comprar o telefone escolhido.

Gostou das dicas rápidas? Compartilhe com seus amigos agora mesmo!

Duração da bateria

duração da bateria

Vamos fazer uma comparação rápida. Do que adiantaria você ter o automóvel mais rápido do mundo, se ele está sem combustível, e não pode ir a lugar nenhum? Essa situação pode ser de forma muito fácil comparada ao funcionamento da bateria do seu smartphone. Do que adiantaria um telefone pensado por você, planejado para te atender, sem bateria?

Uma bateria fraca realmente derrota a finalidade de ter um celular que atenda suas necessidades. Um telefone deve ser capaz de durar um dia de uso moderado. Ao comprar um smartphone, verifique o modelo e principalmente a duração que a carga da bateria lhe oferecerá durante o dia.  Smartphones com especificações normais devem durar perto ou mais de um dia inteiro de uso. Afinal, não adianta ter o melhor smartphone se ele vai te deixar na mão.

Uma das formas de reduzir esse problema ou até mesmo solucionar seria investir no uso de um smartwatch. Eles são relógios inteligentes que possuem muitas funções similares ao de um smartphone porém, com algumas vantagens. Desde rapidez, facilidade e até mesmo algumas funcionalidades que podem não ser encontradas em seu celular.

Com um smartwatch você pode ampliar o uso do seu smartphone e até mesmo as funções que você esperava. Ele oferece vantagens tanto para o uso pessoal quanto para o uso em sua empresa (incluir post). Podendo ser até mesmo um investimento que pode trazer lucros.

Defina seu orçamento

orçamento

Quanto você está decidido a gastar em um smartphone? O preço do telefone é uma despesa única, mas que deve ser pensada com muita atenção. Depois de analisar os smartphones que se encaixam à sua experiência de usuário, é a hora de achar uma forma de encaixar a sua realidade financeira à sua escolha. Muitos aparelhos podem ser comprados via internet, o que torna o custo um pouco mais baixo. Porém, lembre-se de ir até uma loja física e utilizar o aparelho por alguns minutos antes da compra online. Só assim você consegue garantir que aquele será seu aparelho ideal.

Caso o valor do aparelho esteja além das suas possibilidades financeiras, não se desespere, faça uma compra consciente. Espere por uma promoção, como a Black Friday, ou pesquise em canais que vendem aparelhos usados, mas certifique-se de que ele esteja em boas condições. Lembre-se, passados alguns meses do lançamento do celular no mercado, a tendência é a de que os preços diminuam significativamente.

E antes de efetuar a compra pense sobre como você quer usar seu telefone, como já falamos antes. Se você planeja usar principalmente para falar e enviar mensagens de texto, com apenas um pouco de e-mail ou navegar na web, veja se você pode encontrar um aparelho mais simples que atenda suas necessidades. E assim por diante.

Sistema operacional

sistema operacional

Esqueça o conceito de “melhor sistema operacional”. Na prática, quando for comprar seu smartphone, isso não existe. A pergunta que de ser feita é “Qual é o melhor sistema operacional para mim?”. E, para obter essa resposta, é preciso conhecer um pouco as características dos principais sistemas operacionais disponíveis no mercado.

Atualmente os dois grandes SO presentes no mercado dividem inclusive as marcas de telefone móvel que existem. São eles: IOS, sistema da Apple, e Android, sistema operacional utilizado por grandes marcas como Sansung, Motorola, LG, Asus e assim por diante.

Qual o sistema operacional do seu celular? Conte para a gente.

Tanto o iOS quanto o Android possuem interfaces muito acessíveis e que não trazem dificuldades para o usuário. Nesse sentido, o que pode mudar, além de algumas ferramentas e o modo de funcionamento, é a adaptação que o cliente terá com o sistema operacional. Sendo assim, é recomendável ir até uma loja e mexer um pouco em um aparelho com cada SO para conferir de perto como será a sua familiaridade com o sistema.

O iOS, presente no iPhone, é estável e possui um grande número de aplicativos. Com ele, tudo o que você precisa fazer é começar a utilizar, já que não há muitas opções de personalização, sendo ideal para quem não quer se incomodar.

Já o Android permite maior personalização e, como cada fabricante e operadora podem incluir modificações na interface e nos aplicativos, é comum encontrar Androids “diferentes” dentro da mesma versão do SO. No caso do sistema da Google, o número de aplicativos gratuitos é maior.

Mas para entender melhor as especificações de cada um dos sistemas operacionais apresentados e suas particularidades leia mais aqui.

Recursos de conectividade

conectividade

Atualmente o mundo virtual e o mundo físico andam lado a lado. E uma das maneiras de fazer com que essa junção de certo é possuir um smartphone que tenha um bom acesso a internet. Além de possuir recursos de conectividade atuais e que facilitem a interação entre os mundos de forma rápida e simples.

É importante que o dispositivo ofereça, pelo menos, compatibilidade com três tipos de tecnologia: redes 3G, Wi-Fi e Bluetooth. O primeiro, permite que você utilize algum plano de acesso à internet de sua operadora de telefonia celular. Enquanto que o segundo possibilita o uso da rede sem fio de sua casa ou de algum lugar público, especialmente porque redes Wi-Fi gratuitas estão cada vez mais comuns em lugares como restaurantes, aeroportos, rodoviárias e shoppings. O Bluetooth é importante para que você possa compartilhar arquivos com outras pessoas ou mesmo utilizar dispositivos compatíveis com seu celular, como fones de ouvido.

A novidade é que com o bluetooth, atualmente, é possível utilizar mecanismos de última geração. Alguns exemplos dessas novas tecnologias que estão dominando o mercado brasileiro são os Beacons, wearables e inúmeras outras possibilidades.

É importante também que o aparelho conte com alguma forma de comunicação com fio, preferencialmente USB. Assim, fica mais fácil transferir conteúdo do computador para o smartphone e vice-versa.

Câmera

câmera Smartphone

Praticamente todos os smartphones atuais oferecem câmeras para fotos. O importante é verificar se o modelo que te interessa é capaz de gerar imagens com o mínimo de qualidade. Para isso, é recomendável ter um aparelho que atenda as atividades que você pretende exercer com ele.

Caso precise de uma câmera mais potente, invista em um aparelho que possua essa opção. Atualmente o mercado de smartphones oferece uma grande gama de possibilidades nesse setor. Alguns exemplos são os últimos lançamentos da Apple com o iphone 7 e o iphone 7 plus. Esses dois modelos representam um marco na mudança da produção das câmeras fotográficas em celulares móveis.  Com a possibilidade inclusive de o smartphone serem equipado com duas lentes. As famosas grande angular, com uma abertura maior, e uma teleobjetiva, com um alcance de zoom maior. Outras opções existentes no mercado são o Samsung Galaxy S7 Edge, Sony Xperia XA, Motorola Moto G5, LG K10, entre outros.

Verifique também se o aparelho é capaz de gravar vídeos. Estes recursos podem até não ser interessantes no primeiro momento, mas podem ser úteis para registrar situações importantes ou inusitadas onde não há uma câmera digital por perto. Ou então pode ser usado até mesmo em seu trabalho. Cada vez mais cresce no mercado empresas voltada para marketing de conteúdo e ter um bom equipamento é parte principal de um bom profissional.

Processador

processador

O processador em um analogia básica, pode ser considerado como o cérebro de um computador, tablet e smartphone. Ele é capaz de ler e interpretar o código dos programas, aplicativos e ações. Sendo assim possível executar uma série de operações em seu smartphone. Essas ações lógicas e aritméticas vão resultar na realização de tarefas. O processador, dependendo de seu modelo e função,  faz tudo isso em uma grande velocidade para que as respostas e dados apareçam para o usuário de forma mais rápida possível.

Essa peça é fundamental para a escolha do melhor smartphone para você. A escolha do seu processador determinará a velocidade, capacidade e funcionalidades que seu celular será capaz de efetuar.

Levando em consideração os lançamentos atuais de 2017. Seguindo o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, Eduardo Simões, os melhores modelos são o Snapdragon 820 (Samsung Galaxy S7) e A10 (iPhone 7).

Não deixe de fazer sua pesquisa antes de decidir em qual celular investir, e escolha qual será o melhor smartphone para você.

Se você conhece outro processador que tem se destacado no mercado, nos escreva nos comentário.

RAM

ram

O termo RAM vem da sigla em inglês que tem tradução para Random Access Memory. A expressão  significa “Memória de Acesso Aleatório”. Esse nome se deve aos dados contidos na memória RAM. Esse dados podem ser acessados de forma aleatória, não importando o local em que eles estejam dentro do chip de memória de seu smartphone. Ela é importante, por exemplo, para determinar se o celular será rápido ou se o software vai rodar com travamentos e engasgos.

A memória RAM é a responsável por levar todos os dados e instruções a serem processados para o processador. Estes dois componentes trabalham em parceria. Imagine a seguinte situação. Em um escritório de advocacia, por exemplo, existem as secretarias que possuem a função de colher informações para os advogados analisarem. É exatamente assim que funciona a junção dessas duas funções. A  memória RAM entrega diversos documentos, informações para outro profissional analisar que, no caso será o advogado, que faz o papel de processador.

Ainda trabalhando nessa logística. Quanto mais memória RAM o celular tiver, mais rápido o processador receberá instruções e dados para processar, e assim terá melhor desempenho.

Ou seja, na hora de escolher qual é o melhor smartphone para você, pense no conjunto Processador + Memória RAM. O mínimo recomendado é de 2GB para celulares móveis com utilizações diárias. Assim, as possibilidades de você ter um celular rápido e com grande capacidade de processamento aumentam consideravelmente.

Você está pronto para comprar!

compras

Com base nessas orientações, fica mais fácil escolher o melhor smartphone adequado às suas necessidades. Mas a dica crucial é: pesquise bastante antes de adquirir. Se preferir comprar em lojas físicas, observe as características do aparelho em suas mãos e veja o quão fácil é localizar e utilizar os recursos com os quais você pretende contar.

Independente de realizar a aquisição pela internet ou em estabelecimentos físicos, faça antes uma pesquisa para saber se o modelo que te interessa tem algum problema ou alguma característica que te desagrade.

Para ajudar na averiguação, além de pesquisar em mecanismos de busca, você pode procurar essas informações em fóruns especializados, blogs que abordam temas como mobilidade, tecnologia, inovação, entre outros. Alguns sites, como o tecnoblog, que é referência nesse ramo, produzem matérias explicativas a cada lançamento de celulares. O que pode te ajudar também na hora de decidir o melhor smartphone para você.

Usou nossas dicas para comprar um novo celular? Conte para nós nos comentários!


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.