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Como aumentar os downloads do meu app com o Google Adwords

O Google Adwords é hoje, sem dúvida, o melhor serviço para criação de campanhas para promover aplicativos de dispositivos móveis. Isso porque a plataforma está diretamente vinculada ao buscador da empresa, que só no Brasil concentra quase 97% das buscas realizadas online. Recentemente, o Google anunciou que a criação de campanhas através do Adwords será reduzida a um único modelo, o das Campanhas Universais para App (CUA). Até o dia 15 de novembro, todas as outras formas serão removidas.

Através das CUA, você pode alcançar as pessoas certas através das maiores propriedades do Google, incluindo o buscador, o Google Play, o YouTube e a Rede de Display – tudo através de uma única campanha. De acordo com a empresa, as CUA correspondem agora a mais de 50% das campanhas criadas através do Google Adwords, e os desenvolvedores que as otimizaram para rastrear ações in-app hoje vêem um aumento de 140% nas conversões por dólar em relação a quaisquer outros produtos de promoção de aplicativos do Google. Com elas é possível atingir diferentes mercados através de uma única campanha, poupando horas de esforço ao automatizar o processo de otimização da campanha de forma simples e barata.

Tudo o que você precisa fazer é providenciar o material do anúncio (que pode incluir textos, imagens ou vídeos), os locais de alvo (ou exclusão) e a estratégia de lances (quanto você está disposto a pagar por instalação). Com apenas três variáveis, há pouco espaço para erro e muito para experimentação. Seguindo nosso passo a passo infalível, ao final deste artigo você terá todo conhecimento necessário para criar uma CUA de sucesso, otimizado para aumentar os downloads do seu aplicativo.

Criando uma Campanha Universal para apps pelo Google Adwords

Google Adwords UAC
Uma Campanha Universal para apps alcança melhor desempenho quando direcionada pelos objetivos e recursos criativos fornecidos por você. Questione:

O que eu quero que os usuários do meu aplicativo façam?

Identifique ações importantes executadas por utilizadores dentro do aplicativo, das quais a CUA possa se beneficiar para atingir suas metas de marketing.

Como posso tornar meus anúncios mais efetivos?

Planeje e forneça os recursos textuais, imagéticos e audiovisuais que irão engajar o público ideal e representem o serviço fornecido por você de forma adequada.

O êxito da sua campanha dependerá das seguintes estratégias:

1. Definir e rastrear conversões in-app.
2. Escolher meta ideal.
3. Prover a campanha com recursos criativos que gerem o melhor anúncio dentro das limitações do seu orçamento.

Passo a passo

1. Crie uma conta no Google Adwords aqui.

2. No menu de páginas à esquerda, clique em Campanhas.

3. Pressione o botão de adicionar (+), e então selecione Universal para apps.

4. Escolha a plataforma.

5. Digite o nome do seu aplicativo, pacote ou editor, e escolha seu app dentre a lista que aparecerá.

6. Clique em Continuar.

7. Acrescente o Nome da campanha.

8. No campo Suas ideias de texto, escreva até 4 frases não relacionadas, que serão dispostas em rodízio nos seus anúncios, em ordem aleatória. Dependendo do formato do anúncio, o texto pode não ser utilizado pelo programa. Por isso, fique atento ao tamanho máximo de caracteres para cada frase.

9. Acrescente recursos de imagem ou vídeo. Dependendo do seu budget, pode ser uma boa ideia contratar um designer, diagramador ou videomaker que possa entregar materiais feitos sob medida para aprimorar a qualidade dos seus anúncios. Tenha o cuidado de desenvolver uma identidade estética compatível com o seu público alvo.

Você pode adicionar até 20 vídeos do YouTube (incluindo em formato de retrato) para serem utilizados em seus anúncios. Deixando esse campo em branco, o Google Adwords poderá criar material novo a partir dos recursos do seu aplicativo na lista da sua app store.

O upload máximo para imagens é de 20 unidades nos formatos .jpg, .gif ou .png, com tamanho máximo de 150 kilobytes.  Imagens dispostas em paisagem são melhores para anúncios nativos, enquanto as dispostas em retrato são mais adequadas para anúncios intersticiais (exibidos entre um conteúdo e outro).

Conteúdo em HTML5 também pode ser utilizado, com limite de 1 megabyte em até 40 arquivos. Atualmente são aceitos os tamanhos 300×250, 320×50, 480×320 e 320×480.

10. Atualize as configurações de idioma ou local, se for preciso. O Adwords não traduz seus anúncios, então escolha linguagens alvo que combinem com eles.

11. Na aba de Otimização, potencialize sua campanha dentre dois modos de operação: por Volume de instalações (direcionado para aumentar a quantidade de vezes que seu app é baixado) ou Ações no aplicativo (voltado a aprimorar o desempenho da campanha através das ações executadas por usuários no app). Atenção! A segunda opção só pode ser selecionada se você já tiver configurado o Google Adwords para rastrear ações específicas dentro do seu aplicativo.

12. Estabeleça quais lances serão suas metas. Os anúncios das CUA são gerados na hora pelo sistema e combinado com os inventórios e arranjos mais relevantes disponíveis. O sistema rotaciona os anúncios e ajusta os lances automaticamente para que você receba o maior número de downloads para seu aplicativo de acordo com suas estratégias e objetivos de otimização. Se uma das frases que você escreveu tiver um desempenho melhor que as outras, o sistema mostrará esse texto com mais frequência. Para aplicativos instalados no Android, ao vincular suas contas do Adwords e do Google Play, você poderá visualizar uma projeção do volume de instalações em uma gama de valores de lance.

Google Adwords CUA

13. Depois disso, basta selecionar seu país alvo, o valor máximo do seu CPI (Custo Por Instalação) e o orçamento diário. Salve a campanha e continue. Pronto! Você acaba de criar a sua primeira Campanha Universal para apps usando o Google Adwords.

Dicas para melhorar o desempenho da sua campanha

1. Nos primeiros dias o custo por instalação será alto, mas não é necessário entrar em pânico. A medida em que o Google auto-otimiza o anúncio para alcançar o público alvo correto, seu custo por instalação iria cair pela metade (ou até menos) do valor inicial. Lembre-se que recentemente o Google anunciou que as CUA agora poderão gastar até o dobro do orçamento diário, comparados à pequena porcentagem no modelo anterior. Isso significa que em dias de alto tráfego, os custos por instalação podem também dobrar em relação ao seu budget. Portanto, tome cuidado para não gastar todo o orçamento de um mês em poucos dias.

2. Não esqueça de rastrear suas conversões. O Adwords pode contabilizar instalações como conversões para aplicativos Android no Google Play automaticamente, mas também é possível utilizar o Firebase ou outro analista de aplicativos para rastrear a primeira vez que alguém que clicou no seu anúncio abriu seu app após instalá-lo.

3. Ao integrar a plataforma Branch à sua campanha no Google Adwords, é possível incluir seu anúncio em um sistema de deep linking, em que a experiência do usuário pode ser personalizada baseado no fato dele ter ou não seu app instalado. O Branch permite que os usuários sejam diretamente levados a locais específicos dentro do seu aplicativo ao buscar coisas relacionadas às funções dele em buscadores do Google. Esse sistema poupa o tempo que o usuário perderia na app store e aumenta seu engajamento com o serviço oferecido.

4. Ferramentas como o Google Analytics podem ser usadas conjuntamente com os instrumentos de análise do Adwords para entender melhor seu cliente através de informações mais específicas, como o tempo gasto por eles pesquisando sobre seu produto antes de adquiri-lo.

5. Inclua palavras-chave nos seus anúncios para aumentar sua relevância, e destaque os diferenciais do produto que você está promovendo.

6. Faça testes. Monte variações dos anúncios de acordo com o tema e as palavras-chave de cada grupo alvo, e verifique quais têm o maior desempenho.

Essas otimizações são muito importantes para melhorar e manter o bom desempenho de sua camapnha. Já utilizou a CUA alguma vez? Comente sobre os resultados que você atingiu!

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  • Caio Aniceto
  • Estudante de Jornalismo. Protótipo de artista. Gamer, cinéfilo e comediante nas horas vagas. Amante do marketing criativo, das campanhas virais e das narrativas transmídia. Praticante das ciências ocultas e defensor inveterado da Tecnocracia. Jura que foi um androide na vida anterior.