Beacons

Os benefícios dos beacons para empresas

Uma Tecnologia idealizada pela Apple Inc. (iBeacon technology), os beacons são pequenos aparelhos com uma tecnologia simples, porém imprescindível para seu negócio. Emitindo informações por meio da tecnologia bluetooth ele faz o caminho mais curto para que a informação necessária chegue até as pessoas instantaneamente. Fora do Brasil o uso de beacons para empresas já é bastante difundido, e eles agora estão começando a chegar aqui também.

 

E quais os benefícios dos beacons para empresas?

Parecidos com o roteador wi-fi, os beacons estão prontos para transformar empresas e muitas indústrias, trazendo uma ampla gama de benefícios. Além do custo acessível, os beacons para empresas podem ser instalados em paredes, produtos ou até mesmo em uma chave. Isso permite  a comunicação entre empresa e público por meio da localização e usando apenas bluetooth. Ou seja, não tem necessidade de acesso à internet. Isso melhora a maneira de operação do aparelho e as experiências de usuários que os beacons geram para empresas são satisfatórias.

 

Como usar os beacons para interagir com os clientes?

 

Beacons para empresa

 

No dia a dia é cada vez mais difícil para os comerciantes empresariais alcançar clientes. Atingir pessoas interessadas no que está sendo oferecido como no marketing feito antigamente.

 

Por isso, existem outras formas de marketing que geram conteúdos relevantes especificamente para o público que aquela empresa deseja atingir. No entanto, esse desafio complexo tem uma solução relativamente simples: “Beacons”.  Além da proximidade com o cliente ele também dá retorno para o empresário.

 

Há muitos tipos de empresa, corporação, sociedade e empresa individual. Entendemos que não importa qual seja a sua, ela precisa conversar com o cliente de maneira direta garantindo a satisfação do consumidor. Agora, como usar os beacons para empresas interagindo com clientes?

 

Como muitas empresas são em locais fechados, possuem algum tipo de metal na sua construção e isso ajuda a enfraquecer o sinal do GPS, por exemplo. É fato que hoje em dia, todo mundo vive com um smartphone na mão e por isso os beacons para empresas são muito indicados. Ele faz uma conexão entre experiências digitais e experiências físicas detectando a proximidade do dispositivo.

 

Então, uma empresa de automóveis, por exemplo, pode instalar beacons nas paredes para dar informações mais gerais dos carros e pode colocar um beacon em cada carro para que o cliente,ao passar com seu celular tenha a informação completa daquele carro especificamente. O benefício está na interação empresa x cliente.

 

Beacons melhoram o marketing da empresa

 

 

Beacons para empresas

 

Nos últimos anos, diversas  empresas pelo mundo afora já usam os beacons para melhorar o marketing da empresa.Grandes varejos, shoppings, cinemas, lojas de rua instalam os aparelhos  com a intenção de monitorar o comportamento, compreender as intenções e fazer as melhores ofertas para os clientes. Com os beacons, o empresário pode enviar mensagens de anúncios pré definidos para o aplicativo sempre que o cliente estiver perto de um ponto.

 

 

Com isso, é possível pensar uma estratégia de marketing usando o beacon como aliado e enviar ofertas, anúncios e informações para o celular do cliente. É um marketing certeiro, pois comunica diretamente com o cliente através de um smartphone e bastante econômico, pois o beacon tem um preço acessível no mercado.

 

 

Os beacons para empresas podem ser coletores de dados

 

Ao coletar os dados do cliente, a tecnologia pode ver o perfil do possível cliente e  ver no  que ele realmente está interessado, melhorando a experiência de compras e fornecendo informações adicionais,chamando a atenção do consumidor. Se o beacon detecta um cliente interessado em roupas pretas, pode enviar para o aplicativo as promoções de roupas pretas da loja em que o cliente está, por exemplo.

 

O investimento de um beacon para empresa é confiável e econômico

 

Os beacons são econômicos, fáceis de configurar e gerenciar. Os modelos padrão são feitos de plástico e por isso são mais econômicos do que outras tecnologias de ponta. Outra vantagem é facilidade na implantação.

 

Beacons são dispositivos bastante confiáveis. Ao contrário do GPS, o beacon usa bluetooth, paredes grossas ou aéreas subterrâneas não bloquearam seu sinal. Além disso, a maioria dos smartphones modernos suportam a tecnologia (iOS 7, Android 4 ou superior).

beacons para empresas

Essa tecnologia funciona apenas para dispositivos móveis pois precisam de um aplicativo. Alguns beacons vêm com estrutura para desenvolvimento de aplicativo. O que oferece ferramentas que ajudam  a construir seu próprio aplicativo com beacons. Esse aplicativo trabalho em auxiliar a empresa. Ele vem com um kit de desenvolvimento de software (SDK) que também permite que eles configuram um sistema de posicionamento interno.

 

Ainda assim, o mais viável é contratar uma empresa terceirizada para desenvolver o seu aplicativo que tenha um setor de desenvolvimento que está lidando com essa tecnologia de beacons.

 

Outra opção, é usar aplicativo de terceiros. Por exemplo, o Hi-position que já tem a tecnologia implantada no aplicativo. É só contratar a empresa que eles gerenciam o conteúdo e as informações que quer comunicar com o consumidor. Um exemplo, um varejista pode usar o aplicativo móvel de um shopping para enviar ofertas através dos beacons.

 

Os benefícios dos beacons para empresas são vários. É simples, barato, prático e ajuda a aumentar o contato com o cliente e as vendas. Está esperando o que para implementar essa tecnologia na sua empresa?

 

user-gravatar
Mariana Morais

mariana.morais@usemobile.com.br

Nenhum comentário

Poste um Comentário

Faça o seu comentário!
Nome
Email
Website