avanco-tecnologico

Sobreviva ao rápido avanço tecnológico na terceira onda da internet

Você já parou para pensar que poucos anos atrás nós não tínhamos algumas das tecnologias mais imprescindíveis do nosso dia a dia? A popularização em massa dos smartphones aconteceu ainda nos anos 2010. A internet das coisas, que conecta utensílios da nossa casa e da nossa vida em geral, nem se fala. E a inteligência artificial como conhecemos hoje, com o avanço dos chatbots, por exemplo, seria impensável para a grande maioria há 3 ou 4 anos.

Com tudo mudando tanto, e tão rápido, à nossa volta, é normal a sensação de ter muito o que processar. E com ela, o medo de ficar para trás. Se esse medo é real para as pessoas, imagine para as empresas, que não têm sequer a opção de serem ultrapassadas. Por isso, precisamos sempre pensar em formas de sobreviver na era do avanço tecnológico ultra rápido. Mas como?

O mundo não vai mudar… ele já mudou!

Como já começamos o texto dizendo, muita coisa mudou nos últimos tempos e a tendência é continuar mudando. E cada vez mais rápido. Quem trabalha com marketing e tecnologia sabe disso melhor do que ninguém.

O marketing está cada vez mais dinâmico, os processos de vendas automatizados e modernos. A tecnologia mudou a forma como conversamos, como compramos produtos, até como nos exercitamos e cuidamos de nossa segurança. E isso é um sinal do tempo que está ligado a internet. É junto com ela que a mudança do mundo já chegou.

Sobrevivendo na terceira onda da internet

O momento que vivemos hoje é o chamado terceira onda da internet. Quem criou e explora muito bem esse conceito foi Steve Case, o fundador da America Online. Em seu livro The Third Wave, traduzido no Brasil como A Terceira Onda da Internet, ele discorre sobre esse período, em que os empreendedores transformariam setores como a saúde, educação, transporte e energia e, com isso, as nossas vidas.

Para contextualizar, vamos voltar um pouco no tempo. A primeira onda da internet tinha, em seu surgimento, o objetivo básico de oferecer uma forma de conectar as pessoas. Nessa época, por empresas pioneiras como a AOL e a Microsoft, a internet deixou de ser um nicho para se tornar algo massivo e popular, em que o mundo todo se conecta.

Em seguida, veio uma segunda onda com o maior envolvimento de empresas. Elas propunham soluções para melhorar o básico e otimizar o que já existia, proporcionando uma experiência melhor para quem vivia online.

Agora, o que vivemos é diferente. Pensamos cada vez mais nas pessoas que formam a internet e nas suas experiências. É para elas que tanto avanço tecnológico acontece. Essa é a onda que vai trazer mudanças ainda mais radicais. Agora, cada indústria e instituição está mergulhada em interações e conexões online sem precedentes. Para acompanhar isso, empresas e profissionais precisam se esforçar de forma bem radical.

O profissional de sucesso

Para ter sucesso nessa nova era da internet, você precisa desenvolver algumas habilidades incomuns. Primeiro, obviamente, o profissional que prospera diante do avanço tecnológico é altamente adaptável. Como Steve Case conta em seu livro, toda vez que ocorre uma grande mudança no modo como o mundo funciona, as pessoas que se dão bem são aquelas que conseguem enxergar as novas possibilidades trazidas pela mudança.

Em segundo lugar, precisamos estar sempre ligados nas novidades, levando e adaptando todas as que foram pertinentes para o nosso trabalho. Com o avanço tecnológico, as novas tecnologias trazem formas de simplificar processos, aumentar a produtividade e otimizar o trabalho para ter mais sucesso. É tudo questão de estar informado sobre elas e saber usá-las.

Por fim, precisamos estar sempre dispostos a melhorar pessoalmente e o nosso trabalho. O Google, por exemplo, faz isso constantemente. Mesmo tendo o motor de busca mais famoso e imbatível de popularidade, a empresa não para. Todo dia surge alguma nova tecnologia que tenta suprir uma nova demanda ou melhorar algo que já existe. Quantas pessoas já não aderiram às ferramentas como Google Docs, para criação de textos sem precisar instalar nada no computador?

Como inovar para acompanhar o avanço tecnológico

  • Colabore e estimule parcerias

Prosperar no avanço tecnológico requer colaboração. Os empreendedores desse futuro vão competir entre si, é claro, mas vão cooperar bastante. As mudanças da tecnologia visam bens para a sociedade, e a troca de conhecimento é essencial para alcançar isso. Um estudo feito pela KPMG descobriu que a grande maioria de 80 empresas bem estabelecidas preferia colaborar do que competir, reconhecendo a oportunidade como uma chance de alcançar novos mercados ou utilizar as tecnologias e abordagens inovadoras de uma startup.

  • Seja responsável social e legalmente

Outra característica importante é a responsabilidade. Os empreendedores precisam pensar no avanço tecnológico andando junto com o desenvolvimento humano e do planeta. Além de lidar bem com a competição no mercado, os empreendedores precisam estar sempre inovando enquanto caminham em legalidade e em parceria com o estado. E não é só isso: precisamos pensar socialmente. Enquanto os consumidores consideram cada vez mais os aspectos morais de sua compras, focar em desenvolver startups responsáveis e éticas não só ajuda a manter os investimentos e os clientes, mas também te permite ter oportunidades reais para mudar o mundo.

  • Ouça o consumidor o tempo todo

Na terceira onda da internet, o consumidor tem poder como nunca teve. Ele está mais exigente, responsável em suas compras e preza por uma boa experiência acima de tudo. Para atender a essa demanda, ouça sempre o que ele tem a dizer. Estude o comportamento do consumidor antes de lançar produtos, ouça sua opinião e satisfação após comprá-lo. Trabalhe todas as estratégias de marketing, vendas e inovação sempre focando perfeitamente no que espera o seu público.

  • Invista na criação de apps

Quem não se deixa seduzir pela praticidade de um app no celular? Seja para pedir comida, um meio de transporte, organizar as finanças ou comprar qualquer tipo de produto. Os apps vieram para ficar e as pessoas reconhecem isso. A criação de aplicativos é uma das ações que o consumidor moderno considera mais inovadoras. Em pesquisa divulgada pelo Opinion Box, 81% da população afirmou que considera como inovação a criação de apps para melhorar ou facilitar alguma tarefa do dia a dia.

No 12Minutos, aproveitamos a tecnologia para facilitar a forma como lemos livros e absorvemos conteúdos. E você, como tem feito no seu negócio e no seu dia a dia para acompanhar o rápido avanço tecnológico?

Agora, não deixe de conferir o microbook completo de A Terceira Onda da Internet na plataforma do 12’.
Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Sobreviva ao rápido avanço tecnológico na terceira onda da internet
5 (100%) 1 vote

  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato