aplicativos-para-gerentes

9 aplicativos que todo gerente deveria ter

Quando você gerencia uma equipe ou negócio, é natural que você passe grande parte do seu tempo pensando no que está sendo feito, nos resultados esperados e em como alcançá-los. Nesse cenário, tem se tornado cada vez mais complexo gerenciar a grande quantidade de pessoas e processos nas empresas. Controlar a quantidade de dados que são gerados, ter uma comunicação efetiva e controle de todas as tarefas são umas das principais dificuldades encontradas. Alguns aplicativos podem auxiliar os gerentes na coordenação de seus projetos.

Os smartphones se encontram sempre com as pessoas, 81% delas mantêm o celular próximo durante todas as horas do dia. Esse fato os torna um grande aliado para os gerentes, que podem usá-los para aumentar a produtividade da equipe. Aqui listamos 9 aplicativos que todo gerente deveria ter:

1. Slack

O Slack veio com o intuito de se tornar a ferramenta de comunicação de times do século 21. Permite a criação de canais abertos, que melhoram a organização e comunicação dos times e da empresa como um todo. Também permite a criação de canais fechados quando se trata de informações exclusivas ou que fazem sentido apenas para uma equipe.

Permite o envio de mensagens diretas e chamadas de vídeos para todos os membros da equipe, o que facilita muito o trabalho do gerente. Também é possível o compartilhamento de arquivos diretamente nas conversas ou canais, com um sistema drag-and-drop totalmente intuitivo.

Pode ser integrado com outras ferramentas, como o Google Drive, Dropbox, Hangout, Trello e várias outras. Assim você recebe todas as notificações da sua equipe diretamente no Slack. O acesso é possível tanto por desktop quanto por smartphones, possuindo aplicativos para Android e iOS.

O mecanismo de busca é extremamente inteligente e rápido. Consegue buscar qualquer coisa dentro da ferramenta, como mensagens, arquivos, links e tudo que o usuário fizer. Assim qualquer informação que você precisar estará acessível em questão de segundos.

aplicativo slack

Por causa da facilidade de uso, ele se tornou uma das ferramentas mais utilizadas pelas Startups atualmente. Inclusive é utilizada por nós aqui na Usemobile para agilizar o fluxo de comunicação de todas nossas equipes.

2. Trello

O Trello é uma ferramenta que permite o gerenciamento de projetos de forma fácil, intuitiva e visual. É composto por um quadro no qual se é possível criar listas para organizar as tarefas. Em cada lista é possível criar cartões, adicionar membros do time, anexar arquivos, marcar com etiquetas, estipular data para entrega, comentar e criar checklists.

À medida que ocorrer progresso no projeto, os cartões são arrastados entre as listas criadas, e os envolvidos recebem notificações por email. O gerente consegue acompanhar todo o processo e saber o andamento de todas as atividades da equipe. Tudo de uma forma bem simples.

O Trello também pode ser integrado com o Google Drive, o Dropbox, Box e OneDrive. Há a opção de Power-Ups, que oferece calendário, envelhecimento de cartões e votação, tudo para deixar a ferramenta o mais completa possível.

aplicativo Trello

Apresenta a versão web que é perfeitamente sincronizada com os aplicativos, versão Android e iOS, e para todos os tipos de tablet. Aqui na Usemobile o Trello é utilizado pelo nosso time de desenvolvedores para acompanhar o processo de desenvolvimento. Nosso time de marketing também utiliza para acompanhar todo processo de produção de conteúdo. 

3. Doodle

O Doodle é utilizado para realizar agendamentos de maneira fácil e rápida. Com ele você poderá criar enquetes de disponibilidade para qualquer evento, colocando as datas e horários. Assim os membros da sua equipe têm apenas que colocar o nome e selecionar dentre as opções disponíveis.

Ele possui uma plataforma online e aplicativos para Android e iOS. Assim o gerente consegue criar ou gerenciar suas enquetes enquanto você está em trânsito, o que economiza um bom tempo. O app ainda envia notificações quando o melhor horário para a equipe for encontrado.

Há também uma opção chamada MeetMe. Ela permite que parceiros de negócios e membros da equipe vejam seus horários disponíveis e envie um pedido de reunião. Todos os resultados, tanto das enquetes quanto do MeetMe, podem ser sincronizados com seu calendário. Isso facilita o controle de seus compromissos, evitando 2 agendamentos num mesmo horário.

Doodle aplicativo

Nós utilizamos o Doodle na Usemobile para agendar as reuniões de nossos times, encontrando rapidamente um horário comum para todos.

4. Google Drive

O Google Drive é uma plataforma de armazenamento de arquivos online, que mantém os arquivos sincronizados em diferentes aparelhos. Os primeiros 15 GB de armazenamento são gratuitos e o drive já consegue editar vários formatos de arquivos.

É possível criar pastas de arquivos, editar e compartilhar com as equipes. As pessoas que tem autorização podem editar o conteúdo em tempo real, permitindo agilidade nos projetos e um fácil acompanhamento por parte do gerente.

É possível salvar arquivos no seu drive diretamente do Gmail, apenas clicando no logotipo do Google Drive. Você consegue digitalizar documentos, com seu Android, apenas tirando uma foto e o Drive já os armazena em PDF. A pesquisa avançada consegue identificar palavras dentro de documentos e em imagens, retornando todos os arquivos que contém aquela palavra.

Há a opção de trabalhar em modo offline, quando não há conexão disponível, modo avião ou se a conexão estiver fraca. Todas as alterações feitas offline são sincronizadas quando o dispositivo retoma a conexão com a internet.

O drive está presente em praticamente todas as plataformas, com uma versão web, versões desktop para Windows, Mac, além de aplicativos para Android e iOS. Para Linux e Windows Phone o drive deve ser acessado pelo browser. Aqui na Usemobile utilizamos muito o Drive, principalmente no departamento de marketing, para a construção, edição e revisão de textos.

5. SurveyMonkey

O SurveyMonkey cria e envia questionários, dos simples aos sofisticados, de maneira completamente intuitiva. É possível criar perguntas de múltipla escolha, escalas graduais de avaliação, perguntas com caixa de comentários e perguntas demográficas. Os questionários podem ser enviados por aparelhos móveis, web e mídias sociais.

Com a ferramenta é possível analisar os dados dos questionários durante e após sua aplicação. Os dados são apresentados de forma estruturada e bem organizada e é possível separá-los por filtros. Os relatórios são personalizados e trazem gráficos para facilitar a análise, o que traz insights e facilita sua tomada de decisão.

surveymokey aplicativo

Apresenta uma versão web e aplicativos para Android e iOS. Todas as funções estão presentes nas plataformas, o que facilita seu uso e economiza tempo do gerente nas tomadas de decisão. Na Usemobile usamos o Surveymonkey principalmente para criar questionários de pesquisa de satisfação do cliente. Mas vários outros tipos de questionários podem ser criados, como de pesquisa de mercado, pesquisa de clima organizacional, marketing, e todo tipo que sua empresa precisar.

6. Any.do

O Any.do ajuda a ter controle sobre as tarefas que devem ser realizadas, através de listas e lembretes. Os lembretes das tarefas podem ser baseados no dia e na hora definidos ou na sua localização, o que garante que você não se esqueça de nada importante. É possível adicionar pessoas às suas listas para que elas colaborem, marcando tarefas feitas ou adicionando novas.

Ele possui um design bem simples, para que não exista distrações.  As listas são divididas em 4 quadros que receberão as tarefas, sendo eles: hoje, amanhã, em breve e algum dia. Com essa divisão fica fácil de priorizar e gerenciar suas tarefas, além de não perder nenhum insight, mesmo que não seja prioritário.

any.do aplicativo

Está presente na maioria das plataformas, com versão web, aplicativos para Android e iOS, com sincronização automática entre todas. Com ele fica fácil de ter um controle das tarefas a serem realizadas.

Eu utilizo o Any.do para ter controle de todas as tarefas que preciso realizar, fazendo meu planejamento semanal através do aplicativo.

7. Prezi

Todo gerente precisa realizar apresentações para sua equipe ou para os diretores. O Prezi traz um novo jeito de criar e de fazer uma apresentação. Através da combinação da tela em branco com espaço e movimento, é possível manter a atenção das pessoas durante mais tempo.

Há uma biblioteca com vários modelos e tutoriais para te auxiliar a montar sua apresentação de forma fácil e rápida. O Prezi suporta os principais tipos de arquivo, assim você pode escolher um tema e apenas adicionar seu conteúdo. Como a apresentação é bem dinâmica, aconselha-se a definir bem a ideia central do texto para que todo o conteúdo seja construído Com base nela, como na apresentação abaixo.

Com versão para web, desktop, aplicativos para Android e iOS, as apresentações podem ser vistas de qualquer lugar. Nos aplicativos só é possível visualizar e apresentar seus prezis, o que pode te ajudar a relembrar sua apresentação quando você estiver a caminho de uma reunião por exemplo.

8. Evernote

O Evernote é utilizado para criação de qualquer tipo de notas, como uma lista de tarefas, uma foto, artigos da web ou qualquer anotação. Com ele você cria cadernos para organizar seus conteúdos, e dentro dos cadernos é que as notas são criadas.

Você pode anotar ideias que apareceram em um determinado momento, mas que não podem ser desenvolvidas na hora, e trabalhá-las mais tarde. É possível salvar um artigo da web que você julgou interessante mas não tem tempo de ler no momento. Tudo que você salva fica disponível para ser trabalhado offline.

Divida seus cadernos por temas ou projetos, isso facilita com que você localize notas específicas. Também é possível criar etiquetas para categorizar as notas, assim é possível acessar todas as notas que estão dentro de uma categoria. Se ainda assim você não encontrar o que procura, a pesquisa rápida te retorna notas de textos, imagens ou manuscritos que possuem o termo buscado.

É possível compartilhar cadernos com outros membros da equipe. Isso possibilita que todos tenham acesso aquele material em qualquer lugar. É possível que todos colaborem com as notas, facilitando o trabalho e o acompanhamento pelo gerente.

evernote aplicativo

Há versões web, aplicativos para Android, iOS e desktop. Todas são sincronizadas, assim suas notas estarão disponíveis para serem trabalhadas em qualquer dispositivo e a qualquer momento.

Eu utilizo o Evernote para salvar artigos sobre temas interessantes que não posso ler no momento. Sempre que tenho uma ideia escrevo-a imediatamente, isso me ajuda a lembrar e a desenvolvê-la mais facilmente.

9. When I Work

O When I Work é uma ferramenta para gerenciar e comunicar com todos da equipe. Ele permite que o gerente crie agendas de compromisso para cada membro, tenho um melhor controle de quem está disponível no momento ou não.

O sistema utilizado para criar as agendas é bem simples e intuitivo, cada membro é dividido por cor e pode ser visualizado por mês, por dia ou por hora. É possível replicar e modificar os compromissos de cada dia, o que facilita o trabalho do gerente. Quando a agenda está finalizada todos os membros recebem uma SMS e um email informando as atividades.

Com ele é possível verificar a localização de onde seus funcionários estão realizando a tarefa, através do Google Maps. E assim saber se eles estão realmente realizando um atendimento na loja de um cliente, por exemplo. Caso ele não esteja, é possível enviar uma mensagem para os outros membros que estão ociosos para que eles cumpram essa tarefa.

when i work aplicativo

Disponível para web, desktop e com aplicativos para Android e iOS, o When I Work permite que você tenha controle das atividades de onde você estiver.

Conhece mais aplicativos?

Esses são aplicativos que apresentam funções que acreditamos ajudar gerentes a ter um melhor controle sobre as equipes e atividades. São focados no controle do tempo, aumento de produtividade e gerenciamento de equipes em geral. Alguns deles nós utilizamos aqui na Usemobile e alguns eu utilizo particularmente. Você conhece ou utiliza algum aplicativo que julga essencial para qualquer gerente e não está na lista? Compartilhe com a gente!

9 aplicativos que todo gerente deveria ter
5 (100%) 1 vote

  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94
  • Talyta

    O Asana também é uma ótima ferramenta para gerenciar tarefas e projetos do time.

    • Daniel Madureira

      O asana é uma excelente ferramenta para gerenciamento de equipes também. É possível acompanhar as tasks completas e as em andamento, assim como tem um espaço para discussão que é ótimo para ter boas ideias em grupo. É uma ferramenta bem completa, vocês a utilizam?