aplicativo-delivery

Aplicativo delivery: o que é essencial para seu sucesso

A forma de se relacionar, em diversos aspectos, se modificou após a era tecnológica passar a ser uma realidade. Atualmente utilizamos apps para nos locomover, para nos relacionar e até mesmo para comer. Investir em um aplicativo delivery pode ser a solução para restaurantes, padarias e lanchonetes se reinventarem.

Com o crescimento pela procura de aplicativo delivery alguns estabelecimentos já se modificaram, é o exemplo de uma pizzaria de São Paulo. A empresa está há 13 anos no mercado e seu fundador decidiu criar o aplicativo a pouco mais de 1 ano e meio. Hoje, 35% do faturamento da rede vem de pedidos feitos pelo aplicativo delivery. Na unidade da região da avenida Paulista, em São Paulo, por exemplo, o número chega a 60%.

aplicativo delivery

Outro gigante desse setor de aplicativo delivery é o líder de mercado iFood. A frequência de pedidos gira em torno de 1,5 milhão por mês. O aplicativo já acumula 6 milhões de usuários. A principal concorrente,  PedidosJá registra 2 milhões de downloads de seu app no Brasil, apenas durante o ano de 2016.

E as vantagens não param por ai, o crescimento no investimento não reverte apena para o app, mas também para os donos de restaurante. Segundo a gerente do iFood, Juliana Camargo, quem se associa ao aplicativo delivery pode aumentar sua demanda de 10% a 30%.

Confira 5 pontos essenciais para o sucesso de seu aplicativo delivery

1.Conheça seu público

Além de todas essas vantagens financeiras devemos pensar nas possibilidades de mercado. Entender o público passa a ser essencial para fidelizar seus clientes e saber a melhor forma de criar seu aplicativo delivery.

A definição do público alvo é importante na hora de decidir quais estabelecimentos serão filiados a você. Ou seja, esse é o momento de entender as preferências, os locais e as opções de alimento que você irá oferecer para quem se credenciar ao seu app.

É necessário priorizar um melhor atendimento. Por vezes alguns empreendedores querem se associar ao maior número de restaurantes possível, porém acabam se esquecendo de que agilidade é caracterista primordial para quem usa os serviços de um aplicativo delivery.

Conheça seu público

Caso a ideia seja criar um aplicativo delivery para seu próprio restaurante, é importante oferecer  uma maior  variação de cardápio, ainda levando em conta a qualidade.

Além de se atentar as questões referentes aos alimentos é necessário que a escolha da empresa desenvolvedora do app seja de total confiança, afinal, é um investimento alto e que poderá significar muito para seu próprio negócio.

2.Escolher as funções do seu aplicativo delivery

Definir quais funções estarão disponíveis no seu app é um dos pontos essenciais. Isso porque esse pode ser o aspecto principal de diferenciação entre o seu aplicativo delivery e o da concorrência. Além de determinar qual tipo de estratégia você seguirá.

Funções do seu app

A maioria dos serviços de delivery de comida têm aplicativos separados para motoristas, restaurantes e clientes. Um aplicativo de delivery de comida e mantimentos bem sucedido pode ter três modelos que incluem todos esses recursos:

  • Uma versão para cliente. Assim os pedidos podem ser feitos de forma prática e intuitiva
  • Uma versão para os entregadores. Simples, com as características básicas e importantes.
  • Uma versão para os restaurantes. Com gerenciamento de notificações e inclusão no painel de pedidos.

Optar por ter as três versões do app é um diferencial.  Existem parcerias, mas se seu objetivo é ser um aplicativo concorrido é necessário se ter um sistema completo de compras.

Posso apostar que sua cabeça já está fervendo de novas ideias, então não fique apenas com ela na cabeça, peça seu orçamento e transforme seu aplicativo delivery em realidade.

3.Decidir como contratar os motoristas

Motoristas

Após escolher as funções do seu aplicativo delivery é necessário decidir como entregar a comida ao consumidor. Essa etapa tem uma relação direta entre empresa e cliente, nesse sentido é necessário que se olhe com muita atenção as possibilidades. Há duas maneiras principais de conseguir motoristas para serviços de delivery:

  • Contratando sua própria frota de entregadores.
  • Contratando freelancers, como o Uber faz.

Atualmente o método Uber é o mais utilizado para realizar as entregas. Essa é a forma de aumentar a frota de entregas sem ter muitos gastos. É aconselhável contratar pelo um certo número de empregados em tempo integral, uma vez que a sua empresa tiver estabelecido uma boa demanda de pedidos.

Com esses pontos resolvidos seu aplicativo delivery já estará bem estruturado. Deve-se levar em conta também algumas atualizações ou acréscimo de mais funções de acordo com o seu gosto.

Aumento das vendas

O mercado cresce cada vez mais e mesmo existindo concorrência as empresas de aplicativo delivery tem se consolidado. Uma pesquisa encomendada pelo portal Mobile Time indica que 41% das pessoas realizaram pelo menos uma compra por meio de aplicativo móvel nos últimos seis meses. A maioria dos compradores (43%) eram homens e 39%, mulheres. As pessoas que mais usam apps para comprar (44% de todos os entrevistados) têm idade entre 18 e 45 anos.

Ficou interessado e cheio de ideias para desenvolver seu próprio aplicativo delivery, entre em contato e peça seu orçamento.

Summary
Aplicativo delivery: o que é essencial para seu sucesso
Article Name
Aplicativo delivery: o que é essencial para seu sucesso
Description
41% das pessoas fazem pelo menos uma compra em apps e o setor de aplicativo delivery é o que mais cresce. Pensando nisso separamos dicas para seu sucesso.
Author
Publisher Name
Usemobile
Publisher Logo

  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.